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Roteiro para SAF nos aeroportos, PEC dos biocombustíveis e fim de carros a combustão na UE

Estudo fornece uma visão geral dos requisitos de infraestrutura e operacionais para a introdução de SAF nos aeroportos

Nayara Machado
9 de junho de 2022 - Atualizado em 10 de junho de 2022
Em Biocombustíveis, Diálogos da Transição
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Diálogos da Transição

APRESENTADA POR


Editada por Nayara Machado
[email protected]


O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World) e o Aerospace Technology Institute (ATI), do Reino Unido, lançaram hoje (9/6) um estudo com um passo a passo para que os aeroportos iniciem sua jornada com os combustíveis de aviação sustentáveis (SAF, na sigla em inglês).

O setor de aviação tem meta de zerar as emissões líquidas de CO2 até 2050 e há um consenso de que o SAF será o principal combustível para chegar lá – pelo menos nesse primeiro momento.

Antes de chegar aos tanques dos aviões, há toda uma cadeia para trás que precisa se preparar para a mudança.

A publicação Integração dos Combustíveis Sustentáveis de Aviação ao Sistema de Transporte Aéreo fornece uma visão geral dos requisitos de infraestrutura e operacionais para a introdução de combustíveis de hidrocarbonetos sustentáveis nos aeroportos.

E aborda os desafios e soluções práticas para implantar o SAF, desde voos pontuais até às cadeias de suprimentos totalmente integradas.

“Em muitos locais, o uso inicial do SAF começou por meio de voos piloto. A preparação para esses testes proporcionou oportunidades para avançar na compreensão do SAF como um combustível seguro e promover seu uso, bem como mapear opções de toda a cadeia de suprimentos para colocar o SAF em uso em locais específicos”, diz o estudo.

Exemplos de aeroportos que já completaram este período inicial de facilitação estão em Oslo, na Noruega; San Francisco e Los Angeles, nos Estados Unidos; Toronto, no Canadá e em Londres, na Inglaterra.

Roteiro para SAF nos aeroportos, PEC dos biocombustíveis e fim de carros a combustão na UE

Aviação tem meta de zerar as emissões líquidas de CO2 até 2050 e SAF será o principal combustível para chegar lá (Foto: Bilal EL-Daou/Pixabay)

Embarque: Com base nas experiências de diferentes aeroportos, a ACI sugere quatro primeiros passos: familiarização, identificação dos fornecedores, criação de grupos de trabalho e voos testes.

“É provável que os aeroportos que desejam facilitar o SAF precisem importá-lo. Nesta fase, o SAF deve ser adquirido em sua forma combinada para minimizar as barreiras alfandegárias ou de transporte”.

Preparar para voo: À medida que volumes maiores de SAF são usados, a logística de movimentação de matéria-prima e misturas, armazenamento e aeroportos se tornam muito mais importantes para a economia.

Nessa fase, precisarão entrar em cena novos mecanismos para acelerar a escalada do biocombustível.

Decolagem: “Um período de expansão do SAF está previsto nas próximas décadas se os incentivos econômicos corretos estiverem em vigor para reduzir os preços do SAF a níveis mais competitivos, aumentando a demanda e levando a aumentos na produção”, diz o documento.

Entre os incentivos, o estudo destaca o papel dos governos em lançar políticas apropriadas, mecanismos financeiros e de contabilidade eficiente, além de mandatos nacionais ou regionais ou mercados de carbono. Leia a matéria completa na epbr

Cobrimos por aqui: 

  • Aeroportos precisam se preparar para SAF, diz diretora da ACI
  • Demanda crescente por SAF requer novas matérias-primas e tecnologias
  • Raízen quer entrar nos negócios de biocombustíveis para aviões e navios


PEC mantém incentivo a biocombustíveis por 20 anos. O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB/PE) apresentou hoje (9/6) uma proposta de emenda à Constituição que pretende estimular a competitividade dos biocombustíveis em relação aos concorrentes fósseis, como gasolina e diesel.

A PEC 15/2022 prevê benefícios tributários por pelo menos 20 anos e tem duas estratégias para assegurar “o diferencial de competitividade”.

A primeira delas é a criação de um regime fiscal favorecido para os biocombustíveis, que dependeria da aprovação de uma lei complementar pelo Congresso Nacional. De acordo com a proposta, as alíquotas sobre fontes renováveis seriam menores do que aquelas previstas para os combustíveis fósseis.

A segunda estratégia seria provisória. Entre a promulgação da emenda constitucional oriunda da PEC e a entrada em vigor da futura lei complementar, ficariam mantidos os atuais benefícios tributários aplicados sobre biocombustíveis. Agência Senado

Bezerra também é relator do PLP 18/2022, que fixa teto de 17% para o ICMS dos combustíveis, com o objetivo de tentar conter o aumento dos preços, e estende a isenção dos tributos federais para o etanol hidratado e o anidro até 2027, com custos estimados de mais R$ 7,5 bilhões em 2023 e R$ 7,8 bilhões em 2024.

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Fim da venda de carros a combustão. O Parlamento Europeu aprovou ontem (8/6) a proibição da venda de veículos a combustão a partir de 2035.

Por 339 votos a favor, 249 contra e 24 abstenções, os eurodeputados validaram uma proposta inserida no chamado Pacto Verde, que visa a neutralidade de carbono em 2050.

O resultado da votação é uma mensagem aos fabricantes europeus para que acelerem a sua transição para os carros elétricos e um alerta às empresas estrangeiras para que também evoluam sua produção, caso queiram continuar fazendo negócios na Europa. UOL

Caso tenha perdido…

Holanda avalia coexistência de projetos de captura de carbono e eólica offshore no Mar do Norte: A Fugro publicou nesta quinta (9/6) quatro recomendações para viabilizar o uso simultâneo de áreas do Mar do Norte no desenvolvimentos de parques eólicos offshore e soluções de captura e armazenamento de carbono (CCS).

O estudo foi uma demanda do Ministério de Assuntos Econômicos e Política Climática da Holanda.

Agência de crédito britânica mira hidrogênio e eólica offshore no Brasil: A UK Export Finance (Ukef), agência de crédito à exportação do Reino Unido, busca oportunidades de negócios nos setores de geração de energia offshore e hidrogênio verde no Brasil.

A instituição financeira britânica está em missão comercial no Rio de Janeiro, esta semana. Se no passado chegou a assinar contratos com a Petrobras, no setor de óleo e gás, agora veio oferecer linhas de financiamento para compra de equipamentos de fornecedores do Reino Unido nos segmentos de novas energias.

Nayara Machado

Nayara Machado

Jornalista especializada em energia e combustíveis com foco em clima e sustentabilidade. Edita a newsletter Diálogos da Transição ✉️ [email protected]

Tudo sobre: combustíveis fósseisCombustível sustentável de aviação (SAF)Conselho Internacional de Aeroportos (ACI)PEC 15/2022 (dos Biocombustíveis)União Europeia

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