epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

Ponto final (4/7): Maia abre mão da privatização da Eletrobras, mas avança com cessão onerosa e distribuidoras

Gustavo Gaudarde
4 de julho de 2018 - Atualizado em 5 de julho de 2018
Em Política energética
A A

Ponto final é a coluna da E&P Brasil publicada de segunda-feira a sexta-feira que resume os principais acontecimentos da política energética, no fechamento dos trabalhos legislativos.

●

Rodrigo Maia (DEM/RJ) conduziu os trabalhos no Plenário da Câmara nesta terça-feira e conseguiu a aprovação do projeto da cessão onerosa, que vai pro Senado, e do texto-base do PL 10.332/18, que libera a venda de seis distribuidoras da Eletrobras.

Isso foi possível após acordo em que abriu mão do projeto de privatização da Eletrobras. “Será a prioridade do próximo presidente da República, seja quem for”

— Cessão onerosa

A Câmara concluiu, após duas semanas de idas e vindas, a votação do PL 8939/17, que libera a Petrobras para vender 70% de sua participação na cessão onerosa e dá encaminhamento para a revisão do contrato entre o governo e a petroleira.

Na prática, foi dado um passo para permitir que o leilão do excedente da cessão onerosa ocorra em 29 de novembro, como planejado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). O projeto segue para o Senado.

— Um passo não, dois. O TCU entrou em acordo com o MME: a nova regra que determina o envio de informações sobre leilões de áreas exploratórias com 150 dias de antecedência – que poderia inviabilizar a rodada de novembro – passa a valer a partir de 2019.

Câmara aprova PL da Cessão Onerosa e TCU cria transição para nova sistemática: 2 importantes passos dados em um único dia rumo ao leilão de 29/11.

— Marcio Felix (@MarcioFelix58) 5 de julho de 2018

— Quais os próximos obstáculos do leilão

– Eunício Oliveira (MDB/CE), que nem sempre acompanha a pauta prioritária do governo, agendou a próxima sessão do Senado para a quarta-feira que vem (11/7), antes da sessão do Congresso que vai deliberar sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019.

O recesso parlamentar começa oficialmente dia 17 de julho, mas se votada a LDO 219, nada impede que seja antecipado em uma semana, colocando mais pressão sobre a tramitação do PL da cessão onerosa. Governo pode ter apenas a manhã de quarta para selar a questão. Mostramos, em 2017, como Eunício precipitou o fim do ano legislativo.

– Ainda é preciso negociar com a Petrobras. Se aprovado no Senado e sancionado, o PL 8939/17 abre caminho para a revisão do contrato da cessão onerosa entre União e a petroleira. Após esta etapa, será definido qual é o excedente de óleo e gás que poderá ser ofertado no leilão.

Recapitulando: em 2010, a Petrobras pagou US$ 42 bilhões de dólares por 5 bilhões de barris de petróleo e gás em diversas áreas do pré-sal de Santos. A empresa explorou e o volume real de reservas é maior.

Agora, o contrato precisa ser revisado para atualizar os parâmetros da aquisição original e considerar o investimento feito pela Petrobras na descoberta do óleo que vai voltar para a União.

O PL da cessão pacifica alguns pontos dessa negociação, permitindo, por exemplo, que, caso a Petrobras tenha recursos para receber, ela pode ser paga em óleo.

– Por fim, a materialização do leilão. O CNPE tem que aprovar o leilão, tem que sair pré-edital, minuta de contrato, as regras precisam passar por período de consulta pública, a Petrobras precisa manifestar se vai exercer ou não o direito de preferência – pela Lei de Partilha, ela pode garantir 30% – ou seja, o leilão precisa sair do papel.

●

— Privatização da Eletrobras sai da pauta para vender as distribuidoras

A Câmara aprovou o texto-base do PL 10.332/18, por meio do substitutivo do deputado Júlio Lopes (PP/RJ), que libera a venda de seis distribuidoras da Eletrobras nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima.

A votação foi possível após um acordo proposto por Rodrigo Maia às lideranças dos partidos: a oposição desobstruiu e, em troca, ficou acertado que os destaques do PL 10.332/18 só serão votados semana que vem. Além disso, ficou acordado que serão pautados assuntos de interesses das bancadas.

Brasil enfrenta a Bélgica na sexta e se vencer, segue para a semifinal contra França ou Uruguai na próxima terça (10/7). O resultado da seleção em campo vai definir se as deliberações na Câmara recomeçam na terça-feira ou na quarta-feira e vão até quinta-feira. A princípio, serão os últimos dias de votação antes do recesso.

–Privatização da Eletrobras

O acordo de Maia inclui abrir mão da privatização da Eletrobras. O presidente do Senado fez um discurso em defesa da privatização e da venda das distribuidoras, mas concluiu que isso agora é pauta do próximo governo.

A privatização é tratada no PL 9463/18, apresentada pelo Executivo em janeiro deste ano. A relatoria é do José Carlos Aleluia (DEM/BA), que também é autor do PL 8939/17 (cessão onerosa).

@RodrigoMaia: “nossa prioridade foi a cessão onerosa e será as venda das distribuidoras. A privatização da @Eletrobras será (prioridade) a qualquer momento a partir de novembro, será a prioridade do próximo presidente da República, seja quem for”

— E&P Brasil (@epbr2) 5 de julho de 2018

●

— No dia seguinte ao anúncio da suspensão dos processos de venda de diversas refinarias e outros ativos do downstream, a Petrobras comunicou que assinou uma carta de intenções com a estatal chinesa CNPC para avaliar a conclusão da refinaria do Comperj. O negócio pode incluir a entrada da sócia no complexo de Marlim – campos de Marlim, Voador, Marlim Leste e Marlim Sul, todos na Bacia de Campos.

●

Nova organização em Carcará. A operadora Equinor e suas sócias ExxonMobil, Galp e Barra Energia distribuíram as cotas do projeto no pré-sal da Bacia de Campos que envolve a concessão original, bloco BM-S-8, e o contrato de partilha de Norte de Carcará.

Ficará assim: Barra Energia sai do projeto; Equinor reduz participação e fica com 40%; ExxonMobil sobe de 36,5% para 40%; e Galp de 17% para 20%. Tanto na concessão quanto na partilha. O projeto agora é chamado também de Grande Carcará.

●

— Curtas

O deputado Carlos Sampaio protocolou PL 10504/18, que institui Programa Nacional de Banimento dos Plásticos de Uso Único até o ano de 2030 – PNBP 2030.

Aprovado relatório da MP 832, que fixa preços mínimos no transporte de cargas. O projeto de lei de conversão é do deputado Osmar Terra (MDB/RS). Incorporou 16 emendas ao texto da MP e concede anistia às multas e sanções impostas durante a greve dos caminhoneiros entre 21 de maio e 4 de junho.

Relator apresenta novo parecer sobre a proposta de Lei Geral das Agências Reguladoras. O deputado Danilo Forte (PSDB/CE) fez ajustes no substitutivo, acatando parte das 16 emendas apresentadas. A pauta do Plenário da Câmara impediu a leitura do parecer.

●

Acompanhe nossa cobertura política pelo nosso Twitter e assine a newsletter gratuita para começar seu dia bem informado. Outras edições da Ponto Final em epbr.com.br/pontofinal.

 

Tudo sobre: Bacia de CamposBacia de SantosCessão OnerosaCNPCComperjConselho Nacional de Política Energética (CNPE)Distribuição de energiaEletrobrasEunício OliveiraMinistério de Minas e Energia (MME)Petrobraspré-salPrivatizaçãoRefinoRodrigo Maia

Mais da epbr

A tarifa de transporte de gás natural de curta distância como ferramenta para transição do Novo Mercado de Gás
Colunas e opinião

A tarifa de transporte de gás natural de curta distância como ferramenta para transição do Novo Mercado de Gás

epbr
27 de junho de 2022
Empresas travam corrida por novo terminal de GNL do Pecém, no Ceará
Mercado de gás

Empresas travam corrida por novo terminal de GNL do Pecém, no Ceará

André Ramalhoe1 outro(s)
24 de junho de 2022
Na imagem, gasodutos em ponto de entrega de gás natural no Paraná (foto: Compagas/Divulgação)
Comece seu Dia

Privatização da Compagas fica para 2023, após atraso na renovação da concessão

epbr
24 de junho de 2022
CNPE aprova medidas para estimular campos marginais. Na imagem, unidade de produção da Petrobras no Nordeste
Política energética

CNPE aprova medidas para estimular campos marginais

epbr
23 de junho de 2022 - Atualizado em 24 de junho de 2022
Mais
Próximo
SBM muda comando no Brasil. Qual o desafio da nova gestão?

Ponto final (5/7): Justiça extingue ação de minoritários da Petrobras, SBM pode ter bloqueio de receitas e mais

Por favor, faça login para participar da discussão

mais lidas

  • Armazenamento de carbono e hidrogênio verde na agenda das petroleiras. Na imagem, modelo de sistema submarino no Mar do Norte – reservatórios são alvo de projeto de captura de carbono (Foto: Neptune Energy)

    Armazenamento de carbono e hidrogênio verde na agenda das petroleiras

    219 compartilhamentos
    Compartilhar 88 Tweet 55
  • Hidrogênio verde pode ser alternativa ao diesel, afirma CEO da White Martins

    435 compartilhamentos
    Compartilhar 174 Tweet 109
  • Aegea Saneamento estuda autoprodução de energia a biogás

    193 compartilhamentos
    Compartilhar 77 Tweet 48
  • Comissão sinaliza barreiras à conexão de sistemas de geração distribuída

    891 compartilhamentos
    Compartilhar 356 Tweet 223
  • Quem vendeu mais áreas de petróleo e gás: FHC, Lula, Dilma ou Temer?

    6836 compartilhamentos
    Compartilhar 2969 Tweet 1611
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletter
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr