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Latam quer usar 5% de SAF até 2030, com preferência por produção da América do Sul  

A meta é reduzir 50% das emissões domésticas de CO2 até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050

Ana Guerra
7 de abril de 2022 - Atualizado em 11 de abril de 2022
Em Biocombustíveis, Transição energética
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LATAM quer usar 5% de SAF até 2030, com preferência de produção da América do Sul  

CEO da LATAM faz um chamado a governos, universidades e empresas do setor para expansão da produção, utilização e massificação do SAF na América do Sul (foto: Latam/Divulgação)

RECIFE — A Latam Airlines anunciou, nesta quinta (7/4), a aspiração de incorporar 5% de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) em suas operações até 2030, privilegiando a produção da América do Sul.

A meta é reduzir 50% das emissões domésticas de CO2 no período e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

“A América do Sul tem potencial para ser um líder mundial na produção de combustíveis sustentáveis e contribuir de forma muito significativa para as ações climáticas. Para isso, é necessário que os atores públicos e privados, assim como a Latam, desempenhem o seu papel e ousem liderar a transição energética que o mundo exige”, comenta Roberto Alvo, CEO Latam.

Segundo o executivo, o anúncio é um sinal claro ao mercado do interesse em comprar SAF no continente, mas o mercado ainda é imaturo e precisa resolver questões regulatórias para desenvolver a oferta.

“[É um mercado] que ainda não tem as condições propícias para desenvolver o seu potencial, incluindo regimes regulatórios específicos, promoção da tecnologia e inovação, apoio à produção e à cadeia logística, mecanismos para diminuição dos custos”.

O Brasil é um desses países. Aqui, há grande oferta de matéria-prima, mas a regulação ainda dá os primeiros passos.

  • Em epbr: Bioquerosene: sobra matéria-prima, falta regulação

Levantamento da RSB (mesa redonda sobre biomateriais sustentáveis) identificou no Brasil um potencial para produção de até 9 bilhões de litros de SAF a partir de resíduos.

Mas a primeira legislação sobre o tema foi aprovada em novembro do ano passado, com a criação do Programa Nacional de Bioquerosene. O marco legal prevê estímulos à produção e uso de combustível sustentável de aviação por meio de incentivos fiscais concedidos pelo Executivo, além da destinação de recursos de agências e bancos de fomento federais.

Falta agora resolver questões tributárias e todo um arcabouço regulatório que garanta previsibilidade e segurança jurídica.

Algumas iniciativas como a Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata, em Minas Gerais, e o plano da Petrobras para realizar coprocessamento de óleo vegetal em suas refinarias de petróleo tentam estabelecer essa indústria no Brasil.

No Paraguai, o grupo brasileiro ECB se prepara para começar a produção de biocombustíveis avançados (diesel verde e bioquerosene) em 2024 e já tem contratos de fornecimento com Shell e bp.

“Os elevados custos de produção e a imaturidade do mercado impõem grandes desafios quando se pensa no uso em massa desse tipo de combustível. Nesse sentido, o CEO da Latam fez um chamado às autoridades governamentais, empresas privadas, universidades e o restante das companhias aéreas a colaborar no tema, para gerar incentivos que permitam expandir a produção, a utilização e a massificação do SAF na América do Sul”, diz a empresa em comunicado.

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Metas climáticas

A aviação internacional tem meta de zerar as emissões de carbono até 2050 e, para alcançar o objetivo, 65% das reduções devem vir dos combustíveis sustentáveis, estima a Associação Internacional de Transportes Aéreos.

O setor é responsável por cerca de 11% das emissões globais de CO2 dos transportes. Isso representa cerca de 1 bilhão de toneladas de CO2 por ano.

Em maio de 2021, o grupo Latam apresentou sua estratégia de sustentabilidade baseada em três frentes: Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado.

A companhia afirmou que busca o compromisso com a proteção dos ecossistemas estratégicos da América do Sul e que pretende se tornar um grupo zero resíduos para aterro até 2027, além de compensar 50% das suas emissões domésticas até 2030 e ser carbono neutro até 2050.


Parceria vai investir em SAF de biogás e hidrogênio no Paraná

A Agência Técnica de Cooperação Alemã GIZ e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) anunciaram na última semana uma planta piloto para produção de SAF a partir de biogás e hidrogênio verde em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Com previsão de começar a funcionar em meados de 2023, o projeto conta com investimentos na ordem de R$ 9 milhões. A produção será em escala laboratorial, mas a proposta é desenvolver um modelo que possa ganhar escala e ter os processos replicados.

Ana Guerra

Ana Guerra

Jornalista dedicada à cobertura de transição e política energética. Estagiária sob supervisão de [email protected]


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