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Fornecimento de gás por cabotagem para o Maranhão pode começar em outubro

porGustavo Gaudarde
14 de fevereiro de 2020
Em Mercado de gás, Newsletter Comece seu Dia

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Felipe Maciel, Guilherme Serodio e Larissa Fafá
Editada por Gustavo Gaudarde
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A Golar Power estima é possível iniciar em outubro o transporte de gás natural liquefeito (GNL) para o Porto de Itaqui, no Maranhão. A ideia da companhia é fornecer gás para o estado, a partir da importação de GNL no Porto de Sergipe, onde o terminal do projeto integrado de gás e geração de energia (Celse, Golar e Exxonmobil) já está operando.

— Nessa modalidade, o GNL é transportado por contêiner, abrindo novas rotas de fornecimento de gás por cabotagem. Há, inclusive, projetos termoelétricos sendo desenvolvidos no Brasil com base nessa solução.

— Projeto em duas fases. A primeira com foco no atendimento ao mercado da capital São Luís, com movimentação em um berço do Porto de Itaqui e transporte rodoviária ou de contêiner via cabotagem. Em 2021, a meta é ampliar a oferta para o interior do estado.

“O que se propõe hoje, de forma concreta e factível, é a inserção do gás natural de maneira mais ampla na matriz energética maranhense, beneficiando diretamente e de forma decisiva a sociedade”, afirmou o diretor-presidente da Gasmar, Deoclides Macedo.

— O interesse do governo de Flávio Dino (PCdoB) é ampliar o consumo de gás natural veicular e o fornecimento industrial. Atualmente, o Maranhão é um dos maiores produtores de gás do país, por meio dos projetos da Eneva, cuja prioridade é o desenvolvimento do complexo termoelétrico integrado com a produção do Parque dos Gaviões.

— Nesta quinta (13) foi realizado o Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural. Foi assinado um protocolo de intenções entre a Gasmar e a Golar Power para desenvolvimento do projeto.

— O governo do Maranhão está aderindo ao Novo Mercado de Gás. Há uma proposta de privatização da Gasmar e de regulação estadual para criar o mercado livre no estado

As distribuidoras de gás do Nordeste têm investimento total previsto de R$ 1,5 bilhão para os próximos cinco anos. Recursos necessários para conectar 200 mil novos clientes na região. Balanço apresentado no forum.

— As empresas estão de olho em diversos projetos para aumento da malha de transporte e distribuição, além dos corredores azuis, para permitir a criação de rotas para caminhões a gás entre os estados.

A FUP fez uma proposta ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) para encerrar a greve dos petroleiros, que dura 14 dias. Pede a suspensão das demissões na fábrica de fertilizantes do Paraná, a Araucária Nitrogenados (Ansa/Fafen-PR).

— Além da suspensão aplicação das novas tabelas de turno e a retomada das negociações do acordo coletivo (ACT), com prazo mínimo de 30 dias e máximo de 60. “Com isso, os petroleiros esperam sensibilizar o ministro Ives Gandra, que se dispôs a mediar o impasse entre a categoria e a Petrobras”, informou o sindicato.

— Nesta semana, ofício da ANP ao tribunal reconhece que a situação é insustentável a longo prazo e pode afetar o abastecimento, a produção, com impacto nas contas públicas. Folha

— Ontem, em entrevista à jornalista Miriam Leitão, na Globonews, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que a “produção está intacta”.

Sobre a Ansa, no Paraná, Castello Branco justificou, em entrevista ao Estadão, o hibernamento da unidade, com demissão de funcionários. Afirma:

— A fábrica é deficitária e, após não conseguir vender a unidade, a Petrobras está tentando liquidar os equipamentos.

“Está fechada, mas tem manutenção para não se deteriorar. Se aparecer algum interessado em comprar os equipamentos… porque comprar a fábrica ninguém quer. Estamos procurando compradores para as máquinas.”

— Os funcionários diretos são da Ansa, subsidiária comprada pela Petrobras, da Vale. As mil demissões, número utilizado pela FUP, inclui terceirizados.

“Agora, tem prestadores de serviços, fornecedores e tal. Supostamente, tem esse número de 1.000. Para esses, a gente não pode fazer nada.”

A Comissão de Finanças e Tributação da Alerj aprovou nesta quinta-feira (13) o envio de um ofício ao Ministério Público do Estado (MPRJ) pedindo que seja aberta uma investigação sobre acusações de produção de dossiês contra deputados envolvendo o secretário estadual de Desenvolvimento, Lucas Tristão. epbr

Senado tem um novo projeto para proibir sacolas plásticas no país, proposto  por Ciro Nogueira (PP/PI). O PL 145/2020 não define um prazo, mas permite que as sacolas plásticas sejam vendidas por R$ 0,10 até que a proibição total entre em vigor.

—  O PL de Nogueira será relatado pelo senador Roberto Rocha (PSDB/MA) na Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado. Rocha relatou o PLS  263/2018, mais restritivo – proíbe a fabricação, venda e distribuição de sacolas plásticas, além de utensílios plásticos e o uso de microplástico em cosméticos.

Rogério Correia (PT/MG) tenta urgência na Câmara dos Deputados para o PL 550/2019, que classifica como crime hediondo a poluição ambiental que provoque mortes. Texto foi aprovado no Senado Federal após o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), encontra resistência na Câmara.

— Embora o texto tenha diversos pontos focados na prevenção e mitigação de acidentes com barragens, abrange também alterações na Lei do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Lei dos Crimes Ambientais, Lei da Defesa Civil, Lei das Águas e Lei dos Crimes Hediondos, entre outras.

Preços do Brent no mercado futuro fecharam em alta de 0,99%, cotados a US$ 56,34, Em Londres. Nesta sexta (14), chegam a um valorização de 1,23%, a US$ 57.06.

— Em Investing.com, Ellen Wald escreve sobre a dificuldade de o mercado encontrar um equilíbrio dada a falta de informações totalmente confiáveis da China.

“Essas previsões se embasam em informações bastante precárias. Na quarta-feira, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu que, embora o número de novos casos oficiais de coronavírus na China parece ter se estabilizado na semana passada, “ainda pode seguir em qualquer direção”.

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