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Bolsonaro é maior culpado por gasolina cara, diz pesquisa

Entrevistados pela Genial/Quaest apontam Petrobras como a 2ª maior responsável pela inflação dos combustíveis

epbr
8 de abril de 2022
Em Combustíveis, Comece seu Dia, Eleições 2022, Setor elétrico
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Gasolina cara e alta dos preços dos combustíveis afeta imagem de Jair Bolsonaro em ano de eleição

Alta dos preços dos combustíveis afeta imagem de Jair Bolsonaro em ano de eleição (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Bolsonaro é o maior culpado pela alta dos combustíveis, diz pesquisa O presidente da República foi considerado o maior responsável pela inflação dos combustíveis por 24% dos entrevistados pela pesquisa Genial/Quaest sobre a corrida presidencial, divulgada na quinta-feira (7/4).

— A Petrobras foi apontada como maior culpada pelo aumento dos preços por 15% dos entrevistados. Guerra na Ucrânia (14%), governadores (12%), a alta do dólar (9%) e o mercado internacional (9%) vêm em seguida.

— A pesquisa mostra, ainda, que a capacidade de pagar as contas piorou para 59% dos entrevistados nos últimos três meses — em janeiro, o percentual era de 51%.

— Preocupado com os impactos da inflação sobre as eleições, Bolsonaro tenta se descolar da responsabilidade pelo aumento dos preços dos combustíveis.

Bolsonaro trocou o comando da Petrobras (pela segunda vez em um ano): Joaquim Silva e Luna, que assumiu a presidência da estatal em abril de 2021, no lugar de Roberto Castello Branco, será substituído, agora, por José Mauro Coelho. O nome indicado, porém, é defensor da política de paridade ao preço internacional.

— Em 2021, o presidente da República também zerou o PIS/Cofins para o GLP, em definitivo, e para o diesel, por tempo limitado. A medida, contudo, teve pouco efeito sobre os preços.

— A queda de braço de Bolsonaro com os governadores sobre a responsabilização sobre a inflação dos derivados resultou também na aprovação do PLP 11/20, com mudanças na cobrança do ICMS sobre combustíveis.

— Os estados, porém, driblaram a desoneração proposta na lei, ao definirem o novo valor fixo do imposto estadual.

— Os governadores já haviam congelado o valor do ICMS desde novembro do ano passado e estenderam a medida até junho deste ano, na tentativa de mostrar que os aumentos dos preços não eram causados pelo imposto estadual.

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— Dados do GlobalPetrolPrices, site de pesquisa de mercado que monitora 170 países, mostram que o valor pago pelo consumidor brasileiro pelo diesel e pela gasolina se tornou, nas últimas semanas, mais caro que a média mundial.

— De acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 87,5% dos empresários de transporte rodoviário de carga são contra a política de preços da Petrobras. Para 82,3% deles, o preço do diesel é hoje a principal dificuldade enfrentada pelas empresas. CNN

— Principal adversário de Bolsonaro nas eleições deste ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, ontem, que o controle da inflação passa pelo controle de preços administrados pelo governo, como energia e combustíveis. Valor



No TCU, governo defende celeridade na privatização da Eletrobras O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, não deu datas para conclusão da análise do modelo de capitalização da estatal pelo órgão de controle e disse apenas que a decisão irá ocorrer “em breve”.

— O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que “o futuro da energia brasileira está em jogo” no debate sobre a capitalização da estatal do setor elétrico.

— Já o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, disse que um eventual fracasso no processo poderá ameaçar as obras da usina nuclear de Angra 3. E também colocaria em risco a renovação do contrato do Brasil com a hidrelétrica de Itaipu. Valor.

— Analistas dizem existir “apetite” de investidores estrangeiros pelas ações da Eletrobras, mas reforçam que o governo precisa garantir que a venda das ações ocorra até 13 de maio, informa o Correio Braziliense.

Bahia quer mais um terminal de GNL O governo baiano está tentando atrair investidores para implementar mais um terminal de regaseificação de GNL na Baía de Todos-os-Santos. A expectativa é que o projeto saia do papel entre 2023 e 2024.

— Atualmente, a Bahia abriga um terminal da Petrobras, que foi arrendado à Excelerate até dezembro de 2023.

Petróleo fecha em baixa, aumentando as perdas semanais O Brent caiu 0,5%, fechando a sessão de quinta-feira a US$ 100,58 o barril, enquanto o WTI recuou 0,6%, para fechar a US$ 96,03 o barril. Na sessão anterior, ambos caíram mais de 5%, para seus menores níveis desde 16 de março. Reuters

— A queda é influenciada, em parte, pelo anúncio da liberação de estoques de países da Agência Internacional de Energia (IEA, sigla em inglês). Os lockdowns na China criaram dúvidas sobre a demanda e também pesaram no pregão, bem como a incerteza se a União Europeia será capaz de sancionar as exportações russas de energia.

Rafael Grisolia na Seacrest Petróleo Ex-CEO da Vibra e ex-CFO da Petrobras será diretor financeiro da Seacrest Petróleo. Ele se reportará a Michael Stewart, presidente da companhia. Fundada em 2019, a Seacrest é uma empresa de E&P com foco na aquisição de ativos de óleo e gás. Em fevereiro, a Petrobras aprovou a venda do Polo Norte Capixaba para a companhia, por US$ 544 milhões.

Renováveis na Alemanha, nuclear e petróleo no Reino Unido A Alemanha anunciou a atualização da sua política energética e determinou que, até 2030, 80% da eletricidade consumida no país terá que vir de fontes renováveis, com meta de crescimento para 100% a partir de 2035. Apelidada de Pacote de Páscoa (Osterpaket, em alemão), a legislação afirma que “o uso de energias renováveis é de interesse público primordial e serve à segurança nacional”.

— Já o governo britânico anunciou, nessa quinta (7/4), nova estratégia de segurança energética, com planos para nuclear, eólica e solar, mas também extração de hidrocarbonetos, apesar dos compromissos climáticos. Líder mundial em eólica offshore, o país espera obter quase metade de sua capacidade energética até 2030 dos ventos em alto mar. Outra parte virá da geração solar e da criação de oito novas usinas nucleares.

— O debate sobre segurança energética ganha força na Europa. A guerra na Ucrânia evidenciou os riscos associados à dependência dos recursos da Rússia.

Latam quer usar 5% de SAF até 2030 O plano da Latam Airlines é incorporar 5% de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) em suas operações até 2030, privilegiando a produção da América do Sul. A meta da companhia aérea é reduzir 50% das emissões domésticas de CO2 no período e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Mercado de curto prazo movimentou R$ 1,7 bi em fevereiro A liquidação do período foi encerrada na quinta (7/4) pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

— Do valor não pago, R$ 1,116 bilhão se refere a liminares contra o pagamento do risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês) no mercado livre.

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