epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

Venda de veículos elétricos deve cair 43% em 2020, aponta Wood Mackenzie

Guilherme Serodio
21 de abril de 2020 - Atualizado em 9 de junho de 2020
Em Transição energética
A A

A venda de veículos elétricos no mundo deve cair 43%, para 1,3 milhão de unidades em 2020 na comparação com o ano anterior, aponta estudo publicado pela consultoria Wood Mackenzie. A queda é provocada pela pandemia da covid-19, associada à redução do preço do petróleo no mercado internacional.

De acordo com a consultoria, a queda nas vendas globais de veículos elétricos deve ser ainda mais acentuada no segundo trimestre do ano, com previsão de despencar acima de 70% na comparação com 2019. Pois nesse período a pandemia deve atingir seu ápice na Europa e Estados Unidos.

A queda nas vendas só deve apresentar uma recuperação significativa no último trimestre do ano. Ainda assim, a consultoria prevê que entre outubro e dezembro deste ano as vendas globais de veículos elétricos ainda estarão cerca de 10% abaixo das marcas de 2019.


Queda de 90% nas vendas na China em fevereiro

O surto do novo coronavírus afetou primeiro a demanda da China, entre os principais consumidores globais. No final de janeiro, a venda total de carros no país caiu 21% sobre o mesmo mês de 2019. Em fevereiro, a queda foi de 80%.

Já as vendas de carros elétricos tiveram uma redução mais acentuada nas duas bases de comparação. Em janeiro a retração nas vendas foi de 54%. No mês seguinte a queda foi de 90%. Os veículos elétricos têm representado cerca de 5% da venda total de veículos na China nos últimos dois anos.

Nos EUA e na Europa os efeitos da pandemia sobre esse mercado começaram a aparecer apenas em março. Em janeiro, as vendas de veículos elétricos na Europa avançaram 121% na comparação com janeiro de 2019. No mesmo período, as vendas de automóveis no geral recuaram 7% no continente.

Em um movimento fora do padrão do setor, as montadoras tradicionais que atuam no mercado de veículos elétricos alteraram o ritmo de lançamentos e estão anunciando novidades para os próximos anos, e não para os próximos 12 meses.

A Ford lançou o Mustang Mach em novembro passado, mas o carro só estará disponível para compra no primeiro semestre de 2021. Já a Volkswagen não deve iniciar este ano as vendas do ID.3, sua aposta para ganhar mercado no segmento de carros elétricos.

Já a General Motors também não pretende iniciar a venda de novos modelos nos Estados Unidos ou Europa até o final de 2021.

Nos EUA, desde março a GM oferece um desconto de US$ 10 mil para compradores do modelo Chevrolet Bolt, o mais vendido da montadora no país. O modelo foi lançado no Brasil em novembro a preço de entrada de R$ 175 mil.

“A resposta das montadoras à pandemia – suspender a fabricação de carros para se concentrar na fabricação de equipamentos médicos – só atrasará ainda mais o lançamento de modelos”, diz Ram Chandrasekaran, analista sênior da Wood Mackenzie.


Consumidores retraídos, mas com o mercado incentivado por investidores e governos

De acordo com a análise da Wood Mackenzie, as incertezas provocadas pela pandemia afetam o ímpeto de compra de quem pretende adquirir veículos elétricos, uma vez que são em sua maioria compradores pela primeira vez dessa tecnologia.

As apostas na transição para os veículos elétricos, no entanto, permanecem nos discursos das grandes montadoras. De acordo com a consultoria, o movimento de mudança é alicerçado pelo interesse das companhias em reduzir emissões, alinhado com pressões oriundas de políticas governamentais e de investidores.

Para Chandrasekaran, o foco na sustentabilidade é a força motriz por trás da eletrificação dos transportes e o momento atual tende a fortalecer essa convicção.

“A incerteza causada pela guerra de preços do petróleo e pelas catástrofes globais servirá apenas para fortalecer essa resolução, não para detê-la”, diz.


De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.

Tudo sobre: Veículos Elétricos

Mais da epbr

Pontoon E-Mobility firmou parceria com o Governo de Pernambuco, para aluguel de carros elétricos, durante agenda do governador Paulo Câmara (PSB) em São Paulo (Foto: SEI/Divulgação)
Transição energética

Governo de Pernambuco e Pontoon E-Mobility firmam parceria para aluguel de carros elétricos

Ana Guerra
20 de maio de 2022
Incentivo a veículos elétricos passa na CCT, do Senado. Na imagem, presidente da CCT, Rodrigo Cunha, que relatou o PL 6.020
Congresso

Incentivo a veículos elétricos passa em comissão do Senado

epbr
20 de maio de 2022
Montadoras estão distantes da rota para limitar aquecimento a 1,5°C, diz think tank InfluenceMap. Na imagem, Mercedez-Benz produzindo suas próprias baterias
Clima

Montadoras estão distantes da rota para limitar aquecimento a 1,5°C, diz think tank

Ana Guerra
18 de maio de 2022
Airbus fecha com MAGicALL para desenvolver motores elétricos de ‘carros voadores’, os eVTOLs
Transição energética

Airbus fecha com Magicall para desenvolver motores elétricos de ‘carros voadores’

Nayara Machado
12 de maio de 2022
Mais
Próximo
“A energia solar fotovoltaica é uma locomotiva para a economia”

"A energia solar fotovoltaica é uma locomotiva para a economia"

Por favor, faça login para participar da discussão

mais lidas

  • Volatilidade do petróleo demonstra como congelar o ICMS pode ser uma péssima ideia

    Vai faltar diesel? Os riscos segundo Petrobras, MME e consultorias

    164 compartilhamentos
    Compartilhar 66 Tweet 41
  • Petrobras vende refinaria Lubnor, no Ceará, por US$ 34 milhões

    1464 compartilhamentos
    Compartilhar 586 Tweet 366
  • Suape prepara chamada pública para planta de hidrogênio verde com 1GW de capacidade

    333 compartilhamentos
    Compartilhar 133 Tweet 83
  • Quem vendeu mais áreas de petróleo e gás: FHC, Lula, Dilma ou Temer?

    6222 compartilhamentos
    Compartilhar 2723 Tweet 1458
  • A verdade sobre o nível de produção das refinarias da Petrobras, por Rodrigo Lima e Silva

    7605 compartilhamentos
    Compartilhar 3042 Tweet 1901
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletter
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr