epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

Unilever aposta em novas alternativas para redução de plástico nas embalagens

Gabriel Chiappini
11 de junho de 2021 - Atualizado em 12 de junho de 2021
Em Sem categoria
A A

Com 2,5 bilhões de consumidores da marca pelo mundo, a multinacional de bens de consumo Unilever escolheu o Brasil – seu segundo maior mercado – para lançar a primeira embalagem de lava roupa líquido feita de papel.

Produzida para a marca OMO, a embalagem vai substituir as tradicionais de plástico utilizadas na linha.

Faz parte da estratégia global da Unilever de reduzir pela metade o uso do plástico virgem, até 2025, todas as suas marcas de higiene pessoal, cuidados com a casa e alimentos.

Ainda em fase de teste, a nova embalagem deve chegar no mercado brasileiro no início do ano que vem, para depois ser lançada na Europa e em outros países onde atua a companhia, segundo anúncio nesta quinta (10).

Ela é feita de papel, com celulose de origem sustentável, e projetada para ser reciclada.

De acordo com Richard Slater, diretor de P&D da Unilever, a ideia da companhia é adotar a mesma tecnologia em outros produtos da empresa, como nas linhas de shampoos e condicionadores e reduzir radicalmente o uso de plástico.

“Para lidar com o lixo plástico, precisamos repensar completamente como projetamos e embalamos os produtos. Isso requer uma mudança drástica que só pode ser alcançada por meio da colaboração de todo o setor”, explica Slater.

Ao fazer o anúncio, a empresa destacou a importância dos consumidores que estão cada vez mais conscientes e fazendo escolhas de compras com base em fatores de sustentabilidade, e acredita que a inciativa “tornará a Unilever uma empresa mais forte e mais bem-sucedida”.

Mais da epbr

Empresas de energia entre as melhores para trabalhadores LGBTI+. Na imagem, tanque de armazenamento de combustível da Shell com as cores da bandeira do orgulho LGBTQIA+ (Foto: Divulgação)
Diálogos da Transição

Empresas de energia entre as melhores para trabalhadores LGBTI+

7 dias atrás
A importância da equidade de gênero no mercado de energia. Na imagem, Gabrielle Botelho, coautora do livro "Mulheres na Energia", da Editora Leader (Foto: Divulgação)
Colunas e opinião

A importância do equilíbrio de gênero no mercado de energia

3 semanas atrás
Número de companhias com metas ESG listadas na B3 subiu 29% em relação ao ano passado. Na imagem, Painel mostra cotações de ações (Foto: Pexels/Pixabay)
Transição energética

Número de companhias com metas ESG listadas na B3 subiu 29% em relação ao ano passado

4 semanas atrás

Reduzir, reutilizar e reciclar

Além da substituição, a companhia aposta na utilização de plástico reciclado e na redução do tamanho e densidade das embalagens plásticas no Brasil.

Outro compromisso público assumido pela multinacional é que até 2025 todas as embalagens do seu portfólio terão pelo menos 25% de resina de plástico reciclável.

Na linha de lava roupa líquido, por exemplo, a companhia lançou uma fórmula seis vezes mais concentrada, que pode ser diluída em casa.

A tecnologia permitiu que a marca deixasse de utilizar mais de 580 toneladas de plástico virgem por ano nas embalagens, uma vez que que os produtos ficaram menores, demandando 72% menos material, além de menos uso de água no processo de fabricação.

Para Juliana Marra, gerente de assuntos corporativos da Unilever Brasil, a companhia adota um olhar holístico para avançar nessa agenda.

“Por meio do foco em inovação, estamos trazendo soluções disruptivas e eficientes onde toda a cadeia de valor se beneficia. Isso passa por analisar processos, fórmulas, designs, serviços e fornecedores para repensar o impacto dos nossos produtos na sociedade”, explica.

Outras marcas da companhia no setor de higiene pessoal, como Seda, Suave, Dove e Clear, também já têm ao menos 50% de resina reciclável nas embalagens.


No portfólio de cabelos, a marca TRESemmé foi a primeira a dar início à substituição do plástico virgem por reciclado em 2018.

Recentemente, relançou toda a linha com frascos feitos com plástico 100% reciclado e reciclável no Brasil e Estados Unidos — dois dos principais mercados para a marca.

“A responsabilidade socioambiental guia a estratégia de negócios da companhia há mais de uma década, e vamos avançar progressivamente em todo nosso portfólio impactando nossos consumidores, clientes, distribuidores e o nosso negócio”, observa Marra.

No mês passado, a Unilever também anunciou que usaria tubos recicláveis para suas marcas de pastas de dentes. A empresa espera que as novas ​​embalagens estejam disponíveis ainda este ano na França e Índia.

“Os novos tubos foram lançados inicialmente na França com a marca Signal, e passarão a ser utilizados na maior linha da empresa no país, Integral 8, que representa 35% do portfólio de pasta de dente da empresa no país”, disse o comunicado.

O objetivo é que todo o portfólio de pastas de dentes da companhia – que inclui marcas como CloseUp no Brasil — seja envasado em tubos recicláveis até 2025.

Tudo sobre: celulose sustentávelembalagensEstratégia ESGlixo plásticoPlásticosUnilever

Mais da epbr

Empresas de energia entre as melhores para trabalhadores LGBTI+. Na imagem, tanque de armazenamento de combustível da Shell com as cores da bandeira do orgulho LGBTQIA+ (Foto: Divulgação)
Diálogos da Transição

Empresas de energia entre as melhores para trabalhadores LGBTI+

Gabriel Chiappini
28 de junho de 2022
A importância da equidade de gênero no mercado de energia. Na imagem, Gabrielle Botelho, coautora do livro "Mulheres na Energia", da Editora Leader (Foto: Divulgação)
Colunas e opinião

A importância do equilíbrio de gênero no mercado de energia

Opinião
13 de junho de 2022 - Atualizado em 14 de junho de 2022
Número de companhias com metas ESG listadas na B3 subiu 29% em relação ao ano passado. Na imagem, Painel mostra cotações de ações (Foto: Pexels/Pixabay)
Transição energética

Número de companhias com metas ESG listadas na B3 subiu 29% em relação ao ano passado

Nayara Machado
10 de junho de 2022
Investimentos em hidrogênio podem movimentar US$ 5 trilhões até 2050. Na imagem, Sebastian Piñera, ex-presidente do Chile, Juan Carlos Jobet, ex-Ministro de Minas e Energia, e Loreto Maturana, Gerente de Projetos de Energia da Anglo American testemunham o primeiro abastecimento de um veículo com hidrogênio verde (Foto: Anglo American/Tractebel/Divulgação)
Diálogos da Transição

Se emplacar, hidrogênio pode movimentar US$ 5 trilhões até 2050

Nayara Machado
8 de junho de 2022
Mais
Próximo
Morre Carlos Langoni, vítima de covid-19

Morre Carlos Langoni, vítima de covid-19

mais lidas

  • Amapá Águas Profundas: nova fronteira exploratória para petróleo e gás no Brasil. Na imagem, sonda de perfuração offshore West Saturn (Foto: Marinha do Brasil)

    Amapá Águas Profundas: nova fronteira exploratória para petróleo e gás no Brasil

    919 compartilhamentos
    Compartilhar 368 Tweet 230
  • Comprada pela Vibra, ZEG Biogás terá R$ 412 mi para novos projetos

    178 compartilhamentos
    Compartilhar 71 Tweet 45
  • BNDES lança programa para financiar projetos pilotos de hidrogênio verde

    197 compartilhamentos
    Compartilhar 79 Tweet 49
  • Governo corre para aprovar PEC dos benefícios antes de recesso na Câmara

    137 compartilhamentos
    Compartilhar 55 Tweet 34
  • Os planos da Vibra, Raízen e Ipiranga para aumentar a rede de eletropostos

    172 compartilhamentos
    Compartilhar 69 Tweet 43
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletter
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr