epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
Eneva
Capa Política energética Petróleo e gás Mercado de gás

Petrobras volta a considerar plataforma de liquefação de gás para o pré-sal

porGuilherme Serodio
31 de outubro de 2019
Em Mercado de gás, Mercado offshore
Rodrigo Lima e Silva: FLNG volta a ser estudado pela Petrobras

O gerente executivo de Gás Natural da Petrobras, Rodrigo Costa Lima e Silva, afirmou nesta quinta (30) que a companhia estuda a viabilidade de projetos de liquefação de gás natural offshore (FLNG) brasileiro para atender à oferta crescente de gás do pré-sal. O projeto, se adotado, deve ser definido até 2022 para ser implementado até 2025 em parceria com outras empresas do setor.

FLNG são plataformas flutuantes equipadas para produzir e liquefazer gás natural produzido em campos marítimos.

Para Lima, um eventual projeto de liquefação de gás seria primeiro desenvolvido com o objetivo de fornecer gás nacionalmente, com cabotagem entre os terminais, mas a opção de comercialização no mercado internacional não está excluída. O objetivo da Petrobras é criar essa infraestrutura de forma compartilhada com outros produtores.

“Toda essa infraestrutura de offload, processamento de gás e eventual estrutura de liquefação seguramente tem que ser compartilhada por todos os produtores”, disse o executivo, após participar de debate na OTC Brasil 2019, no Rio.

PUBLICIDADE

Atualmente, a Petrobras chega a reinjetar 50 milhões de m³ por dia gás natural, boa parte para recuperação secundária de óleo. Com a expansão do pré-sal, a empresa considera que a oferta de gás natural deve crescer em um volume que é quase igual à sua atual capacidade de produção do país, de 78 milhões de m³ por dia.

A companhia tem o objetivo de possuir entre 50% e 60% do mercado de gás do Brasil ao final do seu atual processo de desinvestimento.

O ano de 2022 é visto como a data limite para definição sobre a opção de desenvolvimento de uma infraestrutura de liquefação de gás para atender às demandas dos leilões que estão ocorrendo atualmente.

Segundo Lima, esse limite visa garantir que a solução esteja de pé para dar vazão ao grande incremento esperado entre 2025 e 2030 para a oferta de gás do pré-sal.

O prazo também está relacionado com a perspectiva de saturação das três rotas de gasodutos que já estão sendo instaladas.”Temos que estar pensando nesses próximos cinco anos nessas infraestruturas para, ocorrendo sucesso nesses projetos exploratórios, elas venham a tempo”, diz.

Para ele, no entanto, ainda há um desafio enorme em viabilizar esse tipo de infraestrutura a custos baixos, enquanto os cenários de preço para o setor são cada vez mais desafiadores. No começo da década de 2010, a própria Petrobras já considerou a possibilidade de uma estrutura de liquefação para a produção de gás offshore. O plano, no entanto, não foi adiante.

Hoje a gente vê cerca de cinco projetos no mundo que já estão fazendo a liquefação offshore, uma tecnologia que avançou bastante”, disse Lima. “O mercado já tem um conhecimento maior (dessa prática) do que comparado a 10 anos atrás”, afirmou.


Escute todos os podcasts do OTC Brasil Studio


De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.

Tudo sobre: OTC Brasil 2019Petrobras

Mais da epbr

PPSA vai calcular indenização à Petrobras no novo leilão do excedente da cessão onerosa
Rodadas

Petrobras quer indenização de US$ 6,4 bilhões no novo leilão da cessão onerosa

porepbr
9 de abril de 2021
Petrobras vende ações na distribuidora de gás do Maranhão para Termogás
Mercado de gás

Petrobras vende ações na distribuidora de gás do Maranhão para Termogás

porepbr
9 de abril de 2021
Produtores e distribuidores divergem sobre solução para próximo leilão de biodiesel
Combustíveis

Governo confirma redução da mistura de biodiesel para 10%

porNayara Machado
9 de abril de 2021
Os impactos do fim do monopólio da Petrobras no refino
Combustíveis

Petrobras reduz preço do diesel nas refinarias em 3%

porepbr
9 de abril de 2021
Produção de petróleo da Petrobras cai 1,5%
Colunas e opinião

Com diversificação de operadoras, upstream brasileiro terá novos desafios, por Henrique Jager e João Montenegro

porepbr
9 de abril de 2021
Mais

mais lidas

  • Consumo de gás natural

    Compass e Potiguar E&P disputam fornecimento de gás no Rio Grande do Norte

    137 compartilhamentos
    Compartilhar 55 Tweet 34
  • ANP publica aviso de reinício do leilão de biodiesel com redução para B10

    113 compartilhamentos
    Compartilhar 45 Tweet 28
  • CBIOs disponíveis alcançam 50% da meta do Renovabio para 2021

    109 compartilhamentos
    Compartilhar 44 Tweet 27
  • Governo confirma redução da mistura de biodiesel para 10%

    121 compartilhamentos
    Compartilhar 48 Tweet 30
  • Bolsonaro sanciona nova Lei do Gás

    247 compartilhamentos
    Compartilhar 99 Tweet 62
Eneva

vídeos

Em execução

Lei do gás: Christino Áureo repercute sanção do novo marco legal

Lei do gás: Christino Áureo repercute sanção do novo marco legal

Lei do gás: Christino Áureo repercute sanção do novo marco legal

Mercado de gás
Livre Mercado: um debate latino sobre a formação de preços do GLP

Livre Mercado: um debate latino sobre a formação de preços do GLP

Vídeos
Diretora de Downstream do IBP, Valéria Lima

Diretora de Downstream do IBP, Valéria Lima, será a entrevistada da próxima quarta (31)

Vídeos
Juan Diego Ferrés, presidente do conselho da Ubrabio é o entrevistado da próxima terça (13)

Juan Diego Ferrés, presidente do conselho da Ubrabio é o entrevistado da próxima terça (13)

Vídeos
Secretário de Assuntos Regulatórios do Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL) Lucas Pimentel é o convidado do epbr entrevista de quinta (8)

Secretário de Assuntos Regulatórios do Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL) Lucas Pimentel é o convidado do epbr entrevista de quinta (8)

Vídeos
Transmissão do lançamento do Relatório de Sustentabilidade BSBIOS em 15 de abril
epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Newsletter
  • Política energética
  • Congresso
  • Petróleo e gás
  • Mercado de gás
  • Combustíveis
  • Transição energética
  • Clima
  • Vídeo
  • Podcast
  • Colunas e opinião
  • Quem somos

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
  • Política energética
  • Congresso
  • Petróleo e gás
  • Mercado de gás
  • Combustíveis
  • Transição energética
  • Clima
  • Vídeo
  • Podcast
  • Colunas e opinião
  • Quem somos

© 2020 agência epbr

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Entrar

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Vá para versão mobile