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Mercado global empolgado com elétricos, inclusive no Brasil

Executivos do setor acreditam que 41% dos novos veículos vendidos no Brasil em 2030 serão elétricos

Gustavo GaudardeeGabriel Chiappini
6 de janeiro de 2022 - Atualizado em 8 de março de 2022
Em Biocombustíveis, Diálogos da Transição, Setor elétrico
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Diálogos da Transição

epbr.com.br | 06/01/22
Apresentada por


Editada por Gustavo Gaudarde e Gabriel Chiappini
[email protected]


Executivos da indústria global de automóveis acreditam que 41% dos novos veículos vendidos no Brasil em 2030 serão elétricos. Na Índia, se espera que no fim da década a participação de veículos elétricos (EVs) será de 39%.

Em mercados mais bem desenvolvidos, como Japão, China, Estados Unidos e países da Europa Ocidental, os executivos acreditam que os EVs representarão metade do mercado automotivo.

A percepção foi identificada na 22ª edição da Pesquisa Executiva Anual do Setor Automotivo Global 2021 (GAES), da KPMG, que ouviu 1.118 executivos – incluindo 372 CEOS  – em 31 países.

A consultora perguntou qual porcentagem estimada de vendas de veículos novos alimentados por bateria, excluindo híbridos, dentro de cada mercado, até 2030. E, claro, é reflexo de pressões institucionais e de mercado dentro da agenda climática.

“Os executivos automotivos globais estão confiantes que esta indústria terá um crescimento mais lucrativo nos próximos cinco anos e que a participação no mercado de veículos elétricos crescerá drasticamente até 2030”, explica Flávia Spadafora, líder do setor Automotivo da KPMG no Brasil.

Outras percepções – a exemplo da preocupação com gargalos envolvendo a oferta de commodities metálicas – podem ser vistas aqui.

E, sim, o Brasil está voltado para a bioenergia na rota de eletrificação. Uma boa forma de entender a política atual é voltar na agenda energética que o país levou para a COP26

Em mercados mais bem desenvolvidos, como Japão, China, Estados Unidos e países da Europa Ocidental, EVs deverão representar metade do mercado automotivo (foto: BYD/Divulgação)

Em mercados mais bem desenvolvidos, como Japão, China, Estados Unidos e países da Europa Ocidental, EVs deverão representar metade do mercado automotivo (foto: BYD/Divulgação)

E o que estão comprando por aqui? Com o balanço de 2021, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) comemorou nesta quinta (6) que o mercado bateu todas as previsões ao saltar de 801 elétricos puros (BEVs) licenciados em 2020 para 2.851, no ano passado.

Com comerciais leves híbridos (HEVs), híbridos plug-in (PHEVs) – e olha o etanol aí –, foram 34.990 emplacamentos no total, aumento de 77% sobre os 19.745 de 2020. Isto é, apenas 8% das novas vendas são de elétricos puros.

Em um mercado no qual a crise econômica está matando as linhas populares, os elétricos ainda são bem caros. A liderança em vendas segue com o Leaf Tekna, da Nissan (R$ 264 mil na tabela Fipe), seguido pelo Taycan, esportivo elétrico de luxo da Porsche que pode passar dos R$ 600 mil.


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Os dez BEVs leves (comerciais e passeio) mais vendidos no Brasil em 2021, segundo levantamento da ABVE: 

  • Nissan Leaf Tekna: 439
  • Porsche Taycan: 379
  • Volvo XC40 Recharge: 375
  • BMW Mini Cooper Electric: 313
  • Audi E Tron: 252
  • BMW i3 BEV 120AH: 159
  • Fiat 500 E Icon: 146
  • GM Bolt: 132
  • BYD ET3: 124
  • Renault Kangoo: 120

Para as frotas comerciais, briga boa nos furgões 100% elétricos voltados para as entregas nas grandes cidades: com 124 emplacamentos, o BYD ET3 superou o Renault Kangoo Max (120 unidades) e liderou o segmento pela primeira vez.

Disputam esse mercado montadoras tradicionais como a Peugeot, com E Expert Cargo, e que também tem o E Jumpy Cargo (Peugeot/Citroën).

“É uma tendência irreversível, liderada pelos prefeitos de várias cidades brasileiras, preocupados com as emissões de poluentes, e pela agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), assumida por muitas empresas”, afirma Adalberto Maluf, diretor de Marketing e de Sustentabilidade da BYD.

Veja a lista completa no site da associação. Mostramos por aqui como já tem empresa calculando que é possível eletrificar sem aumentos de custo.

Caso tenha perdido, hoje foi a estreia da coluna A transição explicada, produzida pelo Instituto E+ Transição Energética e que será publicada toda primeira quinta-feira do mês na agência epbr.

No lançamento, Emílio Matsumura, diretor-executivo do Instituto E+ Transição Energética e professor do IBMEC/RJ, encontrou uma forma criativa para abordar cinco aspectos — econômicos, mas também políticos e sociais — que precisam ser considerados em um planejamento de transição energética: A transição energética no Brasil: uma visão em 5 Ds

E se você estiver em Curitiba, tem combustível novo no transporte público da cidade. Este mês, a Petrobras e a Vibra iniciaram testes com o novo diesel R5(com 5% de conteúdo renovável), produzido na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. É o teste empírico do coprocessado da Petrobras, que finalmente começa a ganhar as ruas.

Gustavo Gaudarde

Gustavo Gaudarde

Editor, chefia as redações da agência epbr e do político epbr ✉️ [email protected]

Gabriel Chiappini

Gabriel Chiappini

Cobre as transformações para a energia do futuro, com foco em novos negócios, soluções sustentáveis e governança socioambiental ✉️ [email protected]


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