epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
Eneva
Capa Política energética Setor elétrico

Mercado de armazenamento de energia vai deslanchar, mas tributação é empecilho no Brasil, diz diretor da BYD

porNayara Machado
29 de janeiro de 2021
Em Eólica, Setor elétrico, Solar

A indústria de armazenamento de energia fechou 2020 com 9,4 GWh (gigawatts-hora de potência) de sistemas instalados no mundo. Para 2021, a projeção é alcançar 14,4 GWh, um crescimento de mais de 50% no ano. Entre 2023 e 2025, o crescimento projetado é de 125% ao ano.

As estimativas da consultoria Wood Mackenzie animam fabricantes globais de equipamentos para o mercado de energia como a BYD, que inaugurou uma fábrica em Manaus em 2020 para produção de baterias de lítio para veículos.

A empresa também tem como meta começar a fabricar, ainda este ano, os primeiros sistemas de armazenamento de energia, diz Adalberto Maluf, diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD, em entrevista à epbr.

Para o mercado deslanchar no Brasil, contudo, é preciso mudar a tributação, diz o executivo.

“O Brasil ainda engatinha em relação ao uso do armazenamento em comparação com o resto do mundo, basicamente por conta da nossa estrutura tributária. O sistema de armazenamento paga mais de 80% de impostos, o que dificulta muito o uso da tecnologia, mesmo com a queda do preço da bateria”, explica.

Adalberto Maluf vê no país um “potencial enorme” para os sistemas de armazenamento, por sua rede integrada e a matriz energética predominantemente renovável, com crescimento da geração eólica e solar.

PUBLICIDADE
Campanha TAG Chamada Pública

Além disso, cita que a tecnologia chegou a um ponto de maturação tecnológica que permite diferentes aplicações.

“Primeiramente, a gente tinha baterias mais para regulagem de frequência, de voltagem, backups, uso em horários de pico. Mas o que  vem crescendo muito no mundo, além da regulagem de frequência e da estabilização da rede, é o uso com renováveis”, relata.

Em novembro, a BYD lançou um projeto com a Canadian Solar para instalação de um sistema de armazenamento de 300 MWh em uma usina solar de 100 MW em Kings County, Califórnia.

O uso da bateria faz com que a usina tenha uma capacidade de produção muito maior, porque ela armazena o excedente e depois, quando não há mais sol, consegue expandir o fornecimento de energia.

No caso do projeto da Califórnia, a autonomia é de quatro horas.

“Isso mostra, do ponto de vista técnico, que a tecnologia se consolidou e cresceu muito. A gente não está mais falando de um ou dois projetos pequenos, pesquisa e desenvolvimento, como no caso do Brasil”, comenta.

Segundo o diretor da BYD, o Brasil tem hoje em torno de 6 MWh de bateria de lítio instalada, principalmente em sistemas off grid e sistemas isolados, onde não há muita opção.

  • Lítio é o novo passaporte para o futuro nas eleições bolivianas – e gás fica em segundo plano

Já os grandes containers estão alocados em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

O primeiro sistema de armazenamento de energia em larga escala do país em uma usina fotovoltaica está instalado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Cemig e a Alsol Energia Renováveis, com baterias BYD, tem potência máxima de 1,26 MVA e capacidade de armazenamento de 1,36 MWh.

Tributação e regulamentação

A redução de 90% do custo das baterias nos últimos anos não representou um ganho de escala relevante no Brasil, tanto pela desvalorização do real frente ao dólar, quanto pela questão tributária.

Para Adalberto, a ausência de uma política industrial e de um plano de uso de renováveis com armazenamento, e essa situação tributária deixam a tecnologia quase restrita a projetos pilotos, pesquisa e desenvolvimento.

“Na ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), a gente fez uma sugestão no projeto de revisão do código elétrico brasileiro do deputado Lafayette, porque tem um artigo que proíbe a inserção da energia do veículo para a rede”, cita.

A expectativa do relator do PL 5829/19, Lafayette Andrada (Republicanos/MG), é que o projeto que cria um novo marco regulatório para a geração distribuída esteja pronto para entrar na pauta da Câmara já em fevereiro.

“É um exemplo de medida que precisa ser atualizada para poder incorporar todas as inovações em andamento no setor elétrico, como o uso do armazenamento residencial, behind the meter, com baterias ou veículos elétricos”, conta.

Outra questão é a falta de regulamentação do Inmetro em relação aos inversores híbridos, que permitem o uso de sistemas de armazenamento em larga escala e eventual inserção de energia na rede.

“Algumas regulamentações da Aneel precisam ser mudadas. Por exemplo, no Brasil, se eu tiver um sistema solar e uma bateria e faltar energia da rede, o sistema é desligado. Isso não precisaria acontecer. A gente tem que criar regulamentações que permitam e incentivem cada vez mais o consumidor a ser autossustentável do ponto de vista energético”, argumenta.


De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.

Tudo sobre: Armazenamento de energiaBateriaBYD

Mais da epbr

Eletrificação da frota lança disputa: quem tem a solução mais eficiente?
Newsletter Diálogos da Transição

Eletrificação da frota lança disputa: quem tem a solução mais eficiente?

porNayara Machado
4 de fevereiro de 2021
Sistema híbrido de geração solar fotovoltaica e armazenamento com bateria de grande porte -- Foto por Eos Energy Storage
Solar

Baterias estão mais viáveis para consumidores de média e alta tensão

porNayara Machado
22 de janeiro de 2021
EDP constrói ônibus elétrico carregado por painéis solares da UTE Pecém, no Ceará
Transição energética

EDP constrói ônibus elétrico carregado por painéis solares da UTE Pecém, no Ceará

porepbr
26 de novembro de 2020
Anna Pacheco é diretora de Regulação da Enel (divulgação)
Setor elétrico

Armazenamento poderá competir com fio em novos negócio de energia

porGabriel Chiappini
30 de outubro de 2020
Os planos de descarbonização da Petrobras e o desafio global para eliminar o flaring
Newsletter Diálogos da Transição

Os planos de descarbonização da Petrobras e o desafio global para eliminar o flaring

porGustavo Gaudarde
5 de dezembro de 2019
Mais

mais lidas

  • Karavan O&G e Seacrest Capital compram 27 campos da Petrobras no Espírito Santo

    PetroRecôncavo compra mais 12 campos da Petrobras na Bahia

    176 compartilhamentos
    Compartilhar 70 Tweet 44
  • Mercado mobiliza por marco legal para biocombustíveis avançados

    113 compartilhamentos
    Compartilhar 45 Tweet 28
  • Veja os blocos de exploração de petróleo e gás que serão licitados no Brasil em 2021

    2270 compartilhamentos
    Compartilhar 908 Tweet 568
  • Estratégicos na transição energética, gás e energia minguam na Petrobras, por João Montenegro

    105 compartilhamentos
    Compartilhar 42 Tweet 26
  • Eneva declara comercialidade do décimo campo no Maranhão

    104 compartilhamentos
    Compartilhar 42 Tweet 26
Eneva

vídeos

Em execução

CEO da Gas Bridge, Marco Tavares será entrevistado ao vivo nesta quinta (11)

CEO da Gas Bridge, Marco Tavares será entrevistado ao vivo nesta quinta (11)

CEO da Gas Bridge, Marco Tavares será entrevistado ao vivo nesta quinta (11)

Ao vivo
Presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann é o entrevistado desta quinta (25)

Presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann é o entrevistado desta quinta (25)

Ao vivo
André Pepitone, diretor-geral da Aneel, será o entrevistado desta quarta (10)

André Pepitone, diretor-geral da Aneel, será o entrevistado desta quarta (10)

Ao vivo

Renovabio será tema de webinar com Minas e Energia, ANP e EPE na próxima terça (9)

Ao vivo
Bento Albuquerque é o entrevistado da agência epbr desta segunda, 8 de fevereiro

Ministro Bento Albuquerque é o entrevistado da agência epbr nesta segunda (8)

Ao vivo
epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Newsletter
  • Política energética
  • Congresso
  • Petróleo e gás
  • Mercado de gás
  • Combustíveis
  • Transição energética
  • Clima
  • Vídeo
  • Podcast
  • Colunas e opinião
  • Quem somos

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
  • Política energética
  • Congresso
  • Petróleo e gás
  • Mercado de gás
  • Combustíveis
  • Transição energética
  • Clima
  • Vídeo
  • Podcast
  • Colunas e opinião
  • Quem somos

© 2020 agência epbr

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Entrar

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Vá para versão mobile