epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

Siemens fornece para FPSO Carioca. Como a Modec contrata os FPSOs?

Felipe Maciel
12 de abril de 2018 - Atualizado em 2 de maio de 2019
Em Mercado offshore, Mercados
A A


FPSO Cidade de Itaguaí em operação na área de Iracema Norte, localizada no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos. Foto: Agência Petrobras / Stéferson Faria
A Siemens anunciou nesta quinta-feira (12/4) que fechou contrato com a Modec para o fornecimento de quatro pacotes de turbinas a gás offshore aeroderivadas para o FPSO Carioca, que será instalado no campo de Sépia, área da cessão onerosa da Bacia de Santos. A entrega dos equipamentos está prevista para o final de 2018. 

A Siemens também fornecerá serviços e manutenção especializados de longo prazo para os componentes fornecidos.

O FPSO Sépia foi contratado pela Petrobras em outubro do ano passado com a Modec por 21 anos. Além da unidade, a Modec está construindo também o FPSO Guanabara, que será instalado no primeiro módulo de produção do campo de Mero, área vinda do projeto de Libra, primeiro da partilha da produção do país. A ferramenta de FPSOs da E&P Brasil mostra que as duas plataformas têm previsão de início de operação em 2021.

E como a Modec contrata os FPSO que vão produzir no país?

Uma olhada no último projeto da Modec com a Petrobras pode ajudar muito a entender como é feita a contratação da empresa para este tipo de projeto. O último projeto encomendado e entregue à Petrobras foi o FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes, que já está na Bacia de Campos para produzir a partir do primeiro semestre no campo de Tartaruga Verde.

FPSO P-68 recebe licença de instalação do Ibama
O que o FPSO Petrojarl I vai testar em Atlanta?

Pedefor indicou índice mínimo de 25% para conteúdo local de FPSOs ao CNPE

Todos os projetos que a Modec realizou para a Petrobras tiveram cascos convertidos fora do Brasil e módulos integrados no Estaleiro Brasfels. O FPSO Cidade de Campos de Goytacazes, por exemplo, teve seu casco convertido no Estaleiro Cosco, na China. Para replicar esse modelo, uma mudança no contrata cessão terá que ser feita, já que o atual contrato prevê índice de conteúdo local de 70% para casco. E isso foi regulamentado pela ANP ontem.

A assinatura do contrato entre a Petrobras e a Modec pode ser um indicativo de que as negociações entre a petroleira e o governo estejam caminhando para um fim na questão da revisão do contrato da cessão onerosa. A mudança dos índices de conteúdo local pode ser feita diretamente entre as duas parte nesse caso, sem precisar passar pela ANP, indicou o Ministério da Fazenda na consulta pública feita pela agência para discutir a flexibilização dos índices de conteúdo local.

Em todos os projetos que toca, a Modec contrata sua subsidiária Sofec, instalada em Houston, para fazer o sistema de ancoragem das plataformas. O Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, é sempre responsável pela construção e integração de módulos no país. 

As unidades de produção da empresa têm E-Houses construídos pela Siemens ou pela ABB. Singapura é sempre o destino de construção dessas unidades por conta da proximidade com os cascos. Integrando a compra, o preço global é reduzido.

Também são comprados fora do país os pacotes de compressores. Os últimos projetos da empresa têm fornecimentos variando entre GE, Hitachi e Manturbo. Pacotes de injeção química acabam vindo também de fora do país, de empresas como Lewa (Singapura), BOMESC (China) e Frames (Holanda).

No Brasil geralmente são feitas partes dos módulos. A EBE, por exemplo, é um fornecedor bastante costumeiro da Modec para módulos de separação de água e óleo. Esteve em todos os últimos projetos da empresa no país. Também são contratados aqui os sistemas de offloading com empresas como IHC e Techflow Marine e pacotes de tratamento de água do mar, com empresas como Suez .

 



Tudo sobre: Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)Conteúdo LocalCoscoModecPetrobras

Mais da epbr

Privatização de refinarias pode encarecer combustíveis, conclui TCU
Transição energética

Petrobras fecha parceria com Vallourec para testar uso de óleo vegetal no refino

epbr
1 de julho de 2022
Amapá Águas Profundas: nova fronteira exploratória para petróleo e gás no Brasil
Colunas e opinião

Amapá Águas Profundas: nova fronteira exploratória para petróleo e gás no Brasil

Opinião
1 de julho de 2022
Na imagem, FPSO Pioneiro de Libra (foto: André Ribeiro/Agência Petrobras)
Diálogos da Transição

Petrobras e Aker Solutions de olho na criação de hubs de CCUS no Brasil

Gabriel Chiappini
30 de junho de 2022
ANP vai obrigar produtores e distribuidoras a aumentar os estoques de diesel S10, em razão da guerra na Ucrânia e da temporada de furacões. Na imagem, terminal Madre de Deus, da Transpetro
Combustíveis

ANP quer obrigar grandes empresas a aumentar estoques de diesel, para evitar desabastecimento

epbr
30 de junho de 2022
Mais
Próximo
Como ficam (e os principais desafios) das secretarias do MME

Como ficam (e os principais desafios) das secretarias do MME

Por favor, faça login para participar da discussão

mais lidas

  • Tradener conclui teste para importação de gás da Bolívia e mira, agora, o mercado livre

    Tradener conclui teste para importação de gás da Bolívia e mira, agora, o mercado livre

    273 compartilhamentos
    Compartilhar 109 Tweet 68
  • Governo da Bahia vai pagar R$ 540 milhões por ações da Gaspetro na Bahiagás

    234 compartilhamentos
    Compartilhar 94 Tweet 59
  • Confaz corta ICMS do diesel, mas estados vão ao STF contra teto do imposto

    171 compartilhamentos
    Compartilhar 68 Tweet 43
  • Petrobras e Aker Solutions de olho na criação de hubs de CCUS no Brasil

    131 compartilhamentos
    Compartilhar 52 Tweet 33
  • ANP quer obrigar grandes empresas a aumentar estoques de diesel, para evitar desabastecimento

    128 compartilhamentos
    Compartilhar 51 Tweet 32
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletter
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr