epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

Coelho defende preços de mercado na Petrobras e caminhoneiros se mobilizam

Semana também começa com atenções voltadas para a análise do TCU sobre a privatização da Eletrobras

epbr
18 de abril de 2022
Em Combustíveis, Comece seu Dia, Mercado de gás, Mercado offshore, Setor elétrico
A A

newsletter

COMECE SEU DIA

epbr.com.br | 08/04/22

Apresentada por


Contato da redação
[email protected]


José Mauro Coelho defende preços de mercado na Petrobras e caminhoneiros se mobilizam

Categoria começa a se mobilizar em protesto contra o alinhamento da estatal aos preços internacionais (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O discurso de posse do novo presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, sinaliza para a manutenção da política de preços dos combustíveis e já reverbera entre os caminhoneiros. A categoria começa a se mobilizar em protesto contra o alinhamento da estatal aos preços internacionais. A semana começa também com as atenções voltadas para a análise do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a privatização da Eletrobras e para os riscos de adiamento da capitalização da estatal elétrica.

Coelho toma posse na Petrobras com discurso de continuidade A “prática de preços de mercado é condição necessária” para garantir o abastecimento do mercado, disse o novo presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, ao tomar posse na quinta-feira (14/4).

– O presidente da estatal já defendia o preço de paridade de importação (PPI) quando era secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia (MME).

— A troca no comando da Petrobras foi motivada pela insatisfação de Jair Bolsonaro (PL) com o aumento dos preços dos combustíveis. O presidente da República é apontado como principal culpado pela inflação dos derivados, de acordo com pesquisa da Genial/Quaest.

– Substituído por Coelho, o general Joaquim Silva e Luna disse não guardar mágoas de Bolsonaro.

— O discurso de Coelho desagrada aos caminhoneiros, que  começam a organizar uma caravana para protestar contra a política de preços da Petrobras. A intenção é partir de Curitiba (PR) em 20 de maio e percorrer diversas cidades do Brasil. Folha de S. Paulo

— Em março, a Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava) protocolou uma ação civil pública na Justiça contra a política de preços da petroleira. A categoria alega que o Preço de Paridade de Importação (PPI) causa reajustes constantes e elevados e que a Petrobras comete infração contra a ordem econômica.

— Na semana passada, a juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 6ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, afirmou que o pedido de suspensão da política de preços dos combustíveis da Petrobras “fere” o princípio da livre iniciativa, intervenção que é vedada ao Judiciário. A Abrava irá recorrer da decisão. Estadão

— Coelho assume a Petrobras sinalizando também para a continuidade das diretrizes do atual plano de negócios da empresa, “maximizando valor do portfólio” com foco no pré-sal e venda de campos maduros e ativos no refino e gás natural.

— Ele repetiu o discurso das gestões passadas da empresa, ao afirmar que o foco numa administração baseada na geração de valor permite à Petrobras retornar mais renda à sociedade. E citou que, em 2021, a petroleira pagou R$ 203 bilhões em impostos, royalties e tributos aos governos federal, estaduais e municipais.



Venda direta de etanol aos postos ainda é pequena e não reduz preços Entre novembro do ano passado, quando a ANP começou a monitorar as vendas diretas, e o fim de fevereiro, as operações do tipo movimentaram 15,4 milhões de litros. O volume representa menos de 1% do consumo nacional no período.

— Praticamente toda a venda direta de etanol foi feita em fevereiro, pelas usinas Vale Verde (RN), e Anicuns (GO). Ambas são do Grupo Farias, de Eduardo Farias, em recuperação judicial desde 2016. O Valor apurou que a maior parte do etanol foi vendido a postos das capitais Natal e Goiânia.

Setor aéreo doméstico vai cair 15% em três meses pela alta do petróleo O cálculo é da consultoria Bain & Company. A queda não é maior por causa da valorização do real em relação ao dólar, que compensa parte do salto dos custos das aéreas e tende a melhorar a demanda por viagens internacionais. Valor

Petroleiras médias têm lucro recorde e investem em expansão de negócios Empresas como PetroRio, 3R e Enauta comemoram barril acima de US$ 100 e não veem redução da importância do petróleo no médio prazo. Estadão

Prorrogação da fase exploratória em consulta pública A diretoria da ANP abriu o debate sobre a proposta de resolução que dá às petroleiras a possibilidade de prorrogar, por 18 meses, os prazos da fase de exploração. O objetivo é minimizar os impactos negativos provocados pela pandemia de covid-19.

EUA reduzem oferta de áreas e aumentam royalties O Departamento do Interior (DOI) dos Estados Unidos anunciou mudanças na oferta de áreas terrestres para exploração e produção de petróleo e gás natural: a área total ofertada foi reduzida em 80%, entre outras alterações. As mudanças “priorizam os interesses do povo americano em terras públicas e avançam na solução de deficiências no programa federal de arrendamento de petróleo e gás”, informou o DOI.

— As mudanças ainda incluem a garantia de consulta tribal e ampla contribuição da comunidade. A taxa de royalties para novos arrendamentos competitivos subiu para 18,75%, “para garantir um retorno justo para o contribuinte americano e a par com as taxas cobradas pelos estados e proprietários privados”.

A produção de petróleo da Rússia caiu 7,5% na primeira quinzena de abril, em comparação com março. Ao todo, o país produziu 10,2 milhões de barris por dia, em média, nas duas primeiras semanas de abril, ante os 11,01 milhões de barris/dia produzidos em março. Reuters

Petroleiras obtêm liminares para barrar protestos climáticos no Reino Unido ExxonMobil, Navigator Thames e Valero obtiveram liminares para impedir protestos de ativistas. Grupos ambientalistas como Extinction Rebellion e Just Stop Oil vêm realizando protestos em Londres e em todo o país, focados principalmente em instalações de petróleo. Reuters

ANP decide por reinício parcial de chamada pública do Gasbol A agência determinou reiniciar parcialmente a Chamada Pública 03/2021, para contratação de capacidade firme do Gasoduto Bolívia-Brasil entre 2022 e 2026. Promovido pela TBG, o processo havia sido suspenso temporariamente pelo órgão regulador em fevereiro, a pedido da Sulgás, que não conseguiu comprar gás suficiente para abastecer o Rio Grande do Sul a partir de 2024.

Judicialização pode prejudicar projetos de gás em Pecém, diz governo do Ceará O secretário-executivo de Energia e Telecomunicações do Ceará, Adão Linhares, teme que a judicialização em torno da nova lei estadual de gás (Lei nº 17.897/2022) afaste investidores, num momento em que o Porto de Pecém se prepara para receber novos projetos.

— A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP) pretende acionar o STF, entre maio e junho, contra Lei do Gás do Ceará. Para a entidade, há conflito entre a legislação do estado e a Lei do Gás federal.

White Martins estuda projeto de hidrogênio verde no Açu As duas partes vão avaliar a viabilidade da produção de H2V no complexo portuário, em São João da Barra (RJ).

— A Linde, controladora da White Martins, tem experiência tecnológica na área de eletrólise, processo essencial para produção do hidrogênio verde. Além do recente acordo com o Porto do Açu, a empresa também estuda projetos do tipo no Ceará e Rio Grande do Sul.

TCU deve adiar privatização da Eletrobras O processo de análise da segunda etapa da privatização da Eletrobras será julgado pelo Tribunal de Contas da União na quarta-feira (20/4). Toda a atenção está voltada para o pedido de vista do ministro Vital do Rêgo, que é dado como certo, segundo o Estadão. Foi o mesmo ministro quem adiou a conclusão do julgamento da primeira etapa.

– O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou na semana passada que a privatização da Eletrobras seria feita em, no máximo, quatro semanas. Ele disse, no entanto, que nenhum candidato pode ligar para os ministros do TCU para tentar paralisar a capitalização da Eletrobras. Guedes se referia a um suposto telefonema do ex-presidente e pré-candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, a Vital do Rêgo para falar sobre a venda da estatal.

– Vital do Rêgo rebateu Guedes e disse que conhece as “pressões exógenas e poderosas sobre a Corte, que nunca se curvou ante essas ações”. Valor

ONS mantém estável previsão de aumento da carga De acordo com o boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para a semana de 16 a 22 de abril, a carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) deve encerrar o mês com aumento de 2,5%, ante igual mês de 2021. A estimativa anterior era de 2,3%.

Por email, você recebe também a agenda pública das autoridades do setor de energia


De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.

Tudo sobre: 3R PetroleumAgência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)CaminhoneirosEnautaEUAExploraçãoJosé Mauro Coelholitígio climáticoOperador Nacional do Sistema (ONS)PetrobrasPetroRioPolítica de Preçospreço da gasolinapreço do dieselPrivatização da EletrobrasReino UnidoTCUVenda direta de etanol

Mais da epbr

Adolfo Sachsida, Bolsonaro e Paulo Guedes – novo ministro de Minas e Energia é um dos principais auxiliares de Guedes e assume no meio da crise dos combustíveis
Política energética

Guedes e Sachsida incluem PPSA e Petrobras em programa para privatização

epbr
13 de maio de 2022
Transição de carvão para renováveis é mais barata do que para gás, diz estudo. Na imagem, termelétrica a carvão
Diálogos da Transição

Transição de carvão para renováveis é mais barata do que para gás, diz estudo

Nayara Machado
13 de maio de 2022
SC recorre para impedir reajuste de gás natural da Petrobras. Na imagem, citygate, para entrega do gás natural do transportador para a distribuidora
Mercado de gás

SC recorre para impedir reajuste de gás natural da Petrobras

Luiz Fernando Manso
13 de maio de 2022
Fracasso da venda direta de etanol x soluções para gasolina e diesel. Na imagem, bomba de abastecimento de combustível
Colunas e opinião

Fracasso da venda direta de etanol x soluções para gasolina e diesel

Opinião
13 de maio de 2022
Mais
Próximo
Brasil pode se posicionar como produtor confiável de minerais críticos, diz diretor da Vale

Brasil pode se posicionar como produtor confiável de minerais críticos, diz diretor da Vale

mais lidas

  • Parecer do Cade aprova venda da Refinaria de Manaus para grupo Atem

    Parecer do Cade aprova venda da Refinaria de Manaus para o grupo Atem

    399 compartilhamentos
    Compartilhar 160 Tweet 100
  • Raízen anuncia construção de duas plantas de etanol 2G

    190 compartilhamentos
    Compartilhar 76 Tweet 48
  • André Mendonça derruba nova cobrança do ICMS do diesel

    160 compartilhamentos
    Compartilhar 64 Tweet 40
  • Quem vendeu mais áreas de petróleo e gás: FHC, Lula, Dilma ou Temer?

    5956 compartilhamentos
    Compartilhar 2617 Tweet 1391
  • A verdade sobre o nível de produção das refinarias da Petrobras, por Rodrigo Lima e Silva

    7359 compartilhamentos
    Compartilhar 2944 Tweet 1840
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletter
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr