epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

Vendas de carros elétricos podem crescer 6% este ano, estima IEA

epbr
19 de maio de 2020 - Atualizado em 9 de junho de 2020
Em Transição energética
A A

Os efeitos da pandemia serão desiguais no mercado automotivo, com queda nas vendas de veículos a combustão e crescimento da demanda por elétricos, estima a Agência Internacional de Energia (EIA).

As projeções são para uma venda de 32 milhões de veículos no 1º semestre, seguida de uma recuperação na segunda metade do ano para 41 milhões de unidades. Representará uma queda de 15% em um ano.

Dentro deste mercado, contudo, a venda de elétricos pode manter a tendência de alta, chegando a 2,3 milhões de unidades (+6% no ano) e cerca de 3% da participação no mercado global de veículos.

O otimismo se explica por estímulos no importante mercado da China, que representou quase metade das vendas de elétricos em 2019, e pelo fato que a alternativa ainda é cara, muitas vezes voltadas para o mercado de luxo.

“O comprador típico de carros elétricos em muitos países ainda tende a ser mais rico que o consumidor médio e pode ser menos afetado pela crise econômica”, explica a EIA.


Mas há riscos: os combustíveis fósseis ficaram mais baratos e as economias globais, mais pobres e com mais pessoas desempregadas. Assim como toda a discussão sobre a transição energética pós-crise, a tendência dependerá da política pública escolhida pelos governos para a impulsionar a retomada – e se teremos um recrudescimentos de emissões ou maiores incentivos para reconstruir o que foi perdido em uma base mais verde.

“Em pacotes de estímulo do passado, no entanto, essas considerações nem sempre foram abordadas adequadamente e as vendas de SUVs e carros a diesel foram impulsionadas, o que elevou a demanda global de petróleo e a poluição do ar. O apoio à indústria automobilística também pode estar vinculado a regras [mais] ambiciosas de economia de combustível, que no passado acionaram a inovação e ajudaram a impulsionar as peças-chave da atual indústria de carros elétricos”, alertam analistas da agência.

O artigo em inglês As the Covid-19 crisis hammers the auto industry, electric cars remain a bright spot pode ser lido aqui.


De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.

Tudo sobre: Agência Internacional de Energia (IEA)Veículos Elétricos

Mais da epbr

Fatih Birol e Hardeep Singh Puri discutem como enfrentar crise energética e crise climática, em Davos 2022 (Foto Manuel Lopez/Fórum Econômico Mundial)
Diálogos da Transição

“Mundo não precisa escolher entre crise energética e climática”, diz diretor da IEA

Nayara Machadoe1 outro(s)
23 de maio de 2022
Pontoon E-Mobility firmou parceria com o Governo de Pernambuco, para aluguel de carros elétricos, durante agenda do governador Paulo Câmara (PSB) em São Paulo (Foto: SEI/Divulgação)
Transição energética

Governo de Pernambuco e Pontoon E-Mobility firmam parceria para aluguel de carros elétricos

Ana Guerra
20 de maio de 2022
Incentivo a veículos elétricos passa na CCT, do Senado. Na imagem, presidente da CCT, Rodrigo Cunha, que relatou o PL 6.020
Congresso

Incentivo a veículos elétricos passa em comissão do Senado

epbr
20 de maio de 2022
Montadoras estão distantes da rota para limitar aquecimento a 1,5°C, diz think tank InfluenceMap. Na imagem, Mercedez-Benz produzindo suas próprias baterias
Clima

Montadoras estão distantes da rota para limitar aquecimento a 1,5°C, diz think tank

Ana Guerra
18 de maio de 2022
Mais
Próximo
A abertura do downstream em tempos de crise

A abertura do downstream em tempos de crise

Por favor, faça login para participar da discussão

mais lidas

  • Bolsonaro [na foto] põe em xeque papel da Petrobras, após corte de gás da Bolívia

    Bolsonaro põe em xeque papel da Petrobras, após corte de gás da Bolívia

    293 compartilhamentos
    Compartilhar 117 Tweet 73
  • Como acordo Bolívia-Argentina afeta mercado de gás natural no Brasil

    6023 compartilhamentos
    Compartilhar 2409 Tweet 1506
  • Que poder, de fato, Bolsonaro tem para mudar preços da Petrobras?

    145 compartilhamentos
    Compartilhar 58 Tweet 36
  • Mercado brasileiro de carbono: análises e perspectivas em um ambiente de insegurança jurídica e regulatória

    132 compartilhamentos
    Compartilhar 53 Tweet 33
  • “Mundo não precisa escolher entre crise energética e climática”, diz diretor da IEA

    143 compartilhamentos
    Compartilhar 57 Tweet 36
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletter
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr