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thyssenkrupp espera receitas de até € 700 milhões com hidrogênio verde até 2025

Companhia pretende lançar IPO para ampliar seus negócios de eletrólise para produção de hidrogênio verde (H2V)

Gabriel Chiappini
13 de janeiro de 2022
Em Biocombustíveis, Combustíveis, Internacional, Transição energética
A A
Eletrolisadores da thyssenkrupp usam tecnologia alcalina (foto: thyssenkrupp/Divulgação)

Eletrolisadores da thyssenkrupp usam tecnologia alcalina (foto: thyssenkrupp/Divulgação)

A divisão thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers passou a se chamar thyssenkrupp nucera a partir desta quinta (13) quando anunciou que pretende lançar uma oferta pública inicial (IPO) para ampliar seus negócios de eletrólise para produção de hidrogênio verde (H2V).

O foco da nova companhia será a produção em larga escala de eletrólise alcalina da água (AWE). Com isso, a thyssenkrupp nucera espera atingir cerca de € 700 milhões em receitas até 2025.

A empresa, que já é líder mundial em tecnologias para produção de H2V — com mais de 600 projetos que totalizam 10 GW de capacidade instalada em eletrolisadores –, fechou 2021 com uma carteira de pedidos de hidrogênio verde de cerca de € 900 milhões.

“Hoje nasce uma nova estrela em nosso grupo de empresas da família thyssenkrupp. Por meio do Capital Market Day, lançamos a thyssenkrupp nucera. A sua sensacional e comprovada tecnologia para a a produção de hidrogênio verde é um das grandes alavancas rumo a uma economia global de zero carbono”, destacou Paulo Alvarenga, CEO da companhia na América do Sul, em uma rede social. 

A expectativa da empresa é não só que o mercado de hidrogênio aumente sete vezes até 2050, mas que a maior parte da produção anteriormente baseada em fósseis seja convertida em hidrogênio verde.

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Eletrólise para a Shell em Roterdã

A thyssenkrupp nucera também anunciou uma parceria com a Shell no maior projeto de hidrogênio verde da Europa, o Hydrogen Holland I no porto de Roterdã, na Holanda.

Para este projeto, a companhia vai desenvolver e instalar uma planta de 200 MW com base em sua tecnologia de AWE. A construção dos eletrolisadores deve começar no primeiro semestre de 2022 e o início da produção está programada para 2024.

“Estamos ansiosos para apoiar a construção de um importante hub de hidrogênio na Europa Central e contribuir para a transição da Europa para a energia verde”, disse Christoph Noeres, Head de Hidrogênio Verde da thyssenkrupp.

“Com o nosso tamanho de módulo padrão de larga escala, fortalecemos ainda mais a estratégia de hidrogênio da Shell. A parceria combina perfeitamente nossa excelência em engenharia com a competência da Shell, um dos maiores players globais de energia.”

O hidrogênio verde será produzido para a indústria e o setor dos transportes, sendo toda a eletricidade proveniente do parque eólico offshore Hollandse Kust (Noord), com garantias de origem de energia limpa.

O H2V vai ser transportado por meio de um duto com cerca de 40 km de extensão que vai da usina até o Parque de Energia e Produtos Químicos da Shell, em Roterdã. 


Conexão Roterdã — Pecém 

O governo do Ceará vem tentando atrair a Shell para o futuro Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). 

No final do ano passado, executivos da companhia estiveram reunidos com representantes do governo cearense no Porto de Roterdã. O porto holandês é o maior da Europa e detém 30% de participação acionária no CIPP. 

“Na ocasião, representantes do governo cearense convidaram a Shell para conhecer as soluções em hidrogênio desenvolvidas no estado”, afirmou a companhia à epbr, em nota. 

A ideia é que haja um corredor logístico entre Pecém e Roterdã, onde o primeiro seja a porta de saída para o H2V produzido no Brasil e o segundo a porta de entrada na Europa.

A expectativa de especialistas é que 20 milhões de toneladas de hidrogênio verde entrem no noroeste da Europa via Porto de Roterdã até 2050. 

Memorandos de H2V assinados com o Ceará 

  • Enegix Energy
  • White Martins/Linde
  • Qair
  • Fortescue
  • Neonergia
  • Eneva
  • Diferencial
  • Hytron
  • H2Helium
  • Engie
  • Transhydrogen Alliance
  • EDP 
  • AES 

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Tudo sobre: eletrolisadoresHidrogêniohub de hidrogênioShellThyssenKrupp

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