epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

Risco de interferência nos preços atrasa venda das refinarias, diz Fernando Borges, da Petrobras

epbr
12 de agosto de 2021
Em Combustíveis, Comece seu Dia, Mercado offshore
A A

ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA PRIMEIRO POR EMAIL


Essa newsletter é enviada primeiro
aos assinantes, por e-mail.


COMECE SEU DIA

APRESENTADA POR 


Contato da redação
epbr@epbr.com.br


em jogo

O risco de interferência nos preços dos combustíveis é um fator que tem atrasado a venda das refinarias da Petrobras, afirma Fernando Borges, diretor executivo de Exploração e Produção da companhia, em entrevista à epbr. Reveja a transmissão na íntegra

— O executivo defende que é preciso preservar a competitividade da indústria de óleo e gás, o que passa pela liberdade na formação de preços, mas também pela manutenção da política de conteúdo local vigente e de participação governamental, que inclui a tributação e os royalties baseados no valor da produção.

— “É um dos riscos que não está tornando fácil a Petrobras vender suas refinarias. Esse histórico de interferência no Brasil é longo e, quando se tem alternância de governo, pode ter um outro que acha que é a solução controlar preço”, disse.

Mais da epbr

Como acordo Bolívia-Argentina afeta mercado de gás natural no Brasil
Mercado de gás

Como acordo Bolívia-Argentina afeta mercado de gás natural no Brasil

1 hora atrás
Sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília
Comece seu Dia

Privatização da Eletrobras avança; política de preços da Petrobras em pauta

1 dia atrás
Fugro ganha contratos para eólicas offshore
Eólica

Eólica offshore é uma das alternativas para a Petrobras no futuro, diz CEO

2 dias atrás

— A percepção no mercado é que, de fato, o risco afeta o valor das refinarias. Das oito unidades à venda, a Petrobras fechou uma – a RLAM, na Bahia – e decidiu reiniciar a concorrência pela Repar, no Paraná, justamente porque as propostas ficaram muito abaixo do esperado.

— No momento, a refinaria em fase mais avançada é a Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas. Além da planta de lubrificantes do Ceará (Lubnor) e da SIX, unidade de processamento de xisto betuminoso minerado no Paraná, que também estão mais adiantadas.

Novas fronteiras na Margem Equatorial, da Foz do Amazonas à Bacia Potiguar, são as áreas inexploradas de maior potencial na visão da Petrobras. Fernando Borges, contudo, cobrou a liberação das licenças ambientais.

— “É muito frustrante para uma companhia internacional, que não consegue atender os requisitos do licenciamento. A paciência acaba, como aconteceu no caso [da Foz do Amazonas] e perdemos dois sócios”, diz.


PUBLICIDADE


Está publicada a MP 1063, da venda direta do etanol e da flexibilização da fidelidade às bandeiras nos postos de combustíveis — a possibilidade de instalação de bomba branca. Veja no DOU.

— Durante a cerimônia de assinatura da MP da venda direta de etanol, nessa quarta (11/8), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ressaltou que a medida, por si só, não garantirá redução no preço dos combustíveis.

— Ele voltou a colocar sobre a tributação estadual o maior peso da composição dos preços e cobrou dos parlamentares que seja aprovado, além da medida provisória, o projeto de lei complementar para tornar fixo um valor nominal do ICMS, que não tem tido apoio nem de sua base na Câmara dos Deputados.

— Na ANP, uma decisão liminar da Justiça Federal do Rio de Janeiro atendeu ao pedido das distribuidoras de combustíveis para interromper a consulta pública que poderia levar à liberação das bombas brancas nos postos de gasolina. Veja os detalhes

Nesta quinta (12/8), dia seguinte ao lançamento da MP 1063, de venda direta de etanol e da bomba branca, a Petrobras está elevando em 3,5% o preço médio da gasolina em suas refinarias, adicionando 9,45 centavos no litro do combustível, para R$ 2,78.

— Em julho, a gasolina subiu 15,7 centavos, para R$ 2,69 por litro, alta de 6,2%. No reajuste anterior, em 12 de junho, a companhia havia reduzido os preços em cerca de 2%. Em 1º de maio, também fez um corte no mesmo patamar.

Após abrir o dia em queda, os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nessa quarta (11/8), com o governo dos EUA afirmando que não iria pedir aos produtores para aumentar a produção e que os esforços para elevar a produção da OPEP são plano de longo prazo.

— O Brent fechou em alta de 0,81 dólar, ou 1,15%, a 71,44 dólares o barril, e continuou subindo nas negociações pós-fechamento, após forte alta de 2,3% na terça. Mais cedo na sessão, o contrato caiu para uma mínima de 69,07 dólares o barril.

— O WTI fechou em alta de 0,96 dólar, ou 1,41%, a 69,25 dólares o barril, após um salto de 2,7% na terça.

— O mercado também foi impulsionado por relatório dos EUA mostrando que a oferta de petróleo no país caiu na semana passada, mudando o foco da produção da OPEP.

— O Brent acumula alta de cerca de 35% neste ano, apoiado por restrições de oferta da OPEP, e mesmo após sofrer a maior perda semanal em quatro meses na semana passada. (Reuters)

Ministério de Minas e Energia detalhou as linhas de atuação do Combustível do Futuro, programa com o objetivo de reunir as diversas iniciativas para descarbonização do setor de transporte, da produção ao consumo de combustíveis. Veja o plano de ação.

O governo do Rio Grande do Norte assinou um memorando de entendimento com a Enterprize Energy – empresa de energia com sede em Singapura – para desenvolver projetos de eólicas offshore e produção de hidrogênio verde (H2V) e amônia verde na costa do estado.

— Até agora, as empresas que já anunciaram oficialmente a intenção de produzir hidrogênio verde no Brasil foram:  Qair (Ceará e Pernambuco), Fortescue (Ceará e Rio de Janeiro), Enegix (Ceará), White Martins (Ceará) Neoenergia (Pernambuco) e AmmPower (Espírito Santo). Veja os detalhes do novo negócio.

O Cade liberou a transferência de participação da Gaspetro na distribuidora do Maranhão, a Gasmar, para a Termogás, sem restrições. “O negócio não gera nova sobreposição horizontal ou nova integração vertical e não altera as condições concorrenciais presentes no mercado atualmente”, diz relatório do órgão.

— Após a operação, os 25% da Gaspetro na Gasmar serão transferidos para a Termogás, que passará a ter 74,5% do capital total da distribuidora. O estado do Maranhão mantém os 25,5% restantes.

— A Termogás processou a Petrobras em razão da venda de 49% da Gaspetro para a Mitsui, em 2015. Alega que teria o direito de exercer preferência de compra da participação indireta na Gasmar. O novo negócio encerra o litígio.

A New Fortress Energy assinou acordos com a Unigel para fornecimento de gás natural às fábricas de fertilizantes Unigel Agro Bahia e Unigel Agro Sergipe, em Camaçari e Laranjeiras, respectivamente.

— Os acordos também incluem a opção de fornecimento à unidade de produtos químicos da Unigel em Candeias, na Bahia. A demanda das fábricas é da ordem de 2 milhões de m³/dia.

— O acordo prevê fornecimento de gás por cinco anos, a partir do primeiro trimestre de 2022. O suprimento será feito via terminais de GNL no Porto de Suape, em Pernambuco, e em Sergipe, que atualmente atende à térmica Porto de Sergipe I e será interligado à rede de transporte.

O Grupo CBO assinou um acordo para comprar a Finarge Apoio Marítimo, empresa da Finarge Armamento Genovese e dona de uma frota de cinco AHTS, embarcações usadas na ancoragem de plataformas offshore.

— Com o negócio, a CBO terá 14 AHTS em operação no Brasil e uma frota de 40 unidades de apoio offshore. A aquisição está prevista para ser concluído em cerca de 30 dias.

— “A aquisição da Finarge e das cinco embarcações vai representar mais uma importante etapa do plano de crescimento da CBO, que consiste na compra de embarcações high spec, aptas a operar no Brasil, sobretudo na região do pré-sal”, comentou Marcos Tinti, CEO do Grupo CBO.

Por e-mail, você recebe também recebe diariamente a agenda das autoridades


De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.

Tudo sobre: Petrobras

Mais da epbr

Como acordo Bolívia-Argentina afeta mercado de gás natural no Brasil
Mercado de gás

Como acordo Bolívia-Argentina afeta mercado de gás natural no Brasil

André Ramalhoe1 outro(s)
20 de maio de 2022
Sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília
Comece seu Dia

Privatização da Eletrobras avança; política de preços da Petrobras em pauta

epbr
19 de maio de 2022
Fugro ganha contratos para eólicas offshore
Eólica

Eólica offshore é uma das alternativas para a Petrobras no futuro, diz CEO

Gabriel Chiappini
18 de maio de 2022
Governo crê em aval do TCU para privatizar Eletrobras em três semanas. Na imagem, ministro do TCU Aroldo Cedraz durante sessão no plenário da corte
Comece seu Dia

Governo crê em aval do TCU para privatizar Eletrobras em três semanas

epbr
18 de maio de 2022
Mais
Próximo
Ministro aponta hidrogênio verde como solução para segurança energética

Ministro aponta hidrogênio verde como solução para segurança energética

mais lidas

  • Shell anuncia projeto-piloto de hidrogênio verde no Porto do Açu. Na imagem, André Araujo, presidente da Shell. Executivo diz que projeto fomentará o desenvolvimento de toda a cadeia de valor da geração de hidrogênio renovável

    Shell anuncia projeto-piloto de hidrogênio verde no Porto do Açu

    254 compartilhamentos
    Compartilhar 102 Tweet 64
  • Fracasso da venda direta de etanol x soluções para gasolina e diesel

    1003 compartilhamentos
    Compartilhar 401 Tweet 251
  • Tempos de guerra

    158 compartilhamentos
    Compartilhar 63 Tweet 40
  • Como acordo Bolívia-Argentina afeta mercado de gás natural no Brasil

    142 compartilhamentos
    Compartilhar 57 Tweet 36
  • O novo plano de Lira para reduzir o ICMS dos combustíveis e da energia

    141 compartilhamentos
    Compartilhar 56 Tweet 35
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletter
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr