epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

Rio apoia discussão sobre o fim da partilha e quer diálogo sobre redução dos royalties

Kelly Lima
10 de novembro de 2017 - Atualizado em 13 de novembro de 2017
Em Sem categoria
A A

O governo do Rio de Janeiro está defendendo a ampliação do diálogo na discussão da proposta da Agência Nacional do Petróleo sobre a redução das alíquotas de royalties e participação especial sobre a produção incremental de petróleo e gás para a revitalização de campos maduros. A E&P Brasil conversou com exclusividade com o secretário da Casa Civil do governo do Rio, Christino Áureo (veja o vídeo) .

A redução dos royalties para a revitalização de campo maduros é uma das medidas propostas pela ANP para tentar atrair novos investimentos para o setor com a ampliação do fator de recuperação de campos mais antigos.

Áureo disse ainda que o governo do Rio enxerga com bons olhos a retomada da discussão sobre o marco regulatório para a exploração do pré-sal, discussão pautada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. “O modelo de concessão entendemos que seja o mais adequado”, disse, alertando para a dificuldade de se aprovar essa medida em um ano eleitoral.

Como funciona a partilha de produção no Brasil 

Na partilha da produção, a União e as petroleiras dividem o petróleo e o gás natural extraídos. Do total de óleo produzido pela empresa contratada, ela desconta os custos da exploração, do desenvolvimento de um campo e da extração (custo em óleo). O volume de petróleo e/ou gás restante, depois do descontados os investimentos, é o excedente em óleo. Esse excedente é dividido entre União e a petroleira, que também paga royalties relativos à sua parcela da produção. Para representar a União nos consórcios para exploração e produção no pré-sal foi criada a estatal Pré-Sal Petróleo (PPSA).

No regime de partilha e apenas nele, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decide se licitações (em rodadas de partilha) serão realizadas ou se será contratada diretamente a Petrobras. Na partilha, mesmo no caso de licitações, o CNPE oferece primeiramente à Petrobras a preferência de ser operadora dos blocos a serem contratados. Nos leilões de amanhã, a estatal exerceu o direito de preferência nas áreas de Entorno de Sapinhoá, Peroba e Alto de Cabo Frio Central.

Caso a Petrobras manifeste interesse em atuar na condição de operadora, o CNPE propõe à Presidência da República quais blocos deverão ser operados pela empresa, indicando sua participação mínima no consórcio, que não poderá ser inferior a 30%.

Os blocos e os parâmetros técnicos e econômicos dos contratos de partilha de produção são definidos em resolução do CNPE e as licitações promovidas pela ANP. Ao MME cabe estabelecer diretrizes para ANP fazer a licitação e elaborar os editais e os contratos.

Nas licitações de partilha, vence a petroleira que oferecer ao estado a maior parcela de petróleo e gás natural (ou seja, a maior parcela do excedente em óleo).

Os consórcios que explorarão serão compostos pela PPSA, representando a União, e pelas empresas vencedoras da licitação. Diferentemente do modelo de concessão, na partilha, os contratos serão assinados, em nome da União, pelo MME.

Tudo sobre: Royalties

Mais da epbr

CNPE aprova medidas para estimular campos marginais. Na imagem, unidade de produção da Petrobras no Nordeste
Política energética

CNPE aprova medidas para estimular campos marginais

epbr
23 de junho de 2022 - Atualizado em 24 de junho de 2022
Rio de Janeiro estima perda de R$ 10 bilhões por ano com teto do ICMS. Na imagem, Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, no bairro de Laranjeiras (Foto: Halley Pacheco de Oliveira/Wikimedia Commons)
Política energética

Rio de Janeiro estima perda de R$ 10 bilhões por ano com teto do ICMS

Luiz Fernando Mansoe1 outro(s)
22 de junho de 2022 - Atualizado em 30 de junho de 2022
Windfall tax? Entenda a proposta para taxação de petroleiras no PLP 18
Congresso

Windfall tax? Estados propõem elevar carga tributária sobre petroleiras para bancar desoneração de ICMS

Larissa Fafá
2 de junho de 2022 - Atualizado em 3 de junho de 2022
Caio Mário Paes de Andrade [na foto], indicado para a presidência da Petrobras, é da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes (Foto: Reprodução/LinkedIn). Troca na Petrobras tem Guedes de volta e possível trava nos reajustes
Comece seu Dia

Troca na Petrobras tem Guedes de volta e possível trava nos reajustes

epbr
24 de maio de 2022 - Atualizado em 25 de maio de 2022
Mais
Próximo
Shell defende competitividade como modelo

Shell defende competitividade como modelo

Por favor, faça login para participar da discussão

mais lidas

  • Amapá Águas Profundas: nova fronteira exploratória para petróleo e gás no Brasil. Na imagem, sonda de perfuração offshore West Saturn (Foto: Marinha do Brasil)

    Amapá Águas Profundas: nova fronteira exploratória para petróleo e gás no Brasil

    364 compartilhamentos
    Compartilhar 146 Tweet 91
  • Eneva fecha contrato para fornecimento de GNL à Vale no Maranhão

    161 compartilhamentos
    Compartilhar 64 Tweet 40
  • BNDES lança programa para financiar projetos pilotos de hidrogênio verde

    125 compartilhamentos
    Compartilhar 50 Tweet 31
  • Petróleo e gás: uma agenda para o setor

    472 compartilhamentos
    Compartilhar 189 Tweet 118
  • Tradener conclui teste para importação de gás da Bolívia e mira, agora, o mercado livre

    367 compartilhamentos
    Compartilhar 147 Tweet 92
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletter
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr