epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

Ricardo Salles quer simplificar licenciamento

epbr
25 de abril de 2019
Em Meio ambiente, Política energética
A A

Por Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse hoje (25) que as mudanças na legislação de licenciamento ambiental devem simplificar processos sem abrir mão de garantias ambientais. “Entendo que o projeto deve prestigiar a objetividade, a celeridade e a racionalidade, sem que isso signifique a diminuição de garantias e proteções ambientais. Agora, coisas burocráticas, retrabalho e simplesmente questões retóricas não são garantias de um meio ambiente adequado ou de um licenciamento eficiente”, disse hoje ao participar de um fórum de sustentabilidade promovido pela companhia de mídia Bloomberg.

Desde o ano passado, tramitam no Congresso propostas para criação de uma lei geral para o licenciamento ambiental. O processo de emissão de licenças ambientais é obrigatório para empreendimentos e atividades econômicas que possam causar danos ao meio ambiente e a terras pertencentes a comunidades tradicionais, como povos indígenas e quilombolas.

Para o ministro, falta foco no atual modelo de licenciamento. “Você traz energia, gasta tempo e orçamento, coloca quadro de pessoal do licenciamento tanto municipal, estadual quanto a nível federal para fazer coisas que muitas vezes não são necessárias. Não tem mérito ambiental nenhum. E naquilo que precisaria ter um corpo técnico dedicado faz-se, às vezes, análises superficiais”, afirmou.

Amazônia

Sobre a Amazônia, Salles defendeu que o combate ao desmatamento seja parte de um planejamento mais amplo para a região. “As cidades de Amazônia, que é uma região onde 80% da população vive nas cidades, não têm saneamento”, ressaltou. Segundo ele, essa situação, junto com a falta de outras condições de vida também impacta o meio ambiente. “Nós temos na região Norte do Brasil, para ficar no bioma amazônico, uma necessidade de inclusão dessas pessoas no desenvolvimento, para que, inclusive, eles tenham recursos para não atingir o meio ambiente”, acrescentou.

O ministro disse ainda que é preciso diferenciar o desmatamento previsto em lei do ilegal. “Tudo feito dentro da lei é direito do proprietário, direito de propriedade. Tudo aquilo fora da lei será combatido. Não é uma discussão de avanço ou não avanço [do desmatamento na Amazônia]. Se há regramento para isso e o regramento está sendo cumprido, não há nada de ser condenado”, enfatizou.

Para Salles, as normas brasileiras devem ser respeitadas, independente da repercussão internacional. “Se você tem uma regra no Brasil, essa regra tem que ser respeitada. É completamente inaceitável que você tenha elucubrações sobre qualquer situação que mesmo dentro da lei não possa ser executada”, disse ao comentar reações da comunidade internacional em relação à preservação da floresta.

Tudo sobre: Lei Geral do Licenciamento AmbientalMeio AmbienteRicardo Salles

Mais da epbr

Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento no Morro da Oficina, após a chuva que assolou Petrópolis, na região serrana fluminense
Diálogos da Transição

COP27, justiça climática e as lições de Petrópolis

Nayara Machado
22 de fevereiro de 2022 - Atualizado em 24 de março de 2022
Ibama no combate ao desmatamento ilegal na Terra Indígena Pirititi, em Roraima/RO (foto: Ibama)
Diálogos da Transição

“Não faltou recurso para fiscalizar crimes ambientais; faltou vontade”, diz relatório do OC

Nayara Machado
1 de fevereiro de 2022 - Atualizado em 24 de março de 2022
oaquim Álvaro Pereira Leite, com histórico no agronegócio e programas florestais, assume o Meio Ambiente
Clima

Joaquim Álvaro Pereira Leite, com histórico no agronegócio e programas florestais, assume o Meio Ambiente

Gabriel Chiappini
23 de junho de 2021
Proposta de Salles de cobrar por preservação esbarra em dados de desmatamento
Meio ambiente

Ricardo Salles pede demissão do Ministério do Meio Ambiente

epbr
23 de junho de 2021
Mais
Próximo

ANP nega pedido da PetroRio de suspender contratos na Foz do Amazonas

mais lidas

  • Bahia pagará R$ 540 milhões por ações da Gaspetro na Bahiagás. Na imagem, Marcus Cavalcanti, Secretário de Infraestrutura da Bahia (Foto: Geraldo) Magela/Agência Senado)

    Governo da Bahia vai pagar R$ 540 milhões por ações da Gaspetro na Bahiagás

    150 compartilhamentos
    Compartilhar 60 Tweet 38
  • Gás natural vai ficar até 37% mais caro em Santa Catarina em julho

    336 compartilhamentos
    Compartilhar 134 Tweet 84
  • Petrobras e Braskem vão estudar criação de hub de armazenamento de carbono (CCUS)

    133 compartilhamentos
    Compartilhar 53 Tweet 33
  • Confaz corta ICMS do diesel, mas estados vão ao STF contra teto do imposto

    130 compartilhamentos
    Compartilhar 52 Tweet 33
  • Petrobras retoma privatização das refinarias em novo momento do mercado

    218 compartilhamentos
    Compartilhar 87 Tweet 55
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletter
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr