epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
Eneva
Capa Mercado Projetos Mercado offshore

Petrobras vai assumir operação de bloco da BP na Foz do Amazonas

porepbr
22 de outubro de 2020
Em Meio ambiente, Mercado offshore

A Petrobras vai assumir a operação do bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas, e será a principal empresa responsável pelas áreas contratadas em águas profundas na região em 2013, na 11ª rodada. As informações são da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), que aprovou nesta quinta (22) a mudança no contrato.

Até o momento, as empresas não conseguiram licenças ambientais do Ibama para perfurar na Foz do Amazonas.

A Petrobras permanece com 30% e BP, com 70% do FZA-M-59. O bloco é um dos nove contratados na 11ª rodada, de 2013, a maioria deles em consórcios liderados pela Total, que desistiu do projeto.

A mudança ocorre um mês depois de a Total anunciar que vai transferir toda a sua participação em cinco blocos da Foz do Amazonas para suas sócias e se a BP dispensar o aumento de participação, a Petrobras ficará com 70% dos ativos.

No saldo das alterações, a Petrobras será operadora dos blocos FZA-M-57, FZA-M-59, FZA-M-86, FZA-M-88, FZA-M-125 e FZA-M-127, todos em sociedade com a BP. Também operam na região a Enauta (FZA-M-90) e PetroRio (FZA-M-254 e FZA-M-539).

Localização dos blocos de exploração de petróleo e gás natural em águas profundas da Bacia da Foz do Amazonas
Localização dos blocos de exploração de petróleo e gás natural em águas profundas da Bacia da Foz do Amazonas

Operadores não conseguem licença para perfurar na Foz

A Total e a BP chegaram a solicitar as licenças de exploração para perfurar na Foz do Amazonas, mas o Ibama negou os pedidos. Para o órgão ambiental, faltaram estudos que detalhassem os impactos e, portanto, as medidas necessárias para que a atividade ocorresse com segurança.

Pesa também o fato de os blocos estarem próximos da fronteira com a Guiana Francesa, já que há uma entendimento que é necessária uma coordenação com o país vizinho, que pode ser prejudicado em caso de vazamento de petróleo.

A região fez parte de uma campanha da ONG internacional Greenpeace, que defende que nenhuma atividade petrolífera seja conduzida na Foz do Amazonas. Ganhou notoriedade depois de uma expedição para estudar as formações de corais na costa do Amapá.

PUBLICIDADE

A Total chegou a reiniciar o licenciamento para perfurar sete poços na Foz do Amazonas, a maior campanha prevista para a região, mas desistiu. No passado, a Petrobras perfurou na Foz do Amazonas, mas sem descobertas que justificassem investimentos adicionais.

A liberação das perfurações é uma demanda de políticos do Amapá, estado que poderia ser beneficiado pela contratação de serviços locais e aumento da movimentação portuária.

“O que falta lá é só a licença do Ibama. Está sendo protelado. A gente vai precisar muito do apoio de vocês para que se resolva isso. O Amapá está nessa rota de desenvolvimento”, afirmou o senador Lucas Barreto (PSD/AP) durante as sabatinas de Symone Araújo e Rodolfo Saboia, futuros diretores da ANP.

Symone Araújo defendeu que é preciso integrar mais as áreas do governo para destravar exploração em nova fronteira.

“É de grande valia para o Brasil que a gente avance em novas fronteiras. Não conhecemos o potencial de nossas bacias. Utilizamos um potencial na casa de menos de 5%”, afirmou.


De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.

Tudo sobre: ANPBPFoz do AmazonasLicenciamento AmbientalPerfuraçãoPetrobrasTotal

Mais da epbr

Abastecimento de carro flex, gasolina ou alcool -- foto por Rafael Neddermeyer, de Fotos Públicas
Combustíveis

Defasagem na gasolina da margem para 9% de reajuste, calcula Ativa Investimentos

porepbr
22 de janeiro de 2021
Natália Seyko é especialista em Regulação de Energia na Abrace
Colunas e opinião

Consumidores buscam melhores práticas regulatórias do novo mercado de gás, por Natália Seyko

porepbr
21 de janeiro de 2021
Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) está à venda
Fusões e Aquisições

Petrobras confirma negociação com Ultrapar para venda da Refap

porepbr
19 de janeiro de 2021
Por que as gigantes do petróleo Shell, BP, Chevron, Exxon ou Total nunca investiram em refino no Brasil?
Newsletter Comece seu Dia

Consultorias calculam defasagem de 7% a 13% nos preços da gasolina e do diesel da Petrobras

porepbr
19 de janeiro de 2021
Refinaria Gabriel Passos (Regap)
Combustíveis

Petrobras aumenta gasolina e mantém preço do diesel inalterado

porepbr
18 de janeiro de 2021
Mais

mais lidas

  • Veja os blocos de exploração de petróleo e gás que serão licitados no Brasil em 2021

    Veja os blocos de exploração de petróleo e gás que serão licitados no Brasil em 2021

    2000 compartilhamentos
    Compartilhar 800 Tweet 500
  • Baterias estão mais viáveis para consumidores de média e alta tensão

    119 compartilhamentos
    Compartilhar 48 Tweet 30
  • Ponto Final: Candidatos de Bolsonaro no Congresso defendem prorrogação do auxílio emergencial

    115 compartilhamentos
    Compartilhar 46 Tweet 29
  • BR Distribuidora mantém a aposta no mercado de GNL

    116 compartilhamentos
    Compartilhar 46 Tweet 29
  • Consumidores defendem redução de subsídio para energia solar

    109 compartilhamentos
    Compartilhar 44 Tweet 27
Eneva

vídeos

Em execução

Rodolfo Saboia será o entrevistado da epbr na quinta, 14 de janeiro

epbr entrevista Rodolfo Saboia, diretor-geral da ANP

Rodolfo Saboia será o entrevistado da epbr na quinta, 14 de janeiro

Ao vivo
O legado de 2020 para a indústria de óleo e gás

O legado de 2020 para a indústria de óleo e gás

Petropolítica
Comissão do Senado aprova indicações para ANP e Aneel

Vídeo: novo diretor-geral da ANP toma posse

Ao vivo
Entrevista ao vivo com Rafael Grisolia CEO da BR Distribuidora

CEO da BR Distribuidora, Rafael Grisolia será o entrevistado desta quinta (21)

Ao vivo
epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Newsletter
  • Política energética
  • Congresso
  • Petróleo e gás
  • Mercado de gás
  • Combustíveis
  • Transição energética
  • Clima
  • Vídeo
  • Podcast
  • Colunas e opinião
  • Quem somos

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
  • Política energética
  • Congresso
  • Petróleo e gás
  • Mercado de gás
  • Combustíveis
  • Transição energética
  • Clima
  • Vídeo
  • Podcast
  • Colunas e opinião
  • Quem somos

© 2020 agência epbr

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Entrar

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Vá para versão mobile