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Os veículos elétricos sozinhos não conseguem realizar a transição energética. Mas como parte de um sistema, eles vão, por Lei Zhang

epbr
13 de outubro de 2020
Em Clima, Colunas e opinião, Transição energética
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Por Lei Zhang

  • Os veículos elétricos (VEs) podem trazer benefícios para o sistema de energia mais amplo como parte de uma cidade inteligente integrada que aborda a descarbonização de forma sistêmica, incluindo geração de energia verde e desafios de estabilidade da rede de energia.
  • Um investimento de € 6 bilhões em infraestrutura de carregamento de VEs poderia render mais de € 12 bilhões em benefícios para a saúde humana com a melhoria da qualidade do ar.
  • Quando os veículos elétricos são integrados ao sistema de energia de uma cidade, a bateria pode fornecer energia para a rede quando o sol está se pondo ou o vento não está soprando. Este valor adicional complementa as fontes de energia variáveis, como solar e eólica.

Diante de uma crise sistêmica, países, empresas e indivíduos não podem ficar sozinhos. Como a pandemia COVID-19 traz a importância da colaboração global em grande relevo, o mesmo compromisso coletivo deve ser demonstrado para abordar urgentemente a crise da mudança climática.

A atual situação climática não pode significar escolher entre crescimento, desenvolvimento e progresso, por um lado, e meio ambiente, saúde e sustentabilidade, por outro. Este deve ser um esforço consolidado e não devemos considerar um sem o outro.

Estudos apontaram que a China, por exemplo, poderia cortar custos em até 11% se comprometendo com a geração de eletricidade não fóssil, provando que ter uma visão holística da sustentabilidade é economicamente sensato no longo prazo.

Em colaboração com o Grupo de Ação da Indústria de Eletricidade do Fórum Econômico Mundial (EIAG), a Envision tem trabalhado junto com outros líderes da indústria e a Accenture para desenvolver uma estrutura baseada no “Valor do Sistema”. Esta estrutura considera holisticamente o efeito das políticas e investimentos na economia, sociedade e meio ambiente. À medida que trabalhamos para uma recuperação sustentável da recessão COVID-19, o objetivo é orientar os formuladores de políticas, líderes empresariais e as partes interessadas da comunidade de energia para ações prioritárias e longe de prejudicar a produção e o uso de energia.

System Value of a Clean Energy                                                                                             Image: World Economic Forum

Veículos elétricos: um pilar da revolução da energia limpa

Um dos pilares críticos da revolução da energia limpa é a ampla adoção de veículos elétricos (VEs). Os VEs emitem menos gases de efeito estufa do que os veículos MCI (Motores a Combustão Interna) incumbentes e a porcentagem cada vez maior de energia renovável disponível para os usuários continuará a aumentar a diferença da pegada de carbono entre os VEs e os veículos MCI.

O custo total de propriedade de um veículo elétrico já é inferior ao de um veículo MCI. Durante o primeiro semestre de 2020, houve um aumento acentuado na adoção de VEs na maioria dos países. Os fabricantes de automóveis não têm escolha a não ser se adaptar devido às expectativas dos consumidores e das empresas, mas também devido aos impostos cada vez mais severos sobre o carbono.

Análise do Fórum Econômico Mundial, com o apoio da Accenture, indica que a meta de um milhão de pontos de carregamento da UE exigiria um investimento de € 6 bilhões, ao passo que atingir a absorção esperada de VEs da Europa em 2030 reduziria as emissões de transporte rodoviário em 10%, criaria 192.000 empregos e forneceria € 12,6 bilhões em benefícios para a saúde humana com a melhoria da qualidade do ar.

A cadeia de valor de concessionária e garagem clássica de carros MCI será desafiada e ajustes estruturais serão necessários. Uma requalificação da força de trabalho atual e o surgimento de novos participantes irão sacudir a indústria, mas o “tamanho do preço” social geral é inquestionavelmente positivo.

A Envision acredita que soluções sistêmicas devem ser implementadas para apoiar harmoniosamente a adoção de VEs. Recentemente, lançamos o “Charging by EnOS”, uma solução completa e acessível, incluindo eletricidade verde e serviços que resolvem a lacuna da infraestrutura de carregamento privada.

Ao contrário dos motoristas de carros MCI, os motoristas de VEs não perderão tempo a caminho de um posto de gasolina, eles não irão “estacionar para carregar”, mas carregar convenientemente enquanto estão estacionados, em casa ou no trabalho.

Esta oferta aborda a transição da eletromobilidade de uma forma sistêmica, incluindo o fornecimento de eletricidade verde, facilitando os desafios de estabilidade da rede e integrando o carregamento de VEs na estrutura mais ampla de edifícios e cidades inteligentes.

As baterias VEs de amanhã podem ser usadas como reservas de energia graças às tecnologias desenvolvidas para o grid e fotovoltaicos amplamente implantados. Os tempos de carregamento do EV podem ser orquestrados de forma inteligente tanto entre EVs quanto com outras cargas para suportar o equilíbrio da rede.

O todo é maior do que a soma de todas essas partes. Uma revisão sistêmica enriquecerá nossa sociedade à medida que entramos em uma nova e emocionante década. Reconhecer o valor em um sistema, com todas as partes interligadas, conectadas e se comunicando, ajudará a cumprir nossa visão para uma era que é transformadora, tanto econômica quanto ambientalmente. Trata-se de estruturas definidas de forma inteligente e de cima para baixo para incentivar e recompensar o comportamento corporativo e do consumidor adequado para um estilo de vida mais saudável e garantir um modelo de desenvolvimento sustentável para o planeta.

Lei Zhang é CEO da Envision

Artigo publicado originalmente no Fórum Econômico Mundial


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