epbr
  • Newsletters epbr
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
    • gas week
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletters epbr
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
    • gas week
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

MME defende concessão para futuros leilões de petróleo

Larissa FafáLarissa Fafá
10 de fevereiro de 2021
Em Mercado offshore, Política energética, Rodadas
A A
Marisete Pereira,, secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, no lançamento da frente (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Lançamento da Frente. Marisete Pereira,, secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Ministério de Minas e Energia avalia que, feito o leilão das áreas remanescentes da cessão onerosa, a concessão é o regime mais vantajoso para futuras licitações de petróleo e gás.

A matéria é considerada uma das pautas prioritárias da pasta no Congresso Nacional para 2021.

Em entrevista ao Canal Energia, a secretária-executiva do MME, Marisete Pereira, defendeu a aprovação do projeto que acaba com a exclusividade do regime de partilha no polígono do pré-sal. A matéria também retira o direito de preferência da Petrobras nos leilões.

“As áreas que hoje restam são áreas com uma competitividade limitada. Portanto, outro regime seria mais vantajoso. Leiloado Atapu e Sépia, o regime de concessão para as outras áreas termina sendo, do ponto de vista de atratividade, melhor”, disse.

O PL 3178/19 segue há mais de um ano parado na Comissão de Infraestrutura do Senado, onde deve ser redistribuído para um novo relator após a instalação das atividades. Um relatório favorável ao projeto já existe desde o final de 2019, feito pelo então relator, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), que conquistou a presidência do Senado neste ano.

O texto é considerado prioritário também pelo Ministério da Economia, que busca um espaço no projeto para incluir um modelo de monetização do óleo nos contratos da PPSA.

O ministro Paulo Guedes tem defendido o uso das receitas para bancar a crise com a pandemia e seu secretário especial de Desestatização, Diogo Mac Cord, frisou no ano passado que o óleo é de Tesouro Nacional e pode ser, portanto, “desinvestido”.

Nos corredores do Congresso, parlamentares colocam a responsabilidade da tramitação lenta no próprio governo. Ao mesmo tempo que avaliam que não houve uma atenção especial à articulação para aprovar o projeto, também pontuam que a divergência entre Economia e Minas e Energia sobre o que será feito com a PPSA contribui para que a matéria fique na geladeira.


Proposta quer retirada da preferência da Petrobras

O projeto de lei, de autoria do senador José Serra (PSDB/SP), autoriza o governo federal a leiloar blocos pelo regime de concessão no polígono do pré-sal, área criada pela lei do pré-sal de 2010, em que é obrigatória a contratação pelo regime de partilha de produção – parte do óleo produzido é da União, depois de abatidos custos, investimentos e a parcela das empresas.

Atualmente, toda oferta de novas áreas de exploração no polígono é feita por partilha. Criado pela Lei de Partilha de 2010, o polígono não faz distinção geológica ou econômica. Pela regra atual, o CNPE também pode considerar uma área fora do polígono do pré-sal como estratégica e ofertar em leilões de partilha.

Em 2016, Serra foi protagonista da primeira reforma da partilha, com a aprovação do seu projeto que acabou com a obrigatoriedade de a Petrobras deter no mínimo 30% e operar todas as áreas. Ele próprio participou da negociação que instituiu a preferência, acordando com a oposição, especialmente com o PT, que seria bom para a Petrobras poder escolher em quais projetos ela gostaria de garantir a participação.

O novo texto avalia que a oferta de áreas no pré-sal foi um sucesso, dado os resultados obtidos de 2016 em diante, e a preferência da Petrobras mostrou-se um inibidor da concorrência. Como a União ganha uma parcela maior do óleo produzido quando há concorrência no regime de partilha, o senador defende que manter a preferência da estatal gera mais benefícios para os acionistas da Petrobras – inclusive estrangeiros – do que ao país.

Mais da epbr

Comissão Especial da Transição Energética é instalada na Câmara dos Deputados. Na imagem: Deputado Bacelar (PV-BA) no plenário da Câmara (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Hidrogênio

Câmara retira subsídios para hidrogênio e projeto segue para o Senado

Gabriel Chiappinie1 outro(s)
28 de novembro de 2023
Petrobras se afasta de especulações sobre compra da Vibra. Na imagem: Fachada da sede da Vibra Energia no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Empresas

Vibra recusa proposta de fusão da Eneva, mas abre espaço para nova oferta

epbr
28 de novembro de 2023
Virgin Atlantic opera primeiro voo transatlantico usando 100% SAF (Foto: Divulgação)
Transição energética

Primeiro voo transatlântico com 100% SAF pousa em Nova York

Nayara Machado
28 de novembro de 2023
Senador sergipano defende reforma em concessão de gás natural do Nordeste em meio a disputa da Mitsui por ações das distribuidoras. Na imagem: Senador Laércio Oliveira preside sessão da CAE, no Senado, para debater possíveis violações às determinações do Cade, em 28/11/2023 (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Congresso

Senador defende reforma em concessão de gás do Nordeste em meio a disputa por ações

André Ramalho
28 de novembro de 2023
Mais

mais lidas

  • Eletrobras propõe a incorporação da subsidiária Furnas, avaliada em R$ 45 bilhões e presente em 15 estados e no DF. Na imagem: Funcionário de Furnas, subsidiária da Eletrobras, em frente a torres de transmissão de energia elétrica, de costas e com uniforme e capacete (Foto: Divulgação)

    Eletrobras propõe a incorporação de Furnas

    436 compartilhamentos
    Compartilhar 174 Tweet 109
  • Petrobras avalia recomprar Refinaria de Mataripe, diz Prates

    1836 compartilhamentos
    Compartilhar 734 Tweet 459
  • Petrobras pede renegociação dos TCCs com o Cade para refino e gás natural

    221 compartilhamentos
    Compartilhar 88 Tweet 55
  • Hidrogênio sem incentivos impede atração de investimentos, dizem associações

    190 compartilhamentos
    Compartilhar 76 Tweet 48
  • Petrobras pede renegociação da venda de refinarias ao Cade

    179 compartilhamentos
    Compartilhar 72 Tweet 45
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletters epbr
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletters epbr
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
    • gas week
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr