epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
Eneva
Capa Política energética Petróleo e gás Mercado de gás

Eneva declara comercialidade do décimo campo no Maranhão

Gavião Belo tem volume estimado de 6,78 bilhões de metros cúbicos

porepbr
26 de fevereiro de 2021
Em Mercado de gás, Petróleo e gás

A Eneva anunciou nesta sexta-feira (26/2) que declarou a comercialidade do  acumulação Fortuna, descoberta no Bloco PN-T-102A, na Bacia do Parnaíba. O campo vai se chamar Gavião Belo e tem estimativa de gas-in-place (VGIP) entre o intervalo de 9,45 Bcm (P10) a 4,49 Bcm (P90), sendo o volume médio estimado de 6,78 bilhões de metros cúbicos.

A empresa tem agora 180 dias para apresentar à ANP o Plano de Desenvolvimento da área. Mas já anunciou que planeja dois poços de extensão e 54 km de sísmicas adicionais para completar a avaliação da descoberta do projeto.

A empresa estima que a confirmação da descoberta na formação geológica Cabeças abre boas perspectivas para os sete demais blocos exploratórios que possui na região, onde é pioneira nos projetos de gas-to-power no Brasil.

“Esta é uma descoberta extremamente importante e com potencial de ser o segundo maior campo da Bacia do Parnaíba, desde o início das atividades em 2009. Em pouco mais de um ano, com a aquisição da área na Oferta Permanente em 2019, iniciamos a Avaliação da Descoberta e agora declaramos a Comercialidade, o que ressalta a capacidade técnica do time Eneva”, destacou o diretor de Operações da Eneva, Lino Cançado.

Bacia do Parnaíba

A Eneva possui agora 10 campos declarados comerciais na Bacia do Parnaíba, no Maranhão, sendo cinco em produção – Gavião Real, Gavião Vermelho, Gavião Branco, Gavião Caboclo e Gavião Azul -, e outros cinco em desenvolvimento – Gavião Preto, Gavião Branco Norte, Gavião Tesoura, Gavião Carijó e Gavião Carcará -. 

A capacidade atual total de produção de gás da Eneva na Bacia do Parnaíba é de até 8,4 milhões m³/dia. Todo gás é usado para geração de energia elétrica dentro do próprio complexo, que tem 2,8 GW de capacidade instalada. 

PUBLICIDADE

Além do Maranhão

A Eneva está analisando investimentos em novos projetos termoelétricos a gás natural com capacidade de 5 GW, no Rio de Janeiro e Espírito Santo. São usinas que podem ser desenvolvidas com a importação de gás natural liquefeito (GNL) ou até mesmo com construção de infraestrutura para o gás nacional.

Um dos projetos é a usina termoelétrica Nossa Senhora de Fátima (1.355 MW ), em Macaé, no Norte Fluminense e desenvolvida pela Natural Energia.

A Eneva já tem autorização do CADE para aquisição de 75% da Nossa Senhora de Fátima e um acordo com a bp para fornecimento de GNL importado.

Amazonas

A Eneva é operadora, com 100% de participação, dos campos de Azulão, na Bacia do Amazonas, e de Juruá, no Solimões.

Juruá foi adquirido em leilão da ANP e está a cerca de 100km de Urucu. É um campo de gás natural que não foi desenvolvido pela Petrobras e acabou devolvido para União e relicitado.

Azulão, por sua vez, foi comprado diretamente da Petrobras e deve começar a produzir este ano. Eneva vai produzir e liquefazer gás natural na Bacia do Amazonas e transportar o combustível por caminhões até a usina Jaguatirica II, em Roraima.

Projeto integrado foi negociado no leilão de energia para atendimento ao sistema isolado de Boa Vista.

E está negociando com a Petrobras a aquisição do  Polo Urucu, na Bacia do Solimões.  São, ao todo, sete campos – Araracanga, Arara Azul, Carapanaúba, Cupiúba, Leste do Urucu, Rio Urucu e Sudoeste Urucu –, que produzem 16,525 mil barris/dia de óleo e condensado e 14,281 milhões de m³/dia de gás natural. As instalações de processamento incluem uma unidade de GLP, que produz 1,137 milhão de toneladas.

Além disso, a aquisição vai envolver as quatro unidades de processamento de gás natural (UPGNs) e estações de tratamento e compressão, tanques de petróleo e esferas de GLP. Os campos estão em área remota e possuem aeroporto, centro médico e bases de apoio logístico, todos colocados à venda.


De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.

Tudo sobre: EnevaMaranhao

Mais da epbr

Petrobras vende ações na distribuidora de gás do Maranhão para Termogás
Mercado de gás

Petrobras vende ações na distribuidora de gás do Maranhão para Termogás

porepbr
9 de abril de 2021
Novo Mercado de Gás e o mercado de GNL no Brasil
Colunas e opinião

Novo Mercado de Gás e o mercado de GNL no Brasil

porepbr
8 de abril de 2021
Combustíveis fazem IPCA-15 de março ser o maior em seis anos
Comece seu Dia

Combustíveis fazem IPCA-15 de março ser o maior em seis anos

porepbr
26 de março de 2021
Operação onshore da Eneva na Bacia do Parnaíba, no Maranhão
Mercado de gás

Eneva avalia investimentos em 5GW termoelétricos entre Rio e Espírito Santo

porFelipe Maciel
9 de fevereiro de 2021
Venda de ativos da Petrobras inclui polo Urucu
Fusões e Aquisições

Eneva vence 3R Petroleum na disputa pelo Polo Urucu da Petrobras

porepbr
1 de fevereiro de 2021
Mais

mais lidas

  • O General Joaquim Silva e Luna, cumprimenta o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque

    Petrobras elege Silva e Luna presidente e define nova diretoria

    112 compartilhamentos
    Compartilhar 45 Tweet 28
  • Ainda é cedo para decidir sobre devolução de Saturno, no pré-sal de Santos, diz Shell

    118 compartilhamentos
    Compartilhar 47 Tweet 30
  • Devolução de Peroba marca primeiro insucesso da partilha da produção

    183 compartilhamentos
    Compartilhar 73 Tweet 46
  • New Fortress Energy retoma acordo para venda de GNL para Alunorte no Pará

    119 compartilhamentos
    Compartilhar 48 Tweet 30
  • Proibição da importação provocaria risco de desabastecimento no mercado de combustíveis, dizem associações

    107 compartilhamentos
    Compartilhar 43 Tweet 27
Eneva

vídeos

Em execução

Sergio Araujo, presidente executivo da Abicom

Sergio Araujo, presidente executivo da Abicom

Sergio Araujo, presidente executivo da Abicom

Vídeos
Juan Diego Ferrés, presidente do conselho da Ubrabio é o entrevistado da próxima terça (13)

Juan Diego Ferrés, presidente do conselho da Ubrabio é o entrevistado da próxima terça (13)

Vídeos
André Clark, diretor geral da Siemens Energy Brasil

André Clark, diretor geral da Siemens Energy Brasil

Vídeos
Diretora de Downstream do IBP, Valéria Lima

Diretora de Downstream do IBP, Valéria Lima, será a entrevistada da próxima quarta (31)

Vídeos
Relator do Marco Legal da Geração Distribuída, Lafayette de Andrada

Relator do Marco Legal da Geração Distribuída, Lafayette de Andrada

Setor elétrico
epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Newsletter
  • Política energética
  • Congresso
  • Petróleo e gás
  • Mercado de gás
  • Combustíveis
  • Transição energética
  • Clima
  • Vídeo
  • Podcast
  • Colunas e opinião
  • Quem somos

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
  • Política energética
  • Congresso
  • Petróleo e gás
  • Mercado de gás
  • Combustíveis
  • Transição energética
  • Clima
  • Vídeo
  • Podcast
  • Colunas e opinião
  • Quem somos

© 2020 agência epbr

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Entrar

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Vá para versão mobile