epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

Empresas criam força-tarefa para viabilizar hidrogênio limpo em projetos de larga escala

Gabriel Chiappini
11 de maio de 2021 - Atualizado em 30 de março de 2022
Em Transição energética
A A

Mais de uma dezena de empresas estão reunidas em uma força-tarefa, presidida pelo CEO da Shell, Ben van Beurden, para acelerar a implantação do hidrogênio limpo em projetos de larga escala, como estratégia para alcance da neutralidade das emissões globais de gases do efeito estufa.

“A força-tarefa pretende criar um modelo para um ecossistema de hidrogênio que combine projetos em escala industrial de curto prazo e projetos de longo prazo em escala de utilidade”, diz o comunicado.

A ideia é apresentar esse plano de ação antes da Conferência sobre Mudança Climática da ONU (COP26), que vai acontecer em novembro deste ano em Glasgow, na Escócia.

Para isso, a inciativa levará em conta a demanda futura de hidrogênio, possíveis modelos de financiamento e de negócios, aspectos técnicos e legais, além de mapear os recursos necessários para viabilizar esses projetos.

Para o CEO da Shell, há uma oportunidade única para o hidrogênio desempenhar um papel importante na transição energética, sobretudo na eletrificação.

“O movimento está crescendo por trás da visão de um mundo com emissões líquidas zero e das ações necessárias para alcançá-lo (…) A versatilidade do hidrogênio como transportador de energia será crítica para alcançar as partes do sistema que serão difíceis de eletrificar”, afirmou van Beurden.

Além da Shell, a força-tarefa inclui representantes da bp, Siemens Energy, Toyota Motor Europe, Anglo American, Bank of America, Cummins, Fortescue Metals Group, Hydrogen Council, ITM Power, Linde, Macquarie e 8 Rivers Capital, e faz parte da inciativa para desenvolvimento de mercados sustentáveis (SMI –Sustainable Markets Initiative) liderada pelo príncipe de Gales, Charles.

  • Siemens Energy lança seu primeiro projeto de hidrogênio verde na China

“O hidrogênio permite a integração de energia renovável, oferece grande capacidade de armazenamento e descarbonização de transporte, processos industriais e agricultura. Estou enormemente encorajado em ver o trabalho sendo feito pela Força-Tarefa de Hidrogênio sob o guarda-chuva da SMI”, disse o príncipe Charles.

  • Países devem se unir para criar mercado eficiente para hidrogênio verde, diz ministro alemão

De acordo com o que foi divulgado, o grupo de trabalho detalhará os estímulos regulatórios necessários para acelerar a adoção de células de combustível de hidrogênio nos transportes.

“Isso criaria a estrutura dentro da qual os líderes da indústria poderiam se comprometer com um plano baseado no mercado para utilizar o fornecimento de hidrogênio limpo”, diz o comunicado.

Além disso, a inciativa espera fomentar compromissos formais “sob os quais as empresas participantes podem se comprometer com o uso de hidrogênio limpo e derivados (por exemplo, aço limpo produzido com o uso de hidrogênio) em suas cadeias de valor”.


Hidrogênio verde

À medida em que países buscam estratégias para descarbonização da economia, o hidrogênio verde — produzido a partir de energia renovável — tende a desempenhar um papel cada vez mais relevante na matriz energética global.

O combustível renovável pode ajudar a reduzir as emissões líquidas de dióxido de carbono (CO2) em setores que consomem muita energia e são difíceis de descarbonizar, como aço, produtos químicos, transporte de longa distância, navegação e aviação.

Mas, para isso, os custos de produção precisam cair para que seja viável economicamente em todo o mundo.

Relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês) mostra que a queda nos custos de energia renovável e a melhoria das tecnologias de eletrólise podem tornar o hidrogênio verde competitivo até 2030.

As oportunidades estão em países que contam com matrizes elétricas predominantemente renováveis, como o Brasil.

No início de março, a Enegix Energy anunciou um plano de investimento de 5,4 bilhões de dólares no projeto Base One para produção de 600 mil toneladas de hidrogênio verde anualmente no Ceará.

Segundo a empresa, será a maior usina de hidrogênio verde do mundo e já foram contratados 4,5 GW de energia eólica e 3,5 GW de solar fotovoltaica para o projeto, que deve começar a produção nos próximos quatro anos.

Consórcio no Mar do Norte

Na semana passada, Equinor, Ørsted, Boskalis e outras sete empresas se juntaram ao projeto de hidrogênio verde do AquaVentus.

O consórcio está desenvolvendo um projeto para produção de hidrogênio alimentado por 10 GW de energia eólica offshore instalada no Mar do Norte, e agora conta com 50 empresas e organizações.

Os projetos vão desde a produção de hidrogênio no Mar do Norte até o transporte para clientes no continente.

Incluem o desenvolvimento de parques eólicos offshore com geração integrada de hidrogênio, um parque offshore de hidrogênio em grande escala, um gasoduto central de abastecimento, infraestruturas portuárias, plataforma de pesquisa e aplicações marítimas.

O consórcio planeja instalar, até 2025, duas turbinas eólicas de 14 MW, cada uma com uma planta de eletrolisador em sua plataforma de fundação.


Assine a newsletter Diálogos da Transição, e fique por dentro da nossa cobertura dos mercados de gás natural, energias renováveis e biocombustíveis.


 

Tudo sobre: bpcélula a combustívelEletrificaçãoEnergia RenovávelFortescue (FFI)HidrogênioLindeShellSiemens EnergyToyota

Mais da epbr

Capacidade global de energia solar deve chegar a 2,3 TW em 2025. Na imagem, usina solar sobre as águas em Huainan, na província de Anhui, na China, produz cerca de 40 MW de energia por ano, sendo a maior do mundo no modelo flutuante
Diálogos da Transição

Capacidade global de energia solar deve chegar a 2,3 TW em 2025

Nayara Machado
19 de maio de 2022
Na imagem, gasoduto Russo-Alemão "Nord Stream 2", projeto liderado pela russa Gazprom_Foto Nikolai Ryutin_Nord Stream 2
Colunas e opinião

Guerra na Ucrânia e a urgente readequação dos mercados

Opinião
19 de maio de 2022
Shell anuncia projeto-piloto de hidrogênio verde no Porto do Açu. Na imagem, André Araujo, presidente da Shell. Executivo diz que projeto fomentará o desenvolvimento de toda a cadeia de valor da geração de hidrogênio renovável
Transição energética

Shell anuncia projeto-piloto de hidrogênio verde no Porto do Açu

epbr
19 de maio de 2022
Montadoras estão distantes da rota para limitar aquecimento a 1,5°C, diz think tank InfluenceMap. Na imagem, Mercedez-Benz produzindo suas próprias baterias
Clima

Montadoras estão distantes da rota para limitar aquecimento a 1,5°C, diz think tank

Ana Guerra
18 de maio de 2022
Mais
Próximo
Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e secretária-executiva do MME, Marisete Pereira durante reunião do CNPE em dezembro de 2020. Foto por MME

Ministro descarta falta de energia neste ano, apesar de poucas chuvas

mais lidas

  • Shell anuncia projeto-piloto de hidrogênio verde no Porto do Açu. Na imagem, André Araujo, presidente da Shell. Executivo diz que projeto fomentará o desenvolvimento de toda a cadeia de valor da geração de hidrogênio renovável

    Shell anuncia projeto-piloto de hidrogênio verde no Porto do Açu

    235 compartilhamentos
    Compartilhar 94 Tweet 59
  • Fracasso da venda direta de etanol x soluções para gasolina e diesel

    1000 compartilhamentos
    Compartilhar 400 Tweet 250
  • Tempos de guerra

    154 compartilhamentos
    Compartilhar 62 Tweet 39
  • Eólica offshore é uma das alternativas para a Petrobras no futuro, diz CEO

    165 compartilhamentos
    Compartilhar 66 Tweet 41
  • O novo plano de Lira para reduzir o ICMS dos combustíveis e da energia

    129 compartilhamentos
    Compartilhar 52 Tweet 32
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletter
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr