epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

Diário da Transição – Dia 8

epbr
8 de novembro de 2018 - Atualizado em 7 de dezembro de 2018
Em Política energética
A A

O ritmo de indicações (recuos e especulações) diminui nesta quinta-feira (8), mas um novo nome surgiu. De acordo com O Globo, Xico Graziano, que foi chefe de gabinete de Fernando Henrique Cardoso, é cotado para o ressurgido Ministério do Meio Ambiente.

1. Xico Graziano, que é agrônomo, apresenta-se como agroambientalista. Não se engajou na campanha de Alckmin, aderindo, antes do 1º turno, à Bolsonaro. Se confirmada, a indicação aproxima a pasta ambiental e o agronegócio – Graziano comemorou a indicação de Tereza Christina (DEM/MS) para a Agricultura e tem se dedicado ao tema.

Graziano, inclusive, elogiou o Plano de governo para o agro brasileiro, documento lançado antes das eleições: “coordenado pelo Roberto Rodrigues, maior líder da agropecuária nacional, o plano procura fugir daquele trivial xororô ruralista que pede benesses ao governo” – Rodrigues foi ministro da Agricultura de Lula até 2006. Não é difícil saber como pensa Graziano, que escreve todas às quartas no Poder360.   

3. Tereza Cristina disse à jornalistas que o Ministério da Agricultura deve absorver pesca e agricultura familiar. A pesca já foi ministério, hoje está no MDIC. E a agricultura familiar é tratada pela Casa Civil, por meio de secretaria especial.

4. MDIC está na berlinda, pode acabar na Economia, de Guedes.

5. Caixa-preta do BNDES. Com a agenda pública mais curta, Bolsonaro usou as redes para voltar a acusar o BNDES de manter em sigilo o destino de investimento feitos com dinheiro do contribuinte. “Firmo o compromisso de iniciar o meu mandato determinado a abrir a caixa preta do BNDES e revelar ao povo brasileiro o que feito com seu dinheiro nos últimos anos.”

Foi um tema de campanha; circularam muitas informações falsas sobre investimentos em outros países – o que fez com que o BNDES dedicasse suas equipes de comunicação a sucessivos desmentidos. O tom das críticas (das falsas e das verdadeiras) é de apoio ideológico à aliados internacionais.

Hoje não foi diferente. “O BNDES divulga online informações individualizadas de todos os seus financiamentos contratados desde 2002. Confira você mesmo em bndes.gov.br/transparencia“, publicou o banco ao explicar que, desde 2002, dez dados públicos de todos os empréstimos estão disponíveis: cliente, porte do cliente, valor, prazo de pagamento, taxa de juros, tipo de garantia, finalidade, data da contratação, cidade e UF do cliente e situação do empréstimo.

Segue a transição.

6. Eunício Oliveira (MDB/CE), presidente do Senado, acionou Paulo Guedes para discutir o orçamento do ano que vem, que precisa dialogar com a reforma ministerial pretendida por Bolsonaro. Espera-se, portanto, que o governo Temer antecipe a reconfiguração dos ministérios para este ano.

7. Também de O Globo veio a informação que a cúpula das Forças Armadas – Bolsonaro visitou as sedes dos comandos militares esta semana – entregou uma proposta para reformar a previdência dos militares: cortes futuros mediante um reajuste dos salários da altas patentes, que tem um efeito cascata na hierarquia militar. Isso depois que o STF garantiu no Congresso um aumento de 16%, que deve ser sancionado por Temer após os ministros da corte decidirem pelo fim dos auxílios moradia.

8. Saber como cada setor será tradado na reforma da Previdência é cada vez mais importante. Ganha força a ideia de fatiar as mudanças, começando por medidas infraconstitucionais, isto é, começar este ano mesmo, com o que é possível sem uma proposta de emenda à Constituição (PEC), cuja tramitação está vetada devido à intervenção militar no Rio de Janeiro.

9. O governador eleito do Rio, Wilson Witzel (PSC), reuniu-se com Bolsonaro e recuou do pedido de estender a intervenção até outubro do ano que vem.

Com informações da Estadão, O Globo, Poder360.

 

Tudo sobre: Diário da TransiçãoGoverno BolsonaroJair BolsonaroMagino MaltaMeio AmbienteMinistério da AgriculturaMinistério da Ciência e Tecnologia (MCT)Ministério da DefesaMinistério da TransparênciaPaulo GuedesPedro ParentePetrobrasPrevidência

Mais da epbr

Sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília
Comece seu Dia

Privatização da Eletrobras avança; política de preços da Petrobras em pauta

epbr
19 de maio de 2022
Economia tem mais de 40 propostas para biometano no Combustível do Futuro. Na imagem, ônibus e caminhões movidos a biometano, parte do programa Metano Zero
Diálogos da Transição

Economia tem mais de 40 propostas para biometano no Combustível do Futuro

Nayara Machado
18 de maio de 2022
Fugro ganha contratos para eólicas offshore
Eólica

Eólica offshore é uma das alternativas para a Petrobras no futuro, diz CEO

Gabriel Chiappini
18 de maio de 2022
Governo crê em aval do TCU para privatizar Eletrobras em três semanas. Na imagem, ministro do TCU Aroldo Cedraz durante sessão no plenário da corte
Comece seu Dia

Governo crê em aval do TCU para privatizar Eletrobras em três semanas

epbr
18 de maio de 2022
Mais
Próximo
Shell licencia mais três poços exploratórios na Bacia de Campos

Shell licencia mais três poços exploratórios na Bacia de Campos

mais lidas

  • Shell anuncia projeto-piloto de hidrogênio verde no Porto do Açu. Na imagem, André Araujo, presidente da Shell. Executivo diz que projeto fomentará o desenvolvimento de toda a cadeia de valor da geração de hidrogênio renovável

    Shell anuncia projeto-piloto de hidrogênio verde no Porto do Açu

    233 compartilhamentos
    Compartilhar 93 Tweet 58
  • Fracasso da venda direta de etanol x soluções para gasolina e diesel

    1000 compartilhamentos
    Compartilhar 400 Tweet 250
  • Tempos de guerra

    154 compartilhamentos
    Compartilhar 62 Tweet 39
  • Eólica offshore é uma das alternativas para a Petrobras no futuro, diz CEO

    165 compartilhamentos
    Compartilhar 66 Tweet 41
  • Distribuidoras de gás e produtores de biometano formam parceria

    170 compartilhamentos
    Compartilhar 68 Tweet 43
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletter
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr