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Bunker One quer fornecer combustível marítimo com 7% de biodiesel

Iniciativa, inédita no Brasil, contará com testes laboratoriais e nas embarcações 

epbr
23 de dezembro de 2021
Em Agendas da COP26, Biocombustíveis, Transição energética
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No longo prazo, a Bunker One espera se posicionar como fornecedora global de combustível marítimo com biodiesel (foto: Divulgação)

No longo prazo, a Bunker One espera se posicionar como fornecedora global de combustível marítimo com biodiesel (foto: Divulgação)

Parceria entre a multinacional dinamarquesa Bunker One e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai estudar a viabilidade de adição de 7% de biodiesel ao óleo diesel marítimo. 

A expectativa é que os resultados fiquem prontos em até oito meses. 

Segundo a companhia, fornecedora global de combustíveis (bunker oil) e lubrificantes para navegação, o objetivo é aproveitar a experiência brasileira na produção de biodiesel – o país é o segundo maior produtor do biocombustível no mundo.

No longo prazo, a Bunker One espera se posicionar como fornecedora global de combustível marítimo com o biodiesel.

De acordo com Flavio Ribeiro, presidente da Bunker One, a empresa já desenvolve projetos deste tipo em outros países e o Brasil é um mercado importante. 

Além de colaborar com o crescimento sustentável da navegação na região, o programa busca também criar uma alternativa para a indústria do biodiesel, impactada com a redução da quantidade de biodiesel na mistura com o diesel rodoviário. 

“O mercado de navegação pode oferecer um ganho de escala ímpar ao setor do biodiesel e acreditamos que viabilizar a adição segura de biodiesel aos combustíveis marítimos é uma solução estratégica para o fortalecimento do Brasil”, afirma .

A estratégia se insere na corrida global para descarbonização do transporte marítimo.

A Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês) tem como meta reduzir pela metade as emissões de carbono do setor até 2050.

No Brasil, o governo federal estuda no programa Combustível do Futuro alternativas para descarbonizar o frete marítimo.

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O trabalho, conduzido por sete pesquisadores da universidade, vai avaliar as misturas durante a armazenagem e a aplicação para identificar os gargalos tecnológicos e apontar caminhos para viabilizar o uso do biodiesel no setor.

A mudança poderá reduzir a dependência de combustíveis fósseis para o transporte marítimo, reduzindo emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos. 


Clientes dispostos a pagar por frete sustentável

Levantamento do Boston Consulting Group (BCG) com 125 empresas que dependem de transporte marítimo mostrou que 71% pagariam mais caro por um frete neutro em carbono, enquanto 67% estão menos inclinados a trocar de fornecedor caso ele seja neutro em carbono.

Em média, os clientes afirmam que pagariam 2% a mais em um frete sustentável.

Apesar de ser um sinal positivo, ainda está longe do ideal.

O BCG calcula que a taxa teria de aumentar de 10% a 15% para financiar a transição do transporte marítimo rumo ao net-zero em 2050 — o setor precisa de US$ 2,4 trilhões em investimentos para zerar suas emissões e alcançar a principal meta do Acordo de Paris.


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