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Boeing compra 7,5 milhões de litros de SAF para suas operações comerciais

Produzido a partir de resíduos agrícolas não comestíveis, SAF será misturado no percentual de 30% ao combustível fóssil

Nayara Machado
9 de fevereiro de 2022
Em Biocombustíveis, Internacional, Transição energética
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Produzido a partir de resíduos agrícolas, o SAF será misturado no percentual de 30% ao combustível fóssil usado pela Boeing

Técnico de manutenção de aviação carrega combustível de aviação sustentável no Boeing ecoDemonstrator 2021 (foto: Boeing/Divulgação)

A Boeing anunciou esta semana um acordo com a EPIC Fuels para aquisição de dois milhões de galões (7,5 milhões de litros) de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês). Produzido a partir de resíduos agrícolas não comestíveis, o SAF será misturado no percentual de 30% ao combustível de aviação convencional.

Segundo a fabricante de aeronaves, o acordo é a maior aquisição de SAF anunciada por uma empresa de aviação. O combustível vai abastecer as operações de aviões comerciais nos estados de Washington e Carolina do Sul, nos EUA, até 2022.

“O SAF é uma solução segura, comprovada e imediata que ajudará a alcançar o compromisso de longo prazo do nosso setor de emissões líquidas zero de carbono até 2050”, diz Sheila Remes, vice-presidente de Sustentabilidade Ambiental da Boeing.

“Por meio deste acordo, reduziremos nossa pegada de carbono e teremos SAF disponível para entregas aos clientes, bem como para nossas próprias operações”.

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Produzido de forma sustentável, o SAF reduz as emissões de CO2 em até 80% ao longo do ciclo de vida do combustível — e há potencial de chegar a 100% no futuro — dizem as companhias aéreas.

Está entre as principais apostas da aviação comercial para atingir as metas do Corsia de crescimento neutro em carbono a partir de 2020, por oferecer o mais imediato e maior potencial para descarbonizar a aviação nos próximos 20 a 30 anos.

Um dos motivos é que ele é um combustível drop-in, isto é, idêntico ao fóssil, o que não requer modificações em aviões, motores ou infraestrutura de abastecimento.

A compra também permitirá um uso mais amplo do SAF nos equipamentos desenvolvidos pela Boeing. A EPIC Fuels fornecerá misturas personalizadas de 50/50% até 100% SAF para o programa Boeing ecoDemonstrator, de aceleração tecnológica.

Atualmente, o SAF está aprovado para uma mistura 50/50 com combustível de aviação convencional para voos comerciais.

Mas a Boeing quer ir além. Há cerca de um ano, anunciou o compromisso de entregar seus aviões comerciais certificados para voar com 100% de SAF até 2030.

Em janeiro do ano passado, a fabricante norte-americana realizou testes de voo substituindo o querosene fóssil por renovável, e se comprometeu a trabalhar com os reguladores para aumentar o limite de mistura permitido.


Três bilhões de galões de combustível sustentável até 2030

O governo de Joe Biden anunciou em setembro de 2021 uma meta de produção de três bilhões de galões de SAF por ano até 2030.

O objetivo é reduzir as emissões da aviação em 20% até o fim da década.

Hoje, a aviação (incluindo todos os voos não militares dentro e partindo dos Estados Unidos) representa 11% das emissões relacionadas ao transporte do país.

Para alcançar a meta, o governo propôs um crédito fiscal para o SAF como parte da agenda Build Back Better.

Este crédito pretende ajudar a reduzir custos e dar escala à produção nacional. Para receber o crédito, é preciso comprovar uma redução de pelo menos 50% nas emissões de gases de efeito estufa no ciclo de vida do combustível. Há também maior incentivo para maiores reduções.

  • Leia em epbr: Política brasileira de SAF deve permitir importação para cumprir mandato

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Tudo sobre: BoeingCombustível sustentável de aviação (SAF)Joe Biden

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