epbr
  • Newsletters epbr
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
    • gas week
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletters epbr
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
    • gas week
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

ANP reduz percentual de biodiesel para 11%

epbrepbr
7 de outubro de 2020 - Atualizado em 3 de maio de 2021
Em Combustíveis
A A
Projeto permite uso de biodiesel puro (B-100) nos automóveis e caminhonetes com capacidade de carga de até três toneladas / Foto: EBC

Projeto permite uso de biodiesel puro (B-100) nos automóveis e caminhonetes com capacidade de carga de até três toneladas / Foto: EBC

O percentual mínimo de biodiesel na mistura com diesel será reduzido de 12% para 11% no 76ª leilão para contratação do biocombustível, que servirá para abastecer o mercado em novembro e dezembro. Decisão da diretoria Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi tomada com base na oferta de biodiesel observada nas primeiras fases do leilão.

Em nota, a agência citou que a redução foi feita “tendo em vista a necessidade de preservação do interesse público, da garantia do abastecimento e da proteção do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta de produto”. A decisão foi tomada em alinhamento com o Ministério de Minas e Energia (MME).

O leilão estava suspenso e o novo cronograma ainda será publicado.


Na primeira rodada da etapa 2 do L76, os produtores de biodiesel ofertaram um total de 1.208,2 bilhão de litros, de acordo com o BiodieselBr. O volume é um pouco acima do 1,2 bilhão de litros que os distribuidores apontaram como mínimo para atender o B12.

Levando em conta a margem de segurança, alguns consideram que seriam necessários 1,3 bilhão de litros para manter a mistura obrigatória em 12%.

No leilão anterior, a redução foi para 10% (B10). Houve uma combinação de restrição na oferta de soja, principal matéria-prima do biodiesel, e uma recuperação mais rápida que a esperada na demanda por diesel, após o impacto no mercado de combustível em decorrência da pandemia.

As situações se retroalimentam. O setor agropecuário é grande demandante de diesel e vivencia uma safra e demanda recordes, especialmente no caso da soja, voltada para exportação.


Parte dos produtores de biodiesel, representados pela Ubrabio, defende a liberação de importação de soja. Outros, associados à Aprobio, propuseram a elevação dos preços de máximos de referência do leilão. Em geral, as distribuidoras, em especial as de menor porte, defendem a redução temporária da mistura obrigatória. A Brasilcom defendia a reduçao para o B10.

Para a Ubrabio, a oferta total de 1.208,2 bilhão de litros seria suficiente para atender ao B12, mas a entidade entende que “a decisão da ANP e do Ministério de Minas e Energia busca dar equilíbrio ao mercado diante das dificuldades do momento – geradas, especialmente, pela escassez de matéria-prima para produção do biocombustível”, afirmou a Ubrabio, em nota.

“O mercado agora aguarda, finalizado este leilão, a aprovação do uso de matérias-primas importadas na fabricação do biodiesel, para poder dar garantias ao normal andamento no leilão de dezembro (L77), para abastecimento do mercado nos dois primeiros meses de 2021, sem a necessidade de redução de mistura mais uma vez”, comenta o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés.


Para o IBP, desequilíbrio entre oferta e demanda é “inegável”

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) defendeu, em nota, que “o abastecimento, a preços competitivos, do mercado brasileiro de combustíveis é uma prioridade máxima” do setor. Além de apoiar a redução do percentual obrigatório, também cobrou a liberação da importação de biodiesel e mudanças no modelo de contratação.

Atualmente, o biodiesel é comprado por meio de leilões da Petrobras, sob regulação da ANP, para atendimento ao mercado das distribuição, do qual a Petrobras pretende sair por completo após a liquidação da parcela remanescente na BR Distribuidora.

“É inegável que existe um desequilíbrio entre a oferta e a demanda, que precisa ser resolvido no curto prazo, diminuindo o percentual de mistura obrigatória e permitindo a importação, sob pena de comprometer a segurança do abastecimento nacional e os interesses do consumidor”, diz o IBP.

Reformas estão sendo discutidas no Ministério de Minas e Energia (MME), no programa Abastece Brasil. O secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro, confirmou este ano o fim dos leilões de biodiesel, após um período de transição em 2021. A importação é defendida por distribuidoras e importadores de combustíveis.

“Apoiamos a presença dos biocombustíveis na matriz brasileira e entendemos que o biodiesel é um elemento muito importante por sua estreita ligação com a atividade econômica do país”, diz a nota do IBP.

Tudo sobre: ANPBiodieselLeilão de biodiesel

Mais da epbr

ANP espera concluir até 2025 todas as regulamentações para o gás natural de sua atual agenda regulatória. Na imagem: Estande da ANP na Rio Oil and Gas (Foto: Saulo Cruz/MME)
gas week

ANP e Arsesp abrem novo conflito federativo na regulação do mercado de gás

André Ramalho
2 de dezembro de 2023
Marco da captura de carbono (CCS) é aprovado na Comissão de Minas e Energia da Câmara. Na imagem: Deputado Rodrigo de Castro durante audiência da CME, em 22/11/2023, sobre a interrupção do serviço de distribuição de energia elétrica no estado de SP (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)
Congresso

Marco da captura de carbono é aprovado em comissão da Câmara

Nayara Machado
29 de novembro de 2023 - Atualizado em 30 de novembro de 2023
Petrobras pede renegociação dos termos da venda de refinarias firmados com o Cade. Na imagem: Jean Paul Prates em celebração dos 70 anos da Petrobras no Cenpes (Foto: Agência Petrobras)
Comece seu Dia

Petrobras pede renegociação da venda de refinarias ao Cade

epbr
28 de novembro de 2023
Petrobras pede renegociação dos termos de compromisso de cessação (TCC) com o Cade para refino e gás natural. Na imagem: Fachada do edifício sede do Tribunal Administrativo de Defesa Econômica – Cade (Foto: Divulgação)
Política energética

Petrobras pede renegociação dos TCCs com o Cade para refino e gás natural

epbr
28 de novembro de 2023 - Atualizado em 30 de novembro de 2023
Mais
Por favor, faça login para participar da discussão

mais lidas

  • O hidrogênio verde no Brasil e o impacto de trilhões de Reais em investimentos em indústrias da transição energética e da descarbonização, por Fernanda Delgado, diretora Corporativa do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (Foto: Divulgação)

    O hidrogênio verde no Brasil e o impacto de trilhões de Reais em investimentos

    772 compartilhamentos
    Compartilhar 309 Tweet 193
  • BNDES financia usina solar de R$ 2 bilhões em Minas Gerais; veja ranking

    1235 compartilhamentos
    Compartilhar 494 Tweet 309
  • Conheça a Adnoc, petroleira árabe que pode assumir o controle da Braskem

    333 compartilhamentos
    Compartilhar 133 Tweet 83
  • Petrobras fecha contratos de R$ 51,6 bilhões com CEG e CEG Rio

    352 compartilhamentos
    Compartilhar 141 Tweet 88
  • BNDES e Banco Mundial fecham acordo para financiar hidrogênio

    158 compartilhamentos
    Compartilhar 63 Tweet 40
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletters epbr
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletters epbr
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
    • gas week
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr