Publicidade

Mais de uma centena de ativos à venda. Conheça o saldão da Petrobras

A Petrobras está atualmente vendendo mais de uma centena de ativos, sobretudo na área de Exploração e Produção. São projetos em oito estados brasileiros, que podem colocar novos operadores no país, e também no Paraguai, onde a empresa está vendendo seus ativos de distribuição de combustíveis.

O Plano de Desinvestimentos e Parceiras é uma das principais medidas da atual gestão da Petrobras para reduzir seu endividamento, que no segundo trimestre estava na casa de R$ 100 bilhões. A meta da empresa é chegar em 2018 com alavangagem na casa de 2,5, um considerável redução na comparação com os 5,3 registrados em 2015. A estatal espera vender até o fim do próximo ano US$ 19,5 bilhões em ativos.

Desde que o TCU liberou em meados de março o Programa de Desinvestimentos e Parcerias da Petrobras, a petroleira já anunciou oficialmente oito iniciativas para vendas de projetos, seja isoladamente ou em polos. Nos projetos de vende de campos terrestres e em terra agrupou ativos para conseguir mais rentabilidade.

“Todo o processo seguirá a sistemática para desinvestimentos da Petrobras, documento que está totalmente alinhado aos direcionadores do Tribunal de Contas da União, que detalha os procedimentos para a venda de ativos da companhia”, sempre informa a estatal por nota quando lança algum projeto de desinvestimento.

São ao todo 102 projetos de desinvestimentos no E&P até o momento. O estado do Rio Grande do Norte, que concentra grande parte da venda dos campos maduros em terra, é o que mais possui projetos à venda. São 47 campos sendo vendidos, sendo 41 em terra em seis no mar.

No Rio de Janeiro, onde está localizada a Bacia de Campos, a empresa está vendendo 15 campos offshore, divido em quatro polos. A maior parte dos ativos engloba o projeto de venda dos campos em águas rasas da Petrobras e incluiu campos como Enchova e Vermelho. Também está sendo vendido o campo de Maromba, parceira com a Chevron em águas Profundas.

A carteira de projetos de desinvestimentos da Petrobras é dinâmica e a lista acima inclui apenas os projetos que já foram lançados pela empresa. Pode-se adicionar a lista a venda da participação da estatal na Braskem, a abertura de capital da BR Distribuidora, a venda da Refinaria de Pasadena e da participação na Petrobras Oil & Gas BV.

A E&P Brasil atualizará o mapeamento toda vez que a Petrobras lançar um novo projeto de desinvestimento.

Comentários no Facebook

Saiba mais