epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
Capa Clima Transição energética

Vitória de Biden pode acelerar a transição global para energia limpa, diz Fatih Birol

porGuilherme Serodio
7 de novembro de 2020
Em Internacional, Transição energética

A eleição de Joe Biden e Kamala Harris como presidente e vice-presidente dos EUA pode acelerar a transição global para energia limpa. A avaliação é do diretor-geral da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), Fatih Birol, que disse estar ansioso para apoiar presidente e a vice-presidente eleita a atingir novas metas de energia e clima na maior economia do mundo.

Birol vem reforçando a necessidade de ações urgentes dos países em direção à transição energética para que as metas do Acordo de Paris sejam alcançáveis. Defende que a resposta dos governos e da indústria frente ao aquecimento global está longe de ser satisfatória e que são necessárias “mudanças rápidas e generalizadas nos sistemas globais de energia”, algo que seria sensivelmente mais difícil caso Donald Trump fosse reeleito.

Looking forward to supporting President-Elect @JoeBiden and Vice President-Elect @KamalaHarris to help the United States – a founding member of the @IEA – meet its energy & climate goals and speed-up global clean energy transitions

— Fatih Birol (@IEABirol) November 7, 2020

Na contramão das recomendações da IEA, Trump promoveu a desregulamentação no setor de óleo e gás, realizou leilões recordes de área de exploração, promoveu a expansão da indústria do carvão e não avançou na transição da indústria automobilística. Trump também retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris.

Na disputa eleitoral, medidas para a redução de emissões e combate ao aquecimento global ganharam espaço na candidatura democrata, sobretudo depois que a Califórnia e o vizinho Colorado enfrentaram incêndios florestais de proporções recordes no verão norte-americano.

Promessas da nova gestão

Entre as primeiras promessas de Biden para combater as mudanças climáticas estão o retorno rápido dos Estados Unidos ao Acordo de Paris, o aumento das restrições à indústria de óleo e gás e o reposicionamento do governo quanto à indústria automobilística visando a neutralização de emissões dos veículos.

Já a vice-presidente eleita é ainda mais enérgica no combate à emergência climática. A senadora pelo estado da Califórnia chegou a apoiar a proposta dos socialistas para o corte radical de emissões, o chamado Green New Deal, encabeçado pela deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez (Nova Iorque). O plano previa investimentos de US$ 10 trilhões em 10 anos para a agenda climática.

O conjunto de propostas de Biden é menos abrangente e considerado mais próxima da iniciativa liderada pela presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi (Califórnia), e a deputada democrata Kathy Castor (Flórida). Chamada de “Solving the Climate Crisis”, a proposta prevê  zerar as emissões líquidas de gases do efeito estufa (GEEs) do país até 2050.

O plano foi apresentado no Congresso em julho mas não tinha chance de ser aprovado durante o governo Trump.


De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.

Tudo sobre: Agência Internacional de Energia (IEA)Donald TrumpEUAFatih BirolJoe Biden

Mais da epbr

Petróleo e gás

Petróleo chega a cair 5%, revertendo otimismo com aumento de produção da Opep+

porInvesting.com
5 de abril de 2021
Diálogos da Transição

Para transição energética atingir objetivo, será preciso credibilidade e políticas inclusivas, dizem líderes globais

porNayara Machado
1 de abril de 2021
Diálogos da Transição

Eólica alcança recorde em 2020, mas mundo ainda precisa dobrar capacidade para atingir metas climáticas

porNayara Machado
30 de março de 2021
Colunas e opinião

Superciclos econômicos e os fundamentos do mercado internacional de petróleo, por Fernanda Delgado e Heloísa Borges

porFernanda Delgado
25 de março de 2021
Diálogos da Transição

Novos cenários da IEA admitem chance de demanda por óleo nunca mais ser a mesma

porNayara Machado
18 de março de 2021
Mais

mais lidas

  • Petrobras quer indenização de US$ 6,4 bilhões no novo leilão da cessão onerosa

    121 compartilhamentos
    Compartilhar 48 Tweet 30
  • Bolsonaro sanciona nova Lei do Gás

    232 compartilhamentos
    Compartilhar 93 Tweet 58
  • Veja os blocos de exploração de petróleo e gás que serão licitados no Brasil em 2021

    2481 compartilhamentos
    Compartilhar 992 Tweet 620
  • Novo Mercado de Gás e o mercado de GNL no Brasil

    130 compartilhamentos
    Compartilhar 52 Tweet 33
  • Novo marco do gás é aprovado e segue para sanção presidencial

    1705 compartilhamentos
    Compartilhar 682 Tweet 426

vídeos

Em execução

Livre Mercado: um debate latino sobre a formação de preços do GLP

Livre Mercado: um debate latino sobre a formação de preços do GLP

Vídeos

Erasmo Battistella, presidente do ECB Group

Vídeos

Secretário de Assuntos Regulatórios do Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL) Lucas Pimentel é o convidado do epbr entrevista de quinta (8)

Vídeos

Diretora de Downstream do IBP, Valéria Lima, será a entrevistada da próxima quarta (31)

Vídeos

Leonardo Soares, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio

Vídeos

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Newsletter
  • Política energética
  • Congresso
  • Petróleo e gás
  • Mercado de gás
  • Combustíveis
  • Transição energética
  • Clima
  • Vídeo
  • Podcast
  • Colunas e opinião
  • Quem somos

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
  • Política energética
  • Congresso
  • Petróleo e gás
  • Mercado de gás
  • Combustíveis
  • Transição energética
  • Clima
  • Vídeo
  • Podcast
  • Colunas e opinião
  • Quem somos

© 2020 agência epbr

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Entrar

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sair da versão mobile