epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
Eneva
Capa Política energética

O que a lista de empresas diz sobre a 15a rodada?

porFelipe Maciel
22 de fevereiro de 2018
Em Política energética

A Comissão Especial da Licitações da ANP inscreveu BP, Chevron, ExxonMobil, Murphy Oil, Petrobras, Petronas, Premier Oil, QPI, Repsol, Shell, Total, Cobra, PGN e Rosneft na 15a rodada de licitações da ANP, que será realizada no próximo dia 29 de março. Com a decisão, a agência já inscreveu 14 das 17 empresas que manifestaram interesse na concorrência.

A lista das empresas já inscritas sugere um leilão muito parecido com a 14a rodada, realizada em setembro do ano passado. Também sugere um leilão parecido com a rodada de águas profundas realizada no México no começo do mês.

A avaliação no governo sobre as empresas inscritas na concorrência é positiva. De fato, uma licitação realizada seis meses após a última do mesmo perfil e com a concorrência do leilão mexicano atrair majors é positiva. O entendimento no mercado é que a parte terrestre da licitação, que contará apenas com cinco empresas e vai ofertar 20 blocos, foi afetada pela concorrência do Projeto Topázio, onde a Petrobras recebeu no último dia 20 propostas para venda de 69 campos terrestres de produção.

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, durante café com a imprensa antes do carnaval, afirmou que a petroleira voltará a ser seletiva e buscará parcerias para a 15a rodada. No último leilão, a parceria com a ExxonMobil rendeu seis blocos na Bacia de Campos. A petroleira americana levou outras duas áreas na região sozinhas. A expectativa é que essa parceria possa se repetir no leilão de março.

Não será surpresa se a ExxonMobil, Murphy e QGEP (que não está inscrita na concorrência e estimamos que é uma das três petroleiras com análise de documentos ainda dependentes pela ANP) apostem em novos ativos na Bacia de Sergipe-Alagoas. As empresas arremataram áreas por lá no leilão de outubro.

Igualmente não será surpresa uma possível aposta da ExxonMobil na parte offshore da Bacia Potiguar. A empresa já está na região com a concessão do bloco exploratório POT-M-457, que foi arrematado na 11a rodada e fica muito próximo do bloco POT-M-571, em oferta agora em março.

Todo o mercado aposta em forte competição nas áreas que serão ofertadas nas bacias de Campos e Santos. A aposta da Statoil no campo de Roncador, onde recentemente comprou participação de 25% por US$ 2,3 bilhões, pode abrir um novo ciclo de investimentos em Campos, inclusive em áreas exploratórias próximas dos campos já em produção. 

Chevron e Repsol arremataram separadamente no México áreas exploratórias em consórcios. Por aqui, a primeira busca parcerias para o leilão deste ano. A segunda, tentou parcerias para o leilão do ano passado e acabou arrematando sozinha o bloco ES-M-667, em águas profundas da Bacia do Espírito.

Blocos exploratórios na Bacia do Ceará devem explicar o interesse da Chevron e da Premier Oil, que têm olhado para a região e já possuem blocos exploratórios em concessão por lá. Quem também está por lá a Total, que bidou no último leilão por áreas, mas acabou não levando nenhum bloco.

Outra parceria que tem dado certo no Brasil e também no México é a união da Shell com a QPI, que já são sócias aqui no Brasil no Parque da Conchas e no bloco Alto de Cabo Frio Oeste, arrematado no 3o leilão do pré-sal, realizado em 27 de outubro. As duas empresas participaram também – juntas, sozinhas e juntas com outras empresas – do leilão de águas profundas no México.

A chinesa CNOOC, que bidou por ativos na 14a rodada e também levou áreas no leilão no México, é outra empresa que pode surpreender. No leilão de outubro surpreendeu ao bidar sozinha e levar a área ES-M-592, em águas profundas da Bacia do Espírito Santo. Não é comum chineses bidando sozinhos em leilões de petróleo, por isso se espera um farm-out parcial no projeto até mesmo com um possível sócio no leilão deste ano.

Na parte onshore do leilão, a novidade é a estreia da fornecedora espanhola Cobra no mercado de E&P brasileiro. A empresa, que recentemente arrematou contrato com a Petrobras para manutenção de plataformas na Bacia de Campos, forma com a Petronas o grupo de inscritas sem contratos no país.

Na Bacia do Parnaíba, a Parnaíba Gás Natural, controlada pela Eneva, é candidata natural para a arrematar áreas exploratórias para achar gás novo para seus projetos térmicos na região.

Os russos da Rosneft, que no leilão passado acabaram desistindo de participar, este ano devem disputar áreas.

O leilão também será um teste para ver se o projeto de moratória de 10 anos feito pelo deputado estadual do Mato Grosso do Sul Amarildo Cruz (PT) para as atividades de fracking na Bacia do Paraná no seu estado vai inibir investimentos.



Tudo sobre: 15a rodadaExxonMobilPetrobrasStatoilTotal

Mais da epbr

Abastecimento de carro flex, gasolina ou alcool -- foto por Rafael Neddermeyer, de Fotos Públicas
Combustíveis

Defasagem na gasolina da margem para 9% de reajuste, calcula Ativa Investimentos

porepbr
22 de janeiro de 2021
Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) está à venda
Fusões e Aquisições

Petrobras confirma negociação com Ultrapar para venda da Refap

porepbr
19 de janeiro de 2021
Por que as gigantes do petróleo Shell, BP, Chevron, Exxon ou Total nunca investiram em refino no Brasil?
Newsletter Comece seu Dia

Consultorias calculam defasagem de 7% a 13% nos preços da gasolina e do diesel da Petrobras

porepbr
19 de janeiro de 2021
Refinaria Gabriel Passos (Regap)
Combustíveis

Petrobras aumenta gasolina e mantém preço do diesel inalterado

porepbr
18 de janeiro de 2021
usina termoelétrica (UTE) da Petrobras -- Termoaçu, no Rio Grande do Norte -- foto por Agência Petrobras
Newsletter Comece seu Dia

Leilões de energia nova em consulta pública, com térmicas inflexíveis e aproveitamento de resíduos sólidos urbanos

porepbr
18 de janeiro de 2021
Mais

mais lidas

  • Veja os blocos de exploração de petróleo e gás que serão licitados no Brasil em 2021

    Veja os blocos de exploração de petróleo e gás que serão licitados no Brasil em 2021

    1999 compartilhamentos
    Compartilhar 800 Tweet 500
  • Baterias estão mais viáveis para consumidores de média e alta tensão

    119 compartilhamentos
    Compartilhar 48 Tweet 30
  • BR Distribuidora mantém a aposta no mercado de GNL

    116 compartilhamentos
    Compartilhar 46 Tweet 29
  • Ponto Final: Candidatos de Bolsonaro no Congresso defendem prorrogação do auxílio emergencial

    114 compartilhamentos
    Compartilhar 46 Tweet 29
  • Consumidores defendem redução de subsídio para energia solar

    108 compartilhamentos
    Compartilhar 43 Tweet 27
Eneva

vídeos

Em execução

CEO da BR Distribuidora, Rafael Grisolia será o entrevistado desta quinta (21)

Entrevista ao vivo com Rafael Grisolia CEO da BR Distribuidora

CEO da BR Distribuidora, Rafael Grisolia será o entrevistado desta quinta (21)

Ao vivo
epbr entrevista Rodolfo Saboia, diretor-geral da ANP

Rodolfo Saboia será o entrevistado da epbr na quinta, 14 de janeiro

Ao vivo
Comissão do Senado aprova indicações para ANP e Aneel

Vídeo: novo diretor-geral da ANP toma posse

Ao vivo
O legado de 2020 para a indústria de óleo e gás

O legado de 2020 para a indústria de óleo e gás

Petropolítica
epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Newsletter
  • Política energética
  • Congresso
  • Petróleo e gás
  • Mercado de gás
  • Combustíveis
  • Transição energética
  • Clima
  • Vídeo
  • Podcast
  • Colunas e opinião
  • Quem somos

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
  • Política energética
  • Congresso
  • Petróleo e gás
  • Mercado de gás
  • Combustíveis
  • Transição energética
  • Clima
  • Vídeo
  • Podcast
  • Colunas e opinião
  • Quem somos

© 2020 agência epbr

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Entrar

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Vá para versão mobile