epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

Estoque de diesel do Brasil é menor do que o dito pelo governo, segundo consultoria

Leggio Consultoria aponta falhas no cálculo de estoques e no gerenciamento de riscos por parte do MME e ANP

André Ramalho
25 de julho de 2022 - Atualizado em 26 de julho de 2022
Em Combustíveis, Política energética
A A
Estoque de diesel do Brasil é menor do que o dito pelo governo, segundo Leggio Consultoria. Na imagem, caminhão tanque reabastece posto de combustíveis

De acordo com a consultoria, a cobertura de estoque atual do país é de 15 dias, e não 50 dias como o informado pelo Ministério de Minas e Energia

RIO — Os dados de estoque de diesel apresentados pelo governo são tecnicamente falhos e minimizam os reais riscos de desabastecimento no mercado doméstico. Esta é a avaliação do sócio-diretor da Leggio Consultoria, Marcus D´Elia, que critica a forma como o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) gerenciam os riscos de escassez do combustível neste segundo semestre.

De acordo com a consultoria, a cobertura de estoque atual do país é de 15 dias, e não 50 dias como o informado pelo Ministério de Minas e Energia.

Relembre: Há duas semanas, o ministro Adolfo Sachsida, ao participar de audiência pública no Senado, disse que o Brasil estava “bem posicionado” e abastecido até o fim do ano, com estoques suficientes para cobrir 50 dias de interrupção nas importações.

D’Elia explica que os critérios utilizados pelo governo, no cálculo, são distorcidos, porque consideram apenas a relação entre os volumes estocados e a média de importação do derivado.

“Ao considerar apenas os riscos de importação, o governo trabalha com um número [de demanda] significativamente menor e, efetivamente, estabelece uma cobertura de estoque maior. Mas tecnicamente não é o correto. No fundo, quando falamos de estoque, ele deveria cobrir qualquer interferência de movimentação de produto, não só importação. É mais uma questão de como interpretar o risco, e não se temos efetivamente ou não estoques. Os estoques estão lá, mas a retórica [das autoridades] está ruim”, afirma o consultor.

O outro lado: O MME reforçou que o Brasil possui, efetivamente, estoques operacionais equivalentes a 50 dias de necessidade de importação e que os dados se baseiam na consolidação de projeções de demanda, produção, importação e estoques dos agentes e entidades do setor. O Ministério destacou, ainda, que coordena o Comitê Setorial de Monitoramento do Suprimento Nacional de Combustíveis e Biocombustíveis, que visa a gerenciar as questões inerentes ao suprimento nacional e monitorar “a conjuntura energética corrente, em face da situação geopolítica mundial, com impacto nos fluxos e nas cotações das principais commodities energéticas”.


Estoques, por si, não resolvem o problema

Segundo D’Elia, a gestão dos riscos deveria ir além do monitoramento de estoques, em si.

Na avaliação do consultor, o mais importante, hoje, seria mapear os pontos de maior risco, identificar alternativas de suprimento e planejar rotas para movimentar produto até os locais mais vulneráveis.

De acordo com a Leggio Consultoria o risco de desabastecimento de diesel existe – mas, se faltar combustível, provavelmente será em locais específicos mais vulneráveis, em regiões mais distantes dos centros de produção e dos estoques, que estão concentrados no Sudeste.


Cobrimos por aqui

  • Vai faltar diesel? Os riscos segundo Petrobras, MME e consultorias
  • E se faltar diesel no Brasil? Saiba em que estados os riscos são maiores

Para D’Elia, falta um planejamento público de como manter o suprimento em todas as regiões em caso de ruptura.

“O direcionamento é ruim. Primeiro, [o governo] quer mostrar que tem um estoque grande e, segundo, que ele resolve o problema. E não é nenhum dos dois… Não é que haja um risco iminente de interrupção generalizada, mas a forma como a informação está sendo passada dá a entender que estamos muito mais robustos em termos de estoque do que temos. E estamos muito preocupados com a questão do estoque em si”, comenta.

“Deveríamos é estar preocupados em traçar um plano de contingência para levar produto a lugares onde possa faltar. Estoque não garante suprimento, é só o primeiro passo. Estudar o risco de ruptura e a capacidade de resiliência das cadeias logísticas é fundamental para se preparar para eventos imprevistos, como o atraso de uma embarcação em algum ponto do país ou um acidente em um terminal, entre outros”, complementa.

Mais da epbr

Diretoria da ANP derruba proposta que obrigava empresas a aumentar estoques de diesel
Combustíveis

Diretoria da ANP derruba proposta que obrigava empresas a aumentar estoques de diesel

2 dias atrás
CNPE inclui Ametista, do pré-sal, na oferta permanente da ANP. Na imagem, mapa dos blocos do regime de partilha incluídos na oferta permanente (Fonte: MME)
Rodadas

ANP aprova oito primeiras inscritas para oferta permanente do pré-sal

2 dias atrás
Shizen lidera em novas eólicas offshore no Brasil. Na imagem, eólica offshore com torres fixadas no leito marinho da costa da Noruega (Foto: TotalEnergies/Divulgação)
Comece seu Dia

Shizen lidera em novas eólicas offshore no Brasil

2 dias atrás

ANP quer ampliar estoques, mas empresas são contra

A diretoria da agência reguladora vota, nesta terça-feira (26/7) a minuta de resolução que trata dos procedimentos de formação de estoques nas hipóteses de sobreaviso no abastecimento; e uma outra sobre formação de estoques de óleo diesel A S10 nessas situações.

Entenda: A minuta de resolução proposta pela ANP obriga produtores e distribuidores a manter o equivalente a nove dias de estoques por semana (com base na demanda do segundo semestre do ano passado). A medida vale para empresas com market share superior a 8% das vendas de S10 no segundo semestre de 2021. Na prática, a ANP visa a aumentar os volumes de estoque, em queda, e recuperar os níveis de maio, de 1,650 milhão de m³.

Petrobras e líderes do mercado de distribuição de combustíveis (Vibra, Raízen e Ipiranga) são contra a proposta.

  • Para aprofundar: Petrobras e grandes distribuidoras reagem contra plano da ANP para ampliar estoques

As empresas veem risco de aumento dos preços do derivado, com a medida.

Atualizada para inserir o posicionamento do Ministério de Minas e Energia

André Ramalho

André Ramalho

Jornalista com 13 anos de experiência na cobertura do mercado de energia, é o editor responsável pelo site da agência epbr ✉️ [email protected]

Tudo sobre: Adolfo SachsidaAgência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)DieselLeggio ConsultoriaMinistério de Minas e Energia (MME)

Mais da epbr

Diretoria da ANP derruba proposta que obrigava empresas a aumentar estoques de diesel
Combustíveis

Diretoria da ANP derruba proposta que obrigava empresas a aumentar estoques de diesel

Luiz Fernando Manso
5 de agosto de 2022
CNPE inclui Ametista, do pré-sal, na oferta permanente da ANP. Na imagem, mapa dos blocos do regime de partilha incluídos na oferta permanente (Fonte: MME)
Rodadas

ANP aprova oito primeiras inscritas para oferta permanente do pré-sal

epbr
5 de agosto de 2022
Shizen lidera em novas eólicas offshore no Brasil. Na imagem, eólica offshore com torres fixadas no leito marinho da costa da Noruega (Foto: TotalEnergies/Divulgação)
Comece seu Dia

Shizen lidera em novas eólicas offshore no Brasil

epbr
5 de agosto de 2022
Metade do óleo da privatização da partilha sequer foi descoberto. Na imagem, leilão da partilha de blocos do pré-sal promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Rio de Janeiro (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Comece seu Dia

Metade do óleo da privatização da partilha sequer foi descoberto

epbr
4 de agosto de 2022 - Atualizado em 5 de agosto de 2022
Mais
Próximo
Chinesa CTG planeja produzir hidrogênio verde no Brasil, com foco em exportação. Na imagem, tanque de armazenamento de hidrogênio associado a geração eólica e solar (Foto: Alexander Kirch/Shutterstock)

Chinesa CTG planeja produzir hidrogênio verde no Brasil, com foco em exportação

mais lidas

  • Shizen lidera em novas eólicas offshore no Brasil. Na imagem, eólica offshore com torres fixadas no leito marinho da costa da Noruega (Foto: TotalEnergies/Divulgação)

    Shizen lidera em novas eólicas offshore no Brasil

    275 compartilhamentos
    Compartilhar 110 Tweet 69
  • Petrobras reduz preço do diesel pela primeira vez em 15 meses

    2303 compartilhamentos
    Compartilhar 921 Tweet 576
  • O aço da vez: a siderurgia brasileira como alavanca do desenvolvimento sustentável 

    536 compartilhamentos
    Compartilhar 214 Tweet 134
  • Eletrificação: poluindo mais para poluir menos – parte 2, painéis solares

    645 compartilhamentos
    Compartilhar 258 Tweet 161
  • Metade do óleo da privatização da partilha sequer foi descoberto

    210 compartilhamentos
    Compartilhar 84 Tweet 53
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletter
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr