epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

EPE estuda seis novas rotas para escoamento do gás natural offshore

Felipe Maciel
14 de agosto de 2019 - Atualizado em 15 de agosto de 2019
Em Mercado de gás, Mercado offshore
A A

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) está estudando seis novas rotas para escoamento do gás natural offshore no país. As rotas em estudo, contou o diretor José Mauro Ferreira, tem capacidade variando entre 30 milhões de m3 por dia e 45 milhões de m3 por dia. 

Estão em estudo duas alternativas para a Rota 4, uma ligando o pré-sal de Santos até São Paulo e outra ao Porto de Itaguaí. Outras quatro rotas saindo da Bacia de Campos também são analisadas pela empresa, sendo sendo duas ligando o Porto do Açu e outra duas o Porto Central e o Porto de Itaguaí. 

Algumas das rotas em análises (Rota 4, Rota 4b, Rota 5, Rota 5b, Rota 6 e Rota 6b) são excludentes. 

Todo o trabalho de análise da novas rotas para escoamento da produção offshore de gás natural do país fará parte do Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte, que será lançado pela EPE durante a Rio Pipeline 2019, que acontecerá entre 3 e 5 de setembro, no Rio de Janeiro. 


A EPE também estudou a implantação de unidades para liquefação do gás natural no mar, o chamado GNL embarcado. O caso básico montado pela empresa indicou demanda de investimentos de US$ 1,1 bilhão para a construção de um FLNG com capacidade para 5,6 milhões de m3 de gás natural por dia. 

A EPE também analisa a ligação da malha de dutos brasileira com os terminais de GNL. O primeiro case é o Terminal de GNL de Barra dos Coqueiros, em Sergipe, com a malha de dutos local. A ExxonMobil pretende ligar o Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol) ao terminal de regaseificação Gás Sul, na cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, que está sendo desenvolvido pela Golar Power. Para fazer a interligação, a empresa solicitou à ANP a inclusão do ponto de entrada “Garuva” no edital da chamada pública para contratação de capacidade  de transporte da TBG.

Também está em estudo a implantação de unidades de plantas de regaseificação de pequena escalada no costa brasileira, que poderia receber parte do gás offshore de forma descentralizada. “Podemos abastecer navios a GNL ou mesmo internalizar o gás natural no país para o usado no transporte”, diz o diretor. 

José Mauro Ferreira participa do Seminário de Gás Natural do IBP, no Rio de Janeiro. 

Tudo sobre: Empresa de Pesquisa Energética (EPE)Gás naturalGasodutospré-sal

Mais da epbr

Fatih Birol e Hardeep Singh Puri discutem como enfrentar crise energética e crise climática, em Davos 2022 (Foto Manuel Lopez/Fórum Econômico Mundial)
Diálogos da Transição

“Mundo não precisa escolher entre crise energética e climática”, diz diretor da IEA

Nayara Machadoe1 outro(s)
23 de maio de 2022
Cenário de guerra na Ucrânia e escassez abre espaço para a discussões sobre medidas extraordinárias, emergenciais e temporárias. Na imagem, abastecimento de tanque de caminhão a diesel
Colunas e opinião

Tempos de guerra

Opinião
19 de maio de 2022 - Atualizado em 20 de maio de 2022
Comunidade científica reage contra MP do programa Renovar. Na imagem, laboratório de Física de Rochas do Cenpes – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello.
Congresso

Comunidade científica reage contra MP do programa Renovar

André Ramalho
16 de maio de 2022 - Atualizado em 17 de maio de 2022
Alemanha rejeita classificação ‘verde” para energia nuclear
Diálogos da Transição

Alemanha rejeita classificação ‘verde” para nuclear

Nayara Machado
16 de maio de 2022 - Atualizado em 20 de maio de 2022
Mais
Próximo
Shell recebe licença do Ibama para sísmica em Gato do Mato

Shell recebe licença do Ibama para sísmica em Gato do Mato

Por favor, faça login para participar da discussão

mais lidas

  • Luis Arce (esq.) e Alberto Fernández (dir.), presidentes da Bolívia e Argentina, respectivamente, celebram acordo para fornecimento de gás da Bolívia

    Como acordo Bolívia-Argentina afeta mercado de gás natural no Brasil

    5765 compartilhamentos
    Compartilhar 2306 Tweet 1441
  • Governo Bolsonaro demite Coelho da presidência da Petrobras

    171 compartilhamentos
    Compartilhar 68 Tweet 43
  • Decreto do mercado de carbono em conflito com Renovabio

    180 compartilhamentos
    Compartilhar 72 Tweet 45
  • Mercado de carbono no Brasil é bom para o RenovaBio

    128 compartilhamentos
    Compartilhar 51 Tweet 32
  • Sob ataque de Bolsonaro, Petrobras leva culpa por alta dos combustíveis

    167 compartilhamentos
    Compartilhar 67 Tweet 42
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletter
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr