Partilha da produção demanda 20 plataformas


Produzido pela epbr para a Pré-Sal Petróleo S.A

O desenvolvimento da produção dos projetos 14 projetos de partilha da produção de petróleo e gás natural no país vão demanda a instalação de pelo menos 20 novas plataformas de produção nos próximos dez anos. As áreas devem produzir juntas algo em torno de 3 bilhões de barris de petróleo, sendo 400 milhões de barris destinados para a União.

A demanda por unidades de produção será um novo ciclo de contratação de bens e serviços para projetos no Brasil. As quatro primeiras unidades já fazem parte do planejamento da Petrobras para o projeto de Mero, primeira área declarada comercial na partilha da produção. Mero já tem uma unidade de produção contratada e outra em processo de contratação. Outras duas unidades são estimadas para os próximos anos

Na fase exploratória os projetos começam a ganhar corpo. A Petrobras iniciou o licenciamento ambiental para a perfuração no bloco exploratório Alto de Cabo Frio Central, na Bacia de Campos, arrematado em parceria com a BP no 3o leilão do pré-sal, realizado pela ANP em outubro do ano passado. O consócio está licenciando seis poços, sendo um firme e cinco condicionados aos resultados do primeiro.

O Programa Exploratório Mínimo do projeto prevê a perfuração de um poço exploratório até o fim do primeiro semestre de 2019. O consórcio está propondo também um teste de formação contingente ao resultado do poço.

A Shell está licenciando a perfuração de cinco poços no pré-sal, sendo dois no bloco Sul de Gato do Mato, na Bacia de Santos, e outros três no bloco Alto de Cabo Frio Oeste, Bacia de Santos. A empresa pretende iniciar as campanhas de perfuração em janeiro de 2019.

Usando o projeto de Mero como parâmetro e dados da ANP de volume in place para cada projeto, estimamos a demanda de bens e serviços que deve ser gerada com os projetos de produção em áreas de partilha da produção. São mais de 300 poços de desenvolvimento da produção e 300 árvores de natal molhadas nos próximos dez anos.

O que vem por aí

Entre na sua conta abaixo

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.