epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados
Capa Política energética Solar

Bolsonaro decide intervir na revisão da Aneel que afeta energia solar e promete projeto contra medida

Preisdente da República promete projeto de lei proibindo a taxação da energia solar em regime de urgência no Congresso Nacional

porepbr
6 de janeiro de 2020
Em Congresso, Setor elétrico, Solar

NOTA: Esta matéria é de 6 de janeiro de 2020. Veja as publicações mais recentes sobre o setor em epbr.com.br/editoria/politica/solar/

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que um acordo com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, vai garantir a tramitação de um projeto de lei nas duas Casas proibindo a taxação da energia solar fotovoltaica no país.

A afirmação vem depois de o Ministério da Economia enviar contribuição para a consulta pública realizada pela agência apoiando a proposta da Aneel de revisão das regras da geração distribuída. Bolsonaro prometeu urgência para a votação dos projetos. 

“Liguei para o Rodrigo Maia [presidente da Câmara] e para o Davi Alcolumbre [presidente do Senado]. Se a Aneel vir a taxar, eles toparam derrubar a questão. Algum parlamentar deverá apresentar um projeto de lei para taxação zero e eles vão colocar para votar em regime de urgência. Então está sepultada qualquer possibilidade de taxar energia solar”, disse Bolsonaro, nesta segunda (6), ao deixar o Palácio da Alvorada.

O presidente da República ainda divulgou um vídeo no Twitter reafirmando a posição e indicando que ninguém pode falar no governo sobre o tema, apenas ele. “Não me interessa pareceres de secretários ou seja quem for. Ninguém fala no governo, a não ser eu, sobre essa questão. A decisão do governo é não taxar”, comentou. 

Bolsonaro lembrou, contudo,que a proposta de revisão das regras para a geração distribuída é da Aneel, que tem autonomia e não sofre ingerência do presidente da República. “Agora, que fique bem claro que quem decide essa questão é a Aneel. Eu não tenho qualquer ingerência sobre eles”, disse antes de informar sobre a conversa com Maia e Alcolumbre.

Bolsonaro disse que conversará com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o de Minas e Energia, Bento Albuquerque, sobre o assunto. “O Bento (Albuquerque) me disse que o presidente da Aneel quer conversar comigo. Parece que é para falar sobre a tarifa zero”, disse.

“A própria Aneel se conscientiza de que essa fonte de energia tem de ser estimulada pelo governo”, disse o presidente.

A revisão das regras da Aneel, na REN 482, pretendem alterar a regra de compensação da geração distribuída, o que na visão dos ministério da Economia e de Minas e Energia, é necessário para reduzir o subsídio do setor. O tema é tratado por críticos como uma tentativa da Aneel em “taxar o sol”, em especial nas redes sociais – forma como Bolsonaro também se refere ao assunto.

– A posição oficial do Governo sobre a taxação da energia solar. pic.twitter.com/5cSWosswlM

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 6, 2020

A epbr mostrou na última semana que a Aneel recebeu mais de uma centenas de contribuições para a consulta pública que discute a revisão das regras da geração distribuída no país. Veja os detalhes das contribuições enviadas à agência. 

O Ministério da Economia enviou parecer apoiando a medida da Aneel e indicando que a proposta  preserva a viabilidade dos investimentos em geração distribuída e reduz distorções tarifária. Paulo Guedes está atualmente de férias. 

PUBLICIDADE

Apesar da manifestação do presidente da República, não é de hoje que o Ministério da Economia está apoiando a proposta da Aneel, que também tem apoio do Ministério de Minas e Energia. 

Em outubro, a Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI) do Ministério da Economia editou uma apresentação em que defende a proposta de ajuste regulatório para geração distribuída apresentada pela Aneel. O documento diz que o governo não está querendo “taxar o sol”,,mas sim reduzir os encargos que o cidadão comum pagaria e que seriam transferido a um grupo de interesse que luta para manter subsídios.

Em meados de dezembro, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que espera que a resolução que revisa o mercado de geração distribuída seja finalizada em fevereiro.

“Vamos discutir isso durante os meses de janeiro e fevereiro e, provavelmente, em fevereiro, a população vai receber algo muito bom porque está sendo construído com o Congresso Nacional, com o executivo e pela agência reguladora”, explicou Albuquerque.

O ministro defendeu que os subsídios contribuíram para o aumento da tarifa de energia e mostrou dados de que o preço da tarifa de energia elétrica cresceu acima do valor referente da inflação entre 2001 e 2018. Veja a apresentação na íntegra (.pdf)

Geração distribuída no mundo

A Agência Internacional de Energia (AIE)  estima que a geração distribuída a partir de fonte solar fotovoltaica deve dobrar de capacidade até 2024, representando quase metade de todo o crescimento da capacidade de fornecimento de fonte solar fotovoltaica no planeta. 

O documento afirma que a capacidade global de energia renovável deverá crescer 50% nos cinco anos, um aumento de 1.200 gigawatts, o que é equivalente à atual capacidade total de geração de energia dos Estados Unidos. O aumento, diz o relatório, será impulsionado por redução de custos e esforços promovidos por políticas governamentais. A energia solar fotovoltaica representará 60% desse crescimento.


PUBLICIDADE

🎧 Já conhece os podcasts da agência epbr? Disponível também no Spotify 


De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.

Tudo sobre: Agência Internacional de Energia (AIE)AneelBento AlbuquerqueDavi AlcolumbreGeração DistribuídaGoverno BolsonaroJair BolsonaroMinistério da EconomiaMinistério de Minas e Energia (MME)REN 482Rodrigo Maiasolar fotovoltaica

Mais da epbr

Ponto Final

Ponto final: Ernesto Araújo diz que nada muda no Brasil com governo Biden

porGuilherme Serodio
15 de janeiro de 2021
Eólica

Essentia Energia inicia obras de seu primeiro parque eólico na Bahia

porGuilherme Serodio
15 de janeiro de 2021
Newsletter Comece seu Dia

Política de preços: mercado desconfia da Petrobras, mas analistas falam em “exagero”

porepbr
15 de janeiro de 2021
Ponto Final

Ponto final: Bolsonaro discute com ministros preços de combustíveis

porGuilherme Serodio
14 de janeiro de 2021
Solar

Geração distribuída solar deve atrair mais de R$ 17 bilhões em 2021

porepbr
14 de janeiro de 2021
Mais
Por favor, faça login para participar da discussão

mais lidas

  • Política de preços: mercado desconfia da Petrobras, mas analistas falam em “exagero”

    115 compartilhamentos
    Compartilhar 46 Tweet 29
  • ECB fecha acordo com bp para fornecimento de 1 bilhão de litros de biocombustíveis

    146 compartilhamentos
    Compartilhar 58 Tweet 37
  • Veja os blocos de exploração de petróleo e gás que serão licitados no Brasil em 2021

    1946 compartilhamentos
    Compartilhar 778 Tweet 487
  • New Fortress Energy acerta compra de ativos da Golar Power no Brasil em operação de US$ 5 bi

    209 compartilhamentos
    Compartilhar 84 Tweet 52
  • Total abandona associação com API por resistência à descarbonização

    104 compartilhamentos
    Compartilhar 42 Tweet 26

vídeos

Em execução

O legado de 2020 para a indústria de óleo e gás

O legado de 2020 para a indústria de óleo e gás

Petropolítica

Vídeo: novo diretor-geral da ANP toma posse

Ao vivo

Rodolfo Saboia será o entrevistado da epbr na quinta, 14 de janeiro

Ao vivo

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Newsletter
  • Política energética
  • Congresso
  • Petróleo e gás
  • Mercado de gás
  • Combustíveis
  • Transição energética
  • Clima
  • Vídeo
  • Podcast
  • Colunas e opinião
  • Quem somos

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
  • Política energética
  • Congresso
  • Petróleo e gás
  • Mercado de gás
  • Combustíveis
  • Transição energética
  • Clima
  • Vídeo
  • Podcast
  • Colunas e opinião
  • Quem somos

© 2020 agência epbr

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Entrar

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sair da versão mobile