epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives
Sem resultados
Veja todos os resultados
epbr
Sem resultados
Veja todos os resultados

Airbus e Fortescue tentam viabilizar hidrogênio verde na aviação

Estudos tem objetivo de colocar uma aeronave à base de hidrogênio em operação até 2035 

Nayara Machado
8 de março de 2022
Em Biocombustíveis, Internacional, Transição energética
A A
Airbus e Fortescue tentam viabilizar hidrogênio verde na aviação

Modelo conceitual do Airbus A380 com turbina a hidrogênio

BRASÍLIA — A fabricante de aviões europeia Airbus e a mineradora australiana Fortescue Future Industries (FFI) fecharam um acordo para avaliar a redução de emissões de CO2 da aviação com o uso de hidrogênio verde.

Um dos objetivos da parceria é colocar uma aeronave à base de hidrogênio em operação até 2035.

A Fortescue e Airbus assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) na sede da Airbus em Toulouse, na França.

O memorando permitirá que ambas as empresas colaborem como uma força-tarefa para analisar “os desafios em torno das regulamentações de hidrogênio verde, infraestrutura e cadeias de suprimentos globais” — desde a produção até a entrega em aeroportos e abastecimento de aeronaves, informa a Fortescue em comunicado.

A Fortescue fornecerá perspectivas de custo e tecnologia ao longo da cadeia de suprimentos. Também construirá cenários de implantação de infraestrutura de fornecimento para aeroportos alvo.

Já a Airbus apresentará características de consumo de energia da frota, cenários para demanda de hidrogênio na aviação, especificações de reabastecimento e estrutura regulatória da aviação.

“A Airbus identificou o hidrogênio verde como a opção mais promissora de descarbonização para enfrentar nossos desafios ambientais. Estamos iniciando a revolução da aviação verde”, disse Glenn Llewellyn, vice-presidente de aeronaves de emissão zero da Airbus.


Políticas para descarbonização da aviação

Responsável por 2,5% das emissões globais de CO2, com as emissões dobrando desde a década de 1980, a aviação internacional assumiu compromisso de crescimento neutro de emissões — a partir de 2021 de forma voluntária, em 2027 obrigatória.

E 106 países já estão participando do Esquema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional (Corsia). Entre eles, Austrália e França. Veja a lista completa (.pdf).

Uma preocupação do setor é a dupla taxação.

Ano passado, a União Europeia lançou um plano para taxar as emissões dos voos entre os países do bloco como uma das estratégias para reduzir em 55% suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Logo após o lançamento do pacote Fit for 55, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, em inglês) divulgou uma nota dizendo que “o imposto não é a resposta para a sustentabilidade da aviação”.

Para o setor, a proposta representa uma forte rejeição ao Corsia.

Mais da epbr

Alemanha rejeita classificação ‘verde” para energia nuclear
Diálogos da Transição

Alemanha rejeita classificação ‘verde” para nuclear

1 dia atrás
José Salinero, Gerente de P&D da Repsol Sinopec Brasil. Repsol vê Brasil como exportador de tecnologia para transição energética, como CCUS e hidrogênio
Entrevista

Repsol vê Brasil como exportador de tecnologia para transição energética

1 dia atrás
Para Maia Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, governo precisa parar de 'bater cabeça' sobre eólica offshore e hidrogênio verde
Política energética

Para Ceará, governo precisa parar de ‘bater cabeça’ sobre eólica offshore

4 dias atrás

França inaugura mandato de 1% para SAF

Na França, inclusive, começou a valer no dia 1º de janeiro deste ano o mandato de pelo menos 1% de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) no querosene que abastece as aeronaves.

Para atender à demanda, a francesa TotalEnergies está investindo em biorrefinarias pelo país.

Na última semana, a empresa de petróleo e energia anunciou o início da produção de SAF na Normandia, no norte da França, para complementar as capacidades da biorrefinaria La Mède (Bouches-du-Rhône) e da planta de Oudalle (Seine-Maritime).

A Total também tem planos de produzir SAF em sua plataforma de petróleo bruto Grandpuits, a sudeste de Paris, a partir de 2024.

Todo o biocombustível, destinado aos aeroportos franceses, será fabricado a partir de resíduos.

  • Leia em epbr: Boeing compra 7,5 milhões de litros de SAF para suas operações comerciais

Política brasileira deve permitir importação

No Brasil, prevaleceu uma demanda do mercado para que a definição do mandato seja a partir da redução de emissões do setor aéreo, com a possibilidade de uso de diferentes teores de combustível sustentável em qualquer parte do território nacional.

A versão final das diretrizes para a política nacional de combustíveis sustentáveis de aviação abre possibilidade para importação para cumprir metas de descarbonização.

O documento foi aprovado pelo subcomitê ProBioQAV, grupo criado no programa Combustível do Futuro do Ministério de Minas e Energia (MME).

  • Leia em epbr: Brasil tem potencial para produzir até 9 bilhões de litros de bioquerosene a partir de resíduos
Nayara Machado

Nayara Machado

Jornalista especializada em energia e combustíveis com foco em clima e sustentabilidade. Edita a newsletter Diálogos da Transição ✉️ [email protected]


Assine a newsletter Diálogos da Transição, e fique por dentro da nossa cobertura dos mercados de gás natural, energias renováveis e biocombustíveis.


 

Tudo sobre: AirbusAviaçãoCombustível sustentável de aviação (SAF)CorsiaDescarbonizaçãoFortescue (FFI)Hidrogênio

Mais da epbr

Alemanha rejeita classificação ‘verde” para energia nuclear
Diálogos da Transição

Alemanha rejeita classificação ‘verde” para nuclear

Nayara Machado
16 de maio de 2022
José Salinero, Gerente de P&D da Repsol Sinopec Brasil. Repsol vê Brasil como exportador de tecnologia para transição energética, como CCUS e hidrogênio
Entrevista

Repsol vê Brasil como exportador de tecnologia para transição energética

Gabriel Chiappini
16 de maio de 2022 - Atualizado em 17 de maio de 2022
Para Maia Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, governo precisa parar de 'bater cabeça' sobre eólica offshore e hidrogênio verde
Política energética

Para Ceará, governo precisa parar de ‘bater cabeça’ sobre eólica offshore

Gabriel Chiappini
13 de maio de 2022
BNDES dobra crédito do RenovaBio para R$ 2 bi. Na imagem, usina de etanol Unidade Barra Grande (SP), do Grupo Zilor (Copersucar)
Diálogos da Transição

BNDES dobra crédito do RenovaBio para R$ 2 bi

Nayara Machado
12 de maio de 2022
Mais
Próximo
Hidrogênio azul precisa de mercado de carbono, mostra EPE

Hidrogênio verde está mais barato que cinza

mais lidas

  • Fracasso da venda direta de etanol x soluções para gasolina e diesel. Na imagem, bomba de abastecimento de combustível

    Fracasso da venda direta de etanol x soluções para gasolina e diesel

    683 compartilhamentos
    Compartilhar 273 Tweet 171
  • EVA Energia, do grupo Urca, inaugura terceira usina a biogás

    204 compartilhamentos
    Compartilhar 82 Tweet 51
  • Em 100 dias de operação, Origem Energia mais que dobra produção e reduz preço do gás em Alagoas

    227 compartilhamentos
    Compartilhar 91 Tweet 57
  • Bolsonaro revê frete de caminhoneiros e diz que mexerá na Petrobras

    133 compartilhamentos
    Compartilhar 53 Tweet 33
  • Repsol vê Brasil como exportador de tecnologia para transição energética

    131 compartilhamentos
    Compartilhar 52 Tweet 33
agência epbr

© 2020 agência epbr

Mapa do site

  • Quem somos
  • Capa
  • Últimas
  • Colunas e opinião
  • Newsletter
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Petróleo e gás
  • Combustíveis
  • Mercado offshore
  • Transição energética
  • Setor elétrico

Nossas redes

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Newsletter
    • Comece seu Dia
    • Diálogos da Transição
  • Política energética
  • Mercado de gás
  • Transição energética
    • Diálogos da Transição
  • Mercados
    • Petróleo e gás
    • Combustíveis
    • Setor elétrico
    • Biocombustíveis
  • Últimas
  • Lives

© 2020 agência epbr