Novidades

Fique por dentro das notícias, análises e produtos no blog da E&P Brasil.

O novo perfil das autoridades do setor petróleo

As recentes mudanças feitas pelo presidente interino Michel Temer apontam para uma alteração radical das políticas praticadas pela presidente Dilma Rousseff na economia, em especial no setor de óleo e gás e na Petrobras.

A orientação do novo governo é estimular os investimentos privados e descentralizar o mercado, reduzindo o tamanho e o peso da petroleira.

Isso é uma boa notícia para a indústria, que sofre com o excessivo intervencionismo do governo, a centralização dos negócios na Petrobras  e a falta de oportunidades, especialmente dos leilões de áreas exploratórias tanto dentro quanto fora do polígono do pré-sal.

Essa postura se reflete no perfil dos nomeados para cargos chave nos órgãos federais e estatais ligadas ao setor, mostra o relatório Quem é Quem E&P Brasil 2016: Governo.

São, em sua maioria, pessoas vindas do mercado, com visão mais liberal da economia e ligadas à indústria, como o presidente da Petrobras, Pedro Parente, a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos, e o Secretário Executivo do MME, Paulo Pedrosa. O novo Secretário de Petróleo e Gás do MME, Márcio Félix Bezerra, mesmo sendo funcionário de carreira da Petrobras, é também um exemplo dessa mudança e foi muito bem recebido pela indústria, crítica da atuação do antecessor Marco Antonio Almeida.

Apesar das sinalizações positivas, é cedo para saber o efeito prático das mudanças e até mesmo se serão permanentes. Nesse cenário de incerteza, o apoio de uma publicação como Quem é Quem E&P Brasil 2016: Governo se torna essencial.

Related

Quem é Quem 2016: Governo

Essse relatório bilíngue oferece um panorama das mudanças ocorridas no governo, estatais, agências e Congresso durante a gestão Temer, mostrando as estruturas organizacionais e pessoas chave em cada instituição
US$ 499
Veja mais