Publicidade

Foz do Amazonas chega na Câmara dos Deputados

A deputada Janete Capibaribe (PSB/AP) protocolou requerimento na Câmara dos Deputados pedindo a realização de audiência pública para discutir a exploração de petróleo na Amazônia. No requerimento, a parlamentar diz que entre 2010 e 2014 pesquisadores fizeram expedições para confirmar a existência de recifes na região da Amazônia. Mesmo assim, afirma a parlamentar, a Total pretende iniciar em alguns meses a exploração na região.

“Contudo, a empresa francesa Total pretende iniciar suas atividades em alguns meses, razão pela qual a realização dessa audiência pública é imprescindível, visando assegurar as garantias para preservação do bioma, bem como a verificação da melhor forma de exploração”, diz o pedido de realização da audiência.
 
Esta não é a primeira vez que a deputada – que é do mesmo partido do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, realiza uma audiência para discutir a campanhas exploratórias na costa do Amapá. Em 2013, sua preocupação era a distribuição dos rendimentos para investimentos em infraestrutura e serviços para a população do Amapá.

Em maio de 2013, durante a 11ª Rodada de Licitações da ANP, a Total E&P do Brasil adquiriu concessão para realizar atividades de pesquisa exploratória nos blocos FZA-M-57, FZA-M-86, FZA-M-88, FZA-M-125 e FZA-M-127, na Bacia da Foz do Amazonas.

A deputada sugeriu a convocação de representantes do Greenpeace, da WWF, Universidade Federal do Amapá, ANP, Ibama e da Total para a audiência pública, que ainda não tem data definida.  

Na última semana, o tema foi discutido em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente do Senado.

 

Editor-Chefe da Agência E&P Brasil

Comentários no Facebook