Publicidade

ANP otimiza transferência de dados

A ANP desenvolveu uma ferramenta que pretende otimizar e reduzir custos para a transferência de dados técnicos para as empresas que pretendem participar de leilões de petróleo. Feito a partir de um contrato da agência com a Halliburton, a nova ferramenta permite que um dado, ao ser recuperado do Petrobank, seja enviado pela internet através da utilização de Secure File Transfer Protocol – Sftp.

“A ferramenta foi totalmente desenvolvida internamente para otimizar o acesso aos dados públicos armazenados no Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP). Os principais arquivos enviados por essa ferramenta serão os dados de sísmica processada, os dados de poços e os dados de projetos multifísicos”, diz a agência em nota.

O BDEP possui hoje mais de 6 petabytes de dados técnicos gerados nas atividades de prospecção petrolífera em todo território brasileiro. Desde 2000, o BDEP recebe, avalia, armazena e disponibiliza esses dados aos solicitantes, seguindo as regras de sigilosidade estipuladas pelas normas regulatórias vigentes. Nos últimos dez anos, foram atendidas mais de 3.500 solicitações de dados de mais de 200 empresas e instituições.






Comentários no Facebook