Publicidade

39 funcionários disputam vaga no Conselho de Administração da Petrobras

Presidente da Petrobras, Pedro Parente, e o presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Luiz Nelson Guedes de Carvalho, durante coletiva de imprensa após a cerimônia de transferência de cargo. Foto: Stéferson Faria/Petrobras

A Petrobras homologou a candidatura de 39 funcionários para disputar uma vaga como representante dos empregados no Conselho de Administração da petroleira. A eleição acontece em dois turnos, sendo o primeiro entre 27 de janeiro e 4 de fevereiro e o segundo turno, entre 3 e 11 de março. Todos os funcionários concursados da empresa podem votar na eleição. 

A presença de um funcionário que representa os empregados no Conselho de Administração das empresas estatais e de economia mista foi instituída no governo Lula, pela Lei 21.353/2010.  A Lei estabelece que o representante dos empregados deverá ser escolhido dentre os empregados ativos da empresa pública, pelo voto direto de seus pares, em eleição organizada pela empresa em conjunto com as entidades sindicais que os representem.

A Federação Única dos Petroleiros (PUP) está apoiando o nome de Danilo Silva para o CA. Silva pede votos para todos os petroleiros que estão insatisfeitos com a estratégia de venda de ativos e a redução de postos de trabalho. “Não aceito a política de desmonte que está sendo feita hoje na companhia”, diz em sua campanha no site da FUP.


A Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) apoiam o nome de Christian Alejandro Queipo para o cargo. Ele ingressou na Petrobrás em 2007 no cargo de Engenheiro de Processamento e trabalha na Engenharia Básica de Gás Natural e Energias Renováveis, com foco no desenvolvimento de tecnologias para produção de biocombustíveis de segunda geração.  Queipo propõe um olhar para além do pré-sal, que terá seu ciclo. “Enxergar novamente a Petrobras na vanguarda da produção de energia para o desenvolvimento nacional”, diz em sua proposta no site da FNP

Como é o Conselho e o que os empregados conseguem influenciar? 

O Conselho de Administração da Petrobras tem hoje nove membros, sendo seis indicados pela União, acionista controlador da empresa. Dentro os indicados pela União está o próprio presidente da Petrobras, Pedro Parente.

O CA conta ainda com uma vaga destinada aos acionistas minoritários e uma para acionistas com ações preferenciais, além do representante dos empregados.

Na eleição de Aldemir Bendine para a presidência da Petrobras, logo após a renuncia da presidente Maria das Gracas Foster e todos os diretores, o Conselho de Administração aprovou o nome de Bedine, indicado por Dilma Rousseff, com indicação contrária do representante dos empregados, na época Silvio Sinedino.

“É preciso que a Petrobras altere sua prática em várias áreas e, no nosso entendimento, um dos principais aspectos é exatamente a forma de indicação da sua alta gerência”, afirmou o conselheiro. O discurso foi publicado por ele no Facebook. No texto, diz ainda que as indicações por partidos políticos “acabam cobrando um alto preço em corrupção e malfeitos”, comentou.

E quem representa os empregados hoje? 

Os empregados da Petrobras são representados hoje por Betania Rodrigues Coutinho, que trabalha há 12 anos na Petrobras nas áreas de Reservatório e de Coordenação Técnica de Parcerias da UO-RIO. Ela se declarou como Pessoa NÃO Politicamente Exposta quando foi eleita e acabou contando o apoio de grande parte dos funcionários, inclusive com o primeiro escalão da empresa. 

Abaixo, a lista com os 39 funcionários que estão disputando a vaga no CA da Petrobras: 

1919 ADILSON AMARAL AMARAL
1968 ALEXANDER BAPTISTA CORREIA ALEXANDER
1000 ANDERSON BASTOS AMORIM DE AMORIM ANDERSON
1113 ANELISE GONTIJO MARRA GRIBEL ANELISE GRIBEL
1200 ATILIO ALBINO ORLANDO ATILIO ORLANDO
1500 CARLOS EDUARDO MARTINS DA SILVA C.Eduardo – dudu
1999 CELIO DA SILVA FRANCO CELIO FRANCO
1961 CHRISTIAN ALEJANDRO QUEIPO CHRISTIAN
1001 DANILO FERREIRA SILVA Danilo Silva
1331 EMILIO ALBERTO RAMIREZ EMÍLIO
1717 FELIPE DE FREITAS ANTUNES Felipe
1020 GABRIEL CHIANELLI COSTALONGA SERAPHIM GABRIEL SERAPHIM GABRIEL SERAPHIM
1314 HELTON CLISTENES SOARES DA COSTA Helton
1444 IVAN ALVES DO NASCIMENTO Ivan
1529 JAIR DANTAS DOS SANTOS JAIR
1313 JUSSARA SOARES CALÔBA CALÔBA
1025 JUVENAL DIONISIO SOUZA MOTA JUVENAL MOTA
1957 LUIZ TESTANI Testani
1822 MANOEL PEREIRA DOS SANTOS NETO MANOEL
1183 MARCELO DA COSTA CANO CANO
1960 MARCELO DE CAMARGO Marcelo de Camargo
1011 MARCIO ESTEVES COSTA Marcio Esteves
1248 MARCO CESAR SCHINELLI Schinelli
1616 MARCUS MOACYR PENHA RIBEIRO MOACYR
1953 MAURO EDUARDO GRANJA DA MOTTA Mauro Motta
1234 NELSON MARCAL BLANCO Blanco
1278 NICHOLAS CUNHA SILVA NICHOLAS CUNHA
1010 OSCAR CEZAR FERREIRA MAGALHAES OSCAR MAGALHAES
1111 PEDRO GADAS FILHO PEDRO GADAS
1818 RAFAEL SCHETTINI FRAZAO Rafael Frazão
1954 REINALDO GONCALVES DA ROCHA Reinaldo
1002 ROBSON ROBERTO AMSTALDEN ROBSON AMSTALDEN
1221 RODRIGO MARCOS DA SILVA OLIVEIRA Rodrigo Marcos
1110 ROGERIO BORBOREMA DOS SANTOS BORBOREMA
1414 RONALDO PIMENTEL MANNARINO MANNARINO
1515 SILVIO SEVERINO DA SILVA SILVIO
1964 SORMANE SILVA DE ARAUJO SORMANE
1618 THIAGO DA SILVA NUNES CORREIA THIAGO CORREIA
1212 VANDER LAURIANO DA SILVA VANDER
1122 VLADIMIR MARTINS COUTINHO


Comentários no Facebook